O LinkedIn não é visto como mais uma rede social, mas sim como uma verdadeira rede profissional, que permite criar ligações entre membros que partilham as mesmas ambições.
Essencialmente, o LinkedIn é um gigante banco de dados do percurso profissional de cada pessoa, como se do currículo se tratasse. O potencial do LinkedIn é vasta e está a ser bem explorado por cada vez mais empresas e pessoas para ensinar, influenciar e fazer negócios.
Mas o LinkedIn não serve para facilitar o processo de recrutamento?
Claro que sim! Mas não se reduz apenas a isso. Permite também que as empresas aumentem a sua visibilidade, notoriedade e reconhecimento ao partilhar informação relevante e interessante para a sua audiência profissional.
Permite o mesmo a indivíduos, facilitando a criação da sua marca pessoal. Para isso é importante ter um perfil de LinkedIn campeão que é atributo máximo dado a páginas pessoais. Este é o nosso primeiro conselho para si!
O segundo conselho: o LinkedIn já valoriza publicações regulares, 3-4 vezes por dias, à semelhança de outras “redes sociais”.
Mas um alerta! Mais vale publicar de vez em quando algo que é realmente relevante, do que acusar a pressão de publicar vários formatos de conteúdo com uma menor periodicidade, mas que nem sempre acrescentam valor. Algo que pode prejudicar, e muito, a imagem da sua empresa ou a sua marca pessoal.
O mais fácil para começar a partilhar conteúdo é escrever sobre o setor de atuação da sua empresa acompanhado por algo que desperte reações (comentários, partilhas, etc…), ou algo que o apaixona e que sabe que a sua audiência tem interesse em saber.
Artigos com insights sobre o setor, não só são valiosos para quem os lê, como também mostra conhecimento e especialização da sua empresa que se sente confortável em partilhar a sabedoria conquistada ao longo de vários anos.
Sabendo que o LinkedIn é uma rede onde existe muita interação entre os profissionais, partilhar artigos é uma das melhores formas de começar a estratégia de marketing de conteúdo nesta rede social. Como regra básica, a escrita dos artigos deve educar, desafiar e inspirar o público, com um tom adequado à voz da sua empresa / marca pessoal.
Não pense que isto se trata de uma tarefa difícil, nem pouco mais ou menos.
Se pensar nas suas experiências, nas suas vivências enquanto colaborador ou empresário, decerto terá muito conhecimento prático que pode partilhar. Neste sentido, e se não conseguir ter o apoio de uma agência redes sociais, pode sempre partilhar artigos interessantes que lê de pessoas que o inspiram, ou que inspiram o seu negócio.
Para além de ser muito interessante para a audiência, tanto na criação de artigos como na partilha de artigos de outras pessoas, é uma forma eficaz de transmitir conhecimentos.
Esperemos que este artigo (que pode estar a ler no nosso LinkedIn) tenha conseguido cativar o interesse para pensar em como pode aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo no LinkedIn, pessoal ou da empresa, mas sempre com um toque pessoal, emoção e inovação.
