SmartLinks

Smart Blog

Marketing Digital: 5 tendências para 2022

Laptop com projetação de gráficos de crescimento – tendências digitais 2022

Conheça 5 tendências do marketing digital para 2022, vistas pelos especialistas da SmartLinks. Do digital aos influencers, do omnichannel às plataformas digitais, passando pela aposta em vídeos curtos e atrativos.

Numa época pós-pandemia e de convívio forçado com o vírus, o trabalho remoto ou híbrido, as conversas por zoom e as compras online tornaram-se rotina. As marcas que se adaptaram rapidamente ao digital não só sobreviveram, como cresceram e encontraram novas oportunidades de negócio. Em 2022, confirmamos as tendências de marketing digital que começaram a surgir no ano anterior, agora mais refinadas pelo desenvolvimento tecnológico.

Sabe quais são as 5 tendências de marketing digital para 2022?

Tendência n.1: Presença digital

Os dois/três últimos marcados pela pandemia tiveram um impacto profundo na nossa forma de viver, aprender e trabalhar. E também de comprar.

As marcas que ainda não estavam presentes no digital apostaram em força neste canal e fizeram grandes investimentos na presença online.

As empresas perceberam que o investimento nas lojas físicas não teria o mesmo alcance – e que, devido às constantes restrições impostas e às novas regras de higiene, segurança e distanciamento, seria difícil sobreviver apenas fisicamente.

Em 2022, o digital deixou de ser um canal secundário.

Antes, 60% a 70% do budget de marketing era atribuído à loja física e 30% a 40% ao online.

Agora, a situação inverteu-se. Ter um website eficiente, email, redes sociais e pesquisas orgânicas e pagas é cada vez mais importante.

O que se faz notar numa fatia substancial de 70% do orçamento de marketing (1).

Podemos dizer que a aposta no marketing digital está a compensar! Muitas marcas estão a utilizar os dados recolhidos nas lojas físicas para aumentar o seu alcance online através de campanhas e estratégias de inbound marketing. Preste atenção: há toneladas de dados a chegar da loja offline para o online, prontos para reconquistar antigos clientes.

Saiba porque é que o e-commerce é mais do que uma loja online.

Tendência n.2: Vídeos, mas curtos

Os vídeos estão a tornar-se mainstream porque as pessoas têm mais conteúdos para ver, mas menos tempo disponível.

Com a generalização de YouTube Shorts, TikTok, Instagram Reels, Stories e outros formatos vídeos curtos (2), é possível gastar menos tempo e consumir mais conteúdos.

As marcas também têm menos tempo para vender os seus produtos – não mais de 15 segundos. Regressamos à velha máxima: menos é mais.

Por isso é tão importante que a comunicação tenha de ser concisa e, no entanto, trendy.

Ao criarmos anúncios ou banners com temas populares e convincentes, as pessoas vão querer ver.

Ao contarmos histórias curtas, envolventes e agradáveis sobre os nossos produtos ou serviços, podemos conquistar mais clientes.

Ao publicarmos pequenos vídeos sobre causas ou eventos em que participamos, aumentamos a notoriedade da marca.

Exit Strategy Conversation GIF by Quinta B - Find & Share on GIPHY

Nunca é demais lembrar a importância de chegar a todos. Sabia que 85% das pessoas vê os vídeos do Facebook sem ligar o som? E que existem no mundo 430 milhões de pessoas surdas ou com problemas de audição? Adicionar legendas aos vídeos vai torná-los mais acessíveis.

Os vídeos curtos verticais já provaram o seu valor:

  • Vídeos no Instagram geram mais envolvimento do que outros formatos.
  • Tweets com vídeo geram 10 vezes mais envolvimento.
  • Os vídeos orgânicos do Pinterest registaram um crescimento de 240% entre 2020 e 2021

Tendência n.3: Pequenos Influencers

Uma marca não é nada se não tiver algum tipo de influência. Nos últimos anos, os pequenos influencers tornaram-se algo grande.

Na verdade, cada vez mais as pessoas não se fidelizam a uma marca, mas sim a influenciadores (3).

Gostam de celebridades, de pessoas que fazem coisas sobre as quais se fala. Não estão a procurar marcas, mas sim quem as inspire.

