Quais as alternativas ao Google Analytics a considerar para a sua empresa
O Google Analytics (GA) é uma excelente ferramenta para qualquer empresa com website ou e-commerce – e para todos os que trabalham em marketing digital, como os profissionais da SmartLinks! Mas há alternativas ao GA que oferecem maior segurança.
É verdade, o GA desempenha tarefas essenciais para seguir o tráfego de clientes, otimizar campanhas, segmentar audiências, definir métricas e elaborar relatórios, entre outras funcionalidades úteis. Tudo isto de forma totalmente gratuita, transversal e muito completa.
Contudo, o GA tem levantado algumas questões problemáticas, nomeadamente:
- Falta de transparência;
- Complexidade do interface,
- Partilha não autorizada de dados;
- Privacidade não garantida.
Por outro lado, sabemos que o Universal Analytics vai deixar de coletar dados a partir de julho de 2023, como já explicámos aqui no Smart Blog. Em resposta às novas leis de privacidade – caso do RGPD na Europa – a solução apresentada como a próxima geração de ferramentas de análise é o Google Analytics 4 (GA4).
Inbound Marketing: o que é (e o que não é)
O problema é que, em conformidade com os regulamentos de proteção de dados como o Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD – ou GDPR na sigla inglesa), o Google dificulta cada vez mais a recolha de dados.
Uma das principais questões levantadas é que o GA guarda dados sobre residentes da União Europeia em servidores em nuvem baseados nos EUA. E segundo a legislação norte-americana, a empresa é obrigada a divulgar determinados dados sempre que solicitados, mesmo quando esses dados se encontrem fora dos EUA.
Assim, as empresas com presença internacional devem adaptar-se a uma vasta gama de regulamentos, muitas vezes com requisitos e restrições diferentes entre si.
Outra questão que tem deixado os utilizados do GA descontentes prende-se com as próprias funcionalidades do novo GA4. Muitos profissionais consideram que a plataforma não está ainda suficientemente desenvolvida. Por outro lado, as constantes atualizações do GA exigem constante formação por parte dos seus utilizadores.
Alguns problemas do GA4
- Faltam métricas (o GA4 baseia-se nos eventos em vez de sessões ou visualizações);
- Certos modelos de relatórios usados no GA não estão disponíveis nesta versão;
- O rastreamento de conversões é mais difícil de fazer:
- Ainda está por provar que o GA4 vai realmente cumprir as normas do RGPD europeu.
25 Alternativas ao GA
Felizmente, as empresas podem recorrer a dezenas de alternativas ao GA, em versões gratuitas ou pagas.
Em Marketing Digital tudo deve ser medido!
Está à procura de outras soluções para sair do GA? Então veja a nossa análise e escolha a melhor plataforma para o seu negócio.
1. Clicky
URL: https://clicky.com/
Preço: A partir de 9,99$
Funcionalidades:
- Análise em tempo real
- Remoção de spam
- Mapeamento de calor
- Monitoração de tempo de atividade
2. Matomo
URL: https://matomo.org
Preço: A partir de 7,50$
Funcionalidades:
- Mapeamento de calor
- Gravação de sessões
- Análise de formulários
- Testes A/B
3. Simple Analytics
URL: https://www.simpleanalytics.com/
Preço: A partir de 9$
Funcionalidades:
- Rastreamento e monitorização de referenciadores
- Visualizações de página
- Segmentação por país, navegador, tamanho de ecrã
4. Fathom Analytics
Preço: A partir de 14,00$
Funcionalidades:
- Domínios personalizado
- Relatórios de e-mails
- Sites ilimitados
5. At Internet
URL: https://www.atinternet.com/en
Preço: A partir de 355$
Funcionalidades:
- Medição do tráfego na web e mobile
- Exploração de dados
- Ativação e partilha
6. ChartBeat
Preço: Sob consulta
Funcionalidades:
- Ferramentas de relatório
- Painel
- Otimização
- Integrações
- Teste de imagem
7. Smartlook
URL: https://www.smartlook.com/
Preço: A partir de 31$
Funcionalidades:
- Análise qualitativa e quantitativa
- Gravações exatas
- Integração na API REST
8. Woopra
Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 999$
Funcionalidades:
- Análise e retenção de utilizadores
9. Stat Counter
Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 9$
Funcionalidades:
- Análises básicas
- Relatórios sobre visualizações, páginas, visitantes e sessões
10. Mention
Preço: A partir de 29$
Funcionalidades:
- Comparação com sites concorrentes
- Oferta de hashtags relevantes
- Pesquisa por menções positivas ou negativas sobre as marcas
11. Finteza
URL: https://www.fineza.com/pt
Preço: Gratuito
Versão paga a partir de 25$
Funcionalidades:
- Análise detalhada de dados
- Relatórios precisos
12. Gauges
URL: https://get.gaug.es/
Preço: A partir de 6$
Funcionalidades:
- Análise em tempo real
- Foco nas métricas do website
- Análise de tráfego – Air traffic live
13. Tiny Analytics
Preço: Gratuito até 50 000 visualizações e 1 website | Pacotes a partir de 49£
Funcionalidades:
- Em conformidade com RGPD
- Painel intuitivo e simples
- Indicação das páginas, geolocalização, aparelho, sistema operativo, browser, UTM e referrers
- Avaliação do comportamento do utilizador
- Gravação de sessões
- Mapeamento de calor
14. Plausible Analytics
URL: https://plausible.io
Preço: A partir de 9€ (2 meses gratuitos)
Funcionalidades:
- Em conformidade com RGPD, CCPA e PECR
- Plataforma simples, leve (< 1 KB), de fonte aberta e amiga da privacidade
- Dados essenciais do tráfego do site
- Possibilidade de importar dados do GA
- Rastreio de eventos, objetivos de conversão e campanhas
- Análise de campanhas pagas
- Segmentação de audiências
- Relatórios em tempo real
15. Indicative
URL: https://www.indicative.com
Preço: Gratuito
Versão paga a partir de 249€
Funcionalidades:
- Integração com o data source
- Otimização de clientes
- Visualização da jornada do consumidor
- Maximização de retenção
- Segmentação de audiências
- Análise de coorte
16. Kiss Metrics
URL: https://www.kissmetrics.io
Preço: A partir de 299$
Funcionalidades:
- Integração com Shopify
- Otimização do funil de checkout
- Relatório de receitas
- Visualização da jornada do consumidor
17. Gosquared Web Analytics
URL: https://www.gosquared.com
Preço: A partir de 9£
Funcionalidades:
- Rápida automação de marketing
- Análise web simples
- Conformidade RGPD
- Serviço de apoio ao cliente
18. Splitbee
URL: https://splitbee.io/
Preço: Gratuito até 2500 eventos | Versão paga a partir de 21$
Funcionalidades:
- Análise de tráfego em tempo real
- Análise de campanhas pagas
- Acompanhamento da jornada do consumidor
- Automatização de tarefas
19. Fair Analytics
URL: https://www.fairanalytics.net
Preço: Sob consulta
Funcionalidades:
- Predições mensais
- Análise semanal de procura e produção
- Predição diária d preço
- Análise e previsão de dados
- Relatórios interativos
20. Oribi
URL: https://oribi.io/
Preço: A partir de 540$
Funcionalidades:
- Rastreamento de eventos, conversões e interações
- Otimização de conversões
- Análise de canais de marketing
- Análise da jornada do consumidor
- Relatórios de partilha automática
- Atribuição de marketing
21. Hotjar
Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 32€
Funcionalidades:
- Mapeamento de calor
- Gravação de sessões
- Feedback dos utilizadores
- Inquéritos a audiências
- Cumprimento de RGPD, CCPA, PCI e outros protocolos de privacidade
22. Mixpanel
URL: https://mixpanel.com
Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 25$
Funcionalidades:
- Relatórios completos de comportamento do cliente
- Análise de taxa de retenção
- Integração direta com fontes de dados
- Análise de tendências de mercado
23. Adobe Analytics
URL: https://business.adobe.com/products/analytics/adobe-analytics.html
Preço: Sob consulta
Funcionalidades:
- Análise da web
- Análise em tempo real
- Visão 360
- Análise preditiva
24. Semrush
Preço: A partir de $119.95
Funcionalidades:
- Rastreio de múltiplos websites
- Indica interesses dos utilizadores e preferências da marca
- Rastreio de métricas de subdomínios
25. Umami
URL: https://umami.is/
Preço: Gratuito
Funcionalidades:
- Sites e contas ilimitados
- Infraestrutura propriedade do utilizador
- Suporte ao cliente
- Visualização de métricas simples
- Rastreio personalizado de eventos
- Dados em tempo real
E há mais! Countly, Lucky Orange, Pendo, Full Story, Darwin Analytics, Goat Counter e Piwik Pro são outras das plataformas analíticas de dados que estão a conquistar as empresas.
As 10 melhores ferramentas gratuitas para Digital Marketers
Como escolher a melhor alternativa ao GA4?
E agora, com tantas opções disponíveis, como escolher a melhor alternativa ao Google Analytics para a sua empresa?
A resposta é: depende do que pretende.
A Clicky Analytics tem sido bastante popular entre o mundo empresarial.
Se o seu negócio é um e-commerce focado nas vendas, pode considerar a Kissmetrics, principalmente se se tratar de um negócio de pequena ou média dimensão.
Caso tenha uma editora e publique jornais ou revistas, analise as funcionalidades do At Internet. Neste setor, a sobrevivência das empresas depende da compreensão exata das audiências, seus hábitos de consumo, preferência de conteúdos e necessidades.
A integração com outros sistemas pode trazer benefícios adicionais, tendo em conta a natureza do seu negócio. Se trabalha na área de recursos humanos e de profissionais qualificados, veja a Oribi, que pertence agora ao grupo LinkedIn. Já a Mixpanel garante a integração com mais de 50 parceiros, entre as quais a Amazon Web Services, o Facebook Ads, o Google Ads, o Google Cloud e o HubSpot, entre outros.
Se, por outro lado, para si é mais importante prever comportamentos de clientes e de mercados ou preparar estratégias de marketing B2B, experimente a Smartlook ou o Adobe Analytics, com uma forte componente preditiva.
O Matomo e o Plausible Analytics, por exemplo, garantem a importação dos dados do Google Analytics, sem prejudicar o histórico.
Vale a pena ter em conta que o Simple Analytics e o Fathom têm a vantagem de serem empresas de base tecnológica europeia, já preparadas para cumprir com as regras impostas no RGPD.
Muitas destas alternativas ao GA oferecem versões totalmente grátis; outras disponibilizam os serviços gratuitamente durante alguns meses ou com alguns limites. Algumas têm um interface mais amigável e intuitivo, muito fácil de utilizar. Certas alternativas oferecem o código em open source, mas a maioria considera-o como pertencente ao proprietário.
Ao escolher a sua nova plataforma de análise de dados, tenha em conta não só as funcionalidades, mas também o serviço ao cliente.
– Dica extra da SmartLinks
Nota da SmartLinks:
– Verifique o câmbio atual dos preços indicados nos sites destas plataformas. Os valores surgem por vezes em Libras Esterlinas, outras em Dólares Americanos e outras em Euros.
– As funcionalidades de cada plataforma e respetivas condições de acesso podem evoluir a qualquer momento. O próprio GA4 está constantemente a apresentar novas atualizações! Por favor, consulte e confirme a informação das diferentes marcas antes de tomar a decisão final sobre qual é a melhor solução para o seu negócio.