Marisa Duarte – Digital Marketing Performance Manager
A abordagem VSO – Voice Search Optimization – é focada na maximização do número de visitantes de um site ou de uma aplicação. Como consegui-lo? Uma agência SEO poderá, certamente, ajudar a sua empresa a alcançar este objetivo, através da utilização de uma série de estratégias levadas a cabo para o efeito.
De uma forma simples, quanto mais um site ou uma aplicação for sugerido, ou quanto melhor for sua classificação entre as recomendações, mais tráfego terá. É isso que pretende, certo? Então, continue a ler e surpreenda-se com a importância desta tecnologia!
De referir que o VSO pode ser aplicado a pesquisas por voz no Google, Amazon, Siri, entre outros. Com o avanço de tecnologias inteligentes como Amazon Alexa, e também de smartphones que possuem assistentes incorporados, como é o caso da Siri, há mais utilizadores que usam as próprias vozes para busca de informação na web. De seguida, conheça melhor a importância de otimizar o seu website para pesquisas por voz e que dicas poderá seguir.
A pesquisa por voz é, de facto, importante?
Claro que sim. Cada vez mais! Na verdade, de acordo com um relatório da Technavio via Skyword, até ao ano de 2019, o mercado que lida com o reconhecimento de voz atingirá o valor industrial de 601 milhões de dólares! Paralelamente, em 2020, segundo previsões da Comscore, 50% de todas as pesquisas serão realizadas por voz.
Motivos que tornam a pesquisa por voz cada vez mais fundamental
- Permite a obtenção de respostas de forma mais rápida
Esta maior facilidade na obtenção de respostas por parte dos utilizadores reduz os sinais negativos, como altas taxas de rejeição. Embora a evolução da tecnologia referente a assistentes digitais ainda esteja em andamento, não há como negar que essas ferramentas estão cada vez mais desenvolvidas na forma de busca por voz.
- Torna possível alcançar respostas com base em pesquisas anteriores
Esses avanços significam que mais utilizadores irão procurar a pesquisar por voz. Por isso, se a sua empresa possui um website, é importante que entenda como aproveitar os vários benefícios que esta tecnologia pode representar.
- Facilita pesquisas longas
Na verdade, em média, os seres humanos conseguem falar 150 palavras por minuto, mas digitar apenas 40. Mais uma razão pela qual a pesquisa por voz se torna preponderante!
- Aumenta o tráfego de um site
Com a pesquisa por voz, os proprietários de websites podem dar respostas que os utilizadores precisam, e isso aumentará o tráfego para as suas páginas de destino. Todos os utilizadores que precisam de fazer uma pesquisa verão esta tecnologia atender a essa necessidade, tornando a pesquisa por informação muito mais rápida.
Algumas dicas para otimizar o seu website para pesquisas por voz
- Otimizar o seu site no featured snippets, cartões de respostas que aparecem logo no topo da página de pesquisa no Google.
- Identificar as perguntas mais frequentes dos seus clientes e disponibilizar em forma de voz. Lembre-se de que falar é muito diferente de escrever!
- Inscrever-se no Google My Business, onde poderá indicar dados da sua empresa, como morada, contactos telefónicos, horário de funcionamento e imagens. Uma vez que as pesquisas por voz adquirem importância no que diz respeito à localização, se mantiver os dados da sua empresa atualizados, irá favorecer a posição da sua empresa nos resultados de pesquisas.
O que pode concluir?
É de extrema importância a otimização do seu website, ou mesmo blog, para pesquisas por voz, uma vez que esta será a forma como a maioria das pesquisas serão realizadas no futuro. Para alcançar esse objetivo, existem estratégias fundamentais a seguir. Uma agência SEO poderá ajudá-lo nesse sentido.