Daí a importância de as marcas contratarem influencers e de comunicarem através deles. É uma forma de se conectarem com os consumidores.

Youtube Instagram GIF by NETFLIX - Find & Share on GIPHY

 

Os melhores influenciadores estão sempre em cima do acontecimento e sabem o que faz falta às marcas para as fazer brilhar. Conhecem todas as novas plataformas de social media e investem em novos tipos de conteúdos, trazendo novas audiências e, potencialmente, mais receita.

Tendência n. 4: Estratégia Omnicanal

Uma tendência de marketing digital que já vem de trás e que implica uma presença alinhada e coerente entre vários canais: website, redes sociais, email marketing, etc.

As marcas devem ouvir o cliente em todos os touchpoints onde eles se encontram.

Por isso é necessário garantir uma estratégia omnicanal (4), onde todas as plataformas da marca estão conectadas para captar contactos, responder a questões, receber informações e, com base nisso, lançar as suas campanhas.

Os dados, uma vez recolhidos, podem ser minerados e processados para perceber e prever comportamentos.

Ou seja, BI (business inteligence) suportado em ciência de dados também entra na equação.

Proporcionar uma boa experiência do consumidor nunca foi tão importante.

Se, por um lado, é mais difícil ver o processo de decisão de adquirir um produto ou serviço presencialmente na loja, ao vivo e a cores, por outro lado é possível medir os comportamentos online, bem como acompanhar e apoiar o cliente ao longo da sua jornada de compra.

Veja aqui como construir uma lista de email marketing eficaz.

Por isso, para as grandes marcas, 2022 pode revelar-se o ano em que se torna indispensável contratar um Chief Intelligence Officer (CIO) ou um parceiro especializado em data e analytics (como a SmartLinks).

Estes profissionais conseguem olhar para a atividade do mercado, detetar tendências e conceber ações baseadas nos dados recolhidos para preparar os próximos lançamentos no mercado.

As pesquisas mostram que quando os clientes que compram digitalmente um produto ou serviço são as que compram mais vezes.

Tendência n.5 – Múltiplas plataformas

Provavelmente já sabe isto: estar presente apenas numa plataforma não é suficiente. Em 2022, qualquer marca deve ter múltiplas plataformas e espalhar a sua mensagem por diversos canais de comunicação.

No entanto, como também já deve saber, cada plataforma tem uma estratégia e uma abordagem própria. É preciso saber comunicar a mensagem da marca na linguagem de cada plataforma. Só assim as suas campanhas poderão ser identificadas como tendência, ser vistas, faladas e partilhadas.


Dica Pro:
não avance para novas plataformas antes de dominar plenamente aquelas onde já se encontra.

Com a evolução das redes sociais, novas oportunidades de experimentar e conectar as audiências surgem todos os meses. Cada uma delas tem uma forma de inspirar, comunicar e também vender.

Quer alguns exemplos? Veja os casos do Instagram Shops e do Instagram Checkout, do Shop tab do Pinterest, ou do TikTok Shopping (desenvolvido em parceria como Shopify).

O chatbox e a automação de mensagens diretas regista um claro crescimento.

Entidades como o Facebook, Apple, Microsoft, Google e Amazon já anunciaram diversas inovações para as suas plataformas este ano (5).

A Salesforce, Oracle, Hubspot estão a dirigir as suas atenções para as pequenas e médias empresas.

Na SmartLinks estamos preparados para fazer de 2022 o melhor ano de sempre. Contacte os nossos especialistas em marketing digital para lançar a sua marca no caminho do sucesso. Está pronto para falar connosco?

REFERÊNCIAS:

Web Strategies: https://www.webstrategiesinc.com/blog/how-much-budget-for-online-marketing

HubSpot Blog: https://blog.hubspot.com/marketing/short-form-video-trends

Upfluence: https://www.upfluence.com/influencer-marketing/5-influencer-marketing-trends-for-2022-that-you-should-know

Mckinsey Omnichannel Shopping: https://www.mckinsey.com/business-functions/marketing-and-sales/our-insights/omnichannel-shopping-in-2030

Smart Insights: https://www.smartinsights.com/digital-marketing-strategy/digital-marketing-trends-innovation/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top