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O que são Campanhas Demand Gen de Google Ads?

Jogo de dados, resposta ao aumento da procura

Até novembro de 2023, as campanhas Discovery vão ser automaticamente transferidas para as campanhas Demand Gen. Ainda em versão beta, a inovação da Google garante a mesma funcionalidade e a transferência de definições, orçamentos e estatísticas de desempenho.

A transição para Demand Gen é feita em fases sucessivas e deverá estar completa em março de 2024. São campanhas alimentadas por Inteligência Artificial e concebidas para impulsionar a procura dos utilizadores no meio do funil.

Características das campanhas Demand Gen:

  • Transferência automática
  • Novas funcionalidades
  • Inventário
  • Estatística
  • Criação de anúncios melhorada
Quadro comparativo de funcionalidades Google Discovery e Demand Gen

O que são as campanhas Demand Gen?

As campanhas Demand Gen foram criadas para ajudar os negócios a chegar a mais consumidores fora da página de resultados do motor de pesquisa, de uma forma mais visual e apelativa. São campanhas que pretendem chegar aos utilizadores antes mesmo de estes pensarem em pesquisar uma marca. Ou seja, o Google Demand Gen antecipa-se à própria pesquisa, ao alcançar novos públicos e gerar o interesse dos utilizadores.

Como?

Vamos tomar como exemplo o YouTube (incluindo In-stream e Shorts), o Discovery Feed ou o Gmail. Estes canais conseguiram:

– Alcançar mais de 3 mil milhões de utilizadores por mês;

– Influenciar, de facto, a tomada de decisão do de 91% dos consumidores;

1 em cada 3 consumidores diz ter comprado algo que não estava a pensar comprar, simplesmente por ter aparecido no seu feed.

86% da Geração Z usou o YouTube para encontrar os produtos em que estava interessada.

Anunciar com IA

Veja neste vídeo como lançar uma campanha Demand Gen:

A Inteligência Artificial (IA) do Google está na base de recomendações de conteúdo, acessibilidade, experiência do utilizador, anúncios e segmentação de públicos-alvo. As ferramentas de IA ajudam as empresas a encontrar potenciais clientes para segmentos de produtos ou serviço semelhantes.

A Google combina os dados de cada campanha com a intenção de compra de utilizadores e os sinais de interesse demonstrados, para ir ao encontro de novos consumidores semelhantes aos que já interagiram com a marca. Esses dados incluem, por exemplo, compras anteriores, atividade no website ou apps e envolvimento no YouTube.

O desempenho é impulsionado com base em objetivos exclusivos. As campanhas Demand Gen são usadas para gerar conversões ou utilizar estratégias de licitação baseadas no valor. Se o objetivo for atrair clientes de elevado valor para determinado website, é possível otimizar as visitas com a licitação “Maximize Clicks”.

Com um fluxo de trabalho redesenhado e com novas pré-visualizações de anúncios, o anunciante consegue perceber facilmente o aspeto dos seus anúncios em diferentes suportes. Também pode fazer testes A/B para otimizar o posicionamento e encontrar a combinação perfeita para cada campanha.

Criatividade

As campanhas Demand Gen são um desafio para os profissionais de marketing digital, que apostam em criativos cada vez mais imersivos, relevantes e apelativos, capazes de captar a atenção dos utilizadores.

Vão criar anúncios mais flexíveis, com recurso a diversos formatos numa só campanha:

  • Até 5 vídeos curtos
  • Carrocel de imagens múltiplas
  • Imagens de diferentes tamanhos e formatos
  • Call To Action atrativos

Estes anúncios em vídeo vão surgir no Google e YouTube sob diferentes formas e tamanhos de ecrã. É importante assegurar que inclui todas as opções de comprimento e proporção, para que os vídeos se adaptem naturalmente ao novo inventário.

Exemplos de x em vários tamanhos e formatos

Segmentos semelhantes

É possível tornar estas campanhas ainda mais relevantes, ao dirigir criativos personalizados a novos segmentos de audiências, que estimulem a ação certa no momento certo.

Criar segmentos semelhantes é muito útil, seja para conduzir novos públicos ao site, seja para impulsionar as conversões entre os utilizadores já existentes, oferecendo, por exemplo, um desconto especial. Desta forma, é possível expandir para além dos clientes existentes com segmentos semelhantes.

Licitações para conversões

O objetivo das campanhas Demand Gen é gerar conversões e tráfego do site, assim como incentivar a tomada de ação. Para tal, é possível seguir diferentes estratégias de licitações.

  • Valor da conversão
  • Maximização de cliques
  • Utilização de dados próprios
  • Expansão para públicos semelhantes

Dicas para os anunciantes

As campanhas da Demand Gen