SmartLinks

25 alternativas ao Google Analytics – 2022

Trabalho de equipa em Análise de Dados com diversos ecrãs a exibir quadros e estatísticas

Quais as alternativas ao Google Analytics a considerar para a sua empresa

O Google Analytics (GA) é uma excelente ferramenta para qualquer empresa com website ou e-commerce – e para todos os que trabalham em marketing digital, como os profissionais da SmartLinks! Mas há alternativas ao GA que oferecem maior segurança.

É verdade, o GA desempenha tarefas essenciais para seguir o tráfego de clientes, otimizar campanhas, segmentar audiências, definir métricas e elaborar relatórios, entre outras funcionalidades úteis. Tudo isto de forma totalmente gratuita, transversal e muito completa.

Contudo, o GA tem levantado algumas questões problemáticas, nomeadamente:

  • Falta de transparência;
  • Complexidade do interface,
  • Partilha não autorizada de dados;
  • Privacidade não garantida.

Por outro lado, sabemos que o Universal Analytics vai deixar de coletar dados a partir de julho de 2023, como já explicámos aqui no Smart Blog. Em resposta às novas leis de privacidade – caso do RGPD na Europa – a solução apresentada como a próxima geração de ferramentas de análise é o Google Analytics 4 (GA4).

Inbound Marketing: o que é (e o que não é)

O problema é que, em conformidade com os regulamentos de proteção de dados como o Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD – ou GDPR na sigla inglesa), o Google dificulta cada vez mais a recolha de dados.

Uma das principais questões levantadas é que o GA guarda dados sobre residentes da União Europeia em servidores em nuvem baseados nos EUA. E segundo a legislação norte-americana, a empresa é obrigada a divulgar determinados dados sempre que solicitados, mesmo quando esses dados se encontrem fora dos EUA.

Assim, as empresas com presença internacional devem adaptar-se a uma vasta gama de regulamentos, muitas vezes com requisitos e restrições diferentes entre si.

Outra questão que tem deixado os utilizados do GA descontentes prende-se com as próprias funcionalidades do novo GA4. Muitos profissionais consideram que a plataforma não está ainda suficientemente desenvolvida. Por outro lado, as constantes atualizações do GA exigem constante formação por parte dos seus utilizadores.

Alguns problemas do GA4

  1. Faltam métricas (o GA4 baseia-se nos eventos em vez de sessões ou visualizações);
  2. Certos modelos de relatórios usados no GA não estão disponíveis nesta versão;
  3. O rastreamento de conversões é mais difícil de fazer:
  4. Ainda está por provar que o GA4 vai realmente cumprir as normas do RGPD europeu.

25 Alternativas ao GA

Felizmente, as empresas podem recorrer a dezenas de alternativas ao GA, em versões gratuitas ou pagas.

Em Marketing Digital tudo deve ser medido!

Está à procura de outras soluções para sair do GA? Então veja a nossa análise e escolha a melhor plataforma para o seu negócio.

1. Clicky

URL: https://clicky.com/

Preço: A partir de 9,99$

Funcionalidades:

  • Análise em tempo real
  • Remoção de spam
  • Mapeamento de calor
  • Monitoração de tempo de atividade

2. Matomo

URL: https://matomo.org

Preço: A partir de 7,50$

Funcionalidades:

  • Mapeamento de calor
  • Gravação de sessões
  • Análise de formulários
  • Testes A/B

3. Simple Analytics

URL: https://www.simpleanalytics.com/

Preço:  A partir de 9$

Funcionalidades:

  • Rastreamento e monitorização de referenciadores
  • Visualizações de página
  • Segmentação por país, navegador, tamanho de ecrã

4. Fathom Analytics

URL: https://usefathom.com

Preço: A partir de 14,00$

Funcionalidades:

  • Domínios personalizado
  • Relatórios de e-mails
  • Sites ilimitados

 5. At Internet

URL: https://www.atinternet.com/en

Preço:  A partir de 355$

Funcionalidades:

  • Medição do tráfego na web e mobile
  • Exploração de dados
  • Ativação e partilha

6. ChartBeat

URL: https://chartbeat.com

Preço:  Sob consulta

Funcionalidades:

  • Ferramentas de relatório
  • Painel
  • Otimização
  • Integrações
  • Teste de imagem

7. Smartlook

URL: https://www.smartlook.com/

Preço: A partir de 31$

Funcionalidades:

  • Análise qualitativa e quantitativa
  • Gravações exatas
  • Integração na API REST

8. Woopra

URL: https://www.woopra.com/

Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 999$

Funcionalidades:

  • Análise e retenção de utilizadores
  • E-mail

9. Stat Counter

URL: https://statcounter.com

Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 9$

Funcionalidades:

  • Análises básicas
  • Relatórios sobre visualizações, páginas, visitantes e sessões

10. Mention

URL: https://mention.com/en/

Preço: A partir de 29$

Funcionalidades:

  • Comparação com sites concorrentes
  • Oferta de hashtags relevantes
  • Pesquisa por menções positivas ou negativas sobre as marcas

11. Finteza

URL: https://www.fineza.com/pt 

Preço: Gratuito

Versão paga a partir de 25$

Funcionalidades:

  • Análise detalhada de dados
  • Relatórios precisos

12. Gauges

URL: https://get.gaug.es/

Preço: A partir de 6$

Funcionalidades:

  • Análise em tempo real
  • Foco nas métricas do website
  • Análise de tráfego – Air traffic live

13. Tiny Analytics

URL: https://tinyanalytics.io

Preço: Gratuito até 50 000 visualizações e 1 website | Pacotes a partir de 49£

Funcionalidades:

  • Em conformidade com RGPD
  • Painel intuitivo e simples
  • Indicação das páginas, geolocalização, aparelho, sistema operativo, browser, UTM e referrers
  • Avaliação do comportamento do utilizador
  • Gravação de sessões
  • Mapeamento de calor

14. Plausible Analytics

URL: https://plausible.io

Preço: A partir de 9€ (2 meses gratuitos)

Funcionalidades:

  • Em conformidade com RGPD, CCPA e PECR
  • Plataforma simples, leve (< 1 KB), de fonte aberta e amiga da privacidade
  • Dados essenciais do tráfego do site
  • Possibilidade de importar dados do GA
  • Rastreio de eventos, objetivos de conversão e campanhas
  • Análise de campanhas pagas
  • Segmentação de audiências
  • Relatórios em tempo real

15. Indicative

URL: https://www.indicative.com

Preço: Gratuito

Versão paga a partir de 249€

Funcionalidades:

  • Integração com o data source
  • Otimização de clientes
  • Visualização da jornada do consumidor
  • Maximização de retenção
  • Segmentação de audiências
  • Análise de coorte

16. Kiss Metrics

URL: https://www.kissmetrics.io

Preço: A partir de 299$

Funcionalidades:

  • Integração com Shopify
  • Otimização do funil de checkout
  • Relatório de receitas
  • Visualização da jornada do consumidor

17.  Gosquared Web Analytics

URL: https://www.gosquared.com

Preço: A partir de 9£

Funcionalidades:

  • Rápida automação de marketing
  • Análise web simples
  • Conformidade RGPD
  • Serviço de apoio ao cliente

18. Splitbee

URL: https://splitbee.io/

Preço: Gratuito até 2500 eventos | Versão paga a partir de 21$

Funcionalidades:

  • Análise de tráfego em tempo real
  • Análise de campanhas pagas
  • Acompanhamento da jornada do consumidor
  • Automatização de tarefas

19. Fair Analytics

URL: https://www.fairanalytics.net

Preço: Sob consulta

Funcionalidades:

  • Predições mensais
  • Análise semanal de procura e produção
  • Predição diária d preço
  • Análise e previsão de dados
  • Relatórios interativos

20. Oribi

URL: https://oribi.io/

Preço: A partir de 540$

Funcionalidades:

  • Rastreamento de eventos, conversões e interações
  • Otimização de conversões
  • Análise de canais de marketing
  • Análise da jornada do consumidor
  • Relatórios de partilha automática
  • Atribuição de marketing

21. Hotjar

URL: https://www.hotjar.com

Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 32€

Funcionalidades:

  • Mapeamento de calor
  • Gravação de sessões
  • Feedback dos utilizadores
  • Inquéritos a audiências
  • Cumprimento de RGPD, CCPA, PCI e outros protocolos de privacidade

22. Mixpanel

URL: https://mixpanel.com

Preço: Gratuito | Versão paga a partir de 25$

Funcionalidades:

  • Relatórios completos de comportamento do cliente
  • Análise de taxa de retenção
  • Integração direta com fontes de dados
  • Análise de tendências de mercado

23. Adobe Analytics

URL: https://business.adobe.com/products/analytics/adobe-analytics.html

Preço: Sob consulta

Funcionalidades:

  • Análise da web
  • Análise em tempo real
  • Visão 360
  • Análise preditiva

24. Semrush

URL: https://www.semrush.com

Preço: A partir de $119.95

Funcionalidades:

  • Rastreio de múltiplos websites
  • Indica interesses dos utilizadores e preferências da marca
  • Rastreio de métricas de subdomínios

25. Umami

URL: https://umami.is/

Preço: Gratuito

Funcionalidades:

  • Sites e contas ilimitados
  • Infraestrutura propriedade do utilizador
  • Suporte ao cliente
  • Visualização de métricas simples
  • Rastreio personalizado de eventos
  • Dados em tempo real

E há mais! Countly, Lucky Orange, Pendo, Full Story, Darwin Analytics, Goat Counter e Piwik Pro são outras das plataformas analíticas de dados que estão a conquistar as empresas.

As 10 melhores ferramentas gratuitas para Digital Marketers

Como escolher a melhor alternativa ao GA4?

E agora, com tantas opções disponíveis, como escolher a melhor alternativa ao Google Analytics para a sua empresa?

A resposta é: depende do que pretende.

Ilustração de figura humana com lupa perante quadros e gráficos de análise

A Clicky Analytics tem sido bastante popular entre o mundo empresarial.

Se o seu negócio é um e-commerce focado nas vendas, pode considerar a Kissmetrics, principalmente se se tratar de um negócio de pequena ou média dimensão.

Caso tenha uma editora e publique jornais ou revistas, analise as funcionalidades do At Internet. Neste setor, a sobrevivência das empresas depende da compreensão exata das audiências, seus hábitos de consumo, preferência de conteúdos e necessidades.

A integração com outros sistemas pode trazer benefícios adicionais, tendo em conta a natureza do seu negócio. Se trabalha na área de recursos humanos e de profissionais qualificados, veja a Oribi, que pertence agora ao grupo LinkedIn. Já a Mixpanel garante a integração com mais de 50 parceiros, entre as quais a Amazon Web Services, o Facebook Ads, o Google Ads, o Google Cloud e o HubSpot, entre outros.

Se, por outro lado, para si é mais importante prever comportamentos de clientes e de mercados ou preparar estratégias de marketing B2B, experimente a Smartlook ou o Adobe Analytics, com uma forte componente preditiva.

O Matomo e o Plausible Analytics, por exemplo, garantem a importação dos dados do Google Analytics, sem prejudicar o histórico.

Vale a pena ter em conta que o Simple Analytics e o Fathom têm a vantagem de serem empresas de base tecnológica europeia, já preparadas para cumprir com as regras impostas no RGPD.

Muitas destas alternativas ao GA oferecem versões totalmente grátis; outras disponibilizam os serviços gratuitamente durante alguns meses ou com alguns limites. Algumas têm um interface mais amigável e intuitivo, muito fácil de utilizar. Certas alternativas oferecem o código em open source, mas a maioria considera-o como pertencente ao proprietário.

Ao escolher a sua nova plataforma de análise de dados, tenha em conta não só as funcionalidades, mas também o serviço ao cliente.

– Dica extra da SmartLinks

Nota da SmartLinks:

– Verifique o câmbio atual dos preços indicados nos sites destas plataformas. Os valores surgem por vezes em Libras Esterlinas, outras em Dólares Americanos e outras em Euros.

– As funcionalidades de cada plataforma e respetivas condições de acesso podem evoluir a qualquer momento. O próprio GA4 está constantemente a apresentar novas atualizações! Por favor, consulte e confirme a informação das diferentes marcas antes de tomar a decisão final sobre qual é a melhor solução para o seu negócio.

Referências

Market Splash

Helpful Help

Kinsta

Semrush

Leed Feeder

Blogging Wizard

Pop Up Smart

Root and Branch Group

Search Engine Land

Autor

  • Ana CostaContent Specialist

    Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
    No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
    Encontre a Ana no LinkedIn.

    Ver todos os artigos
Scroll to Top

Google Consent Mode v2 e Usercentrics Cookiebot CMP

 

Soluções Digitais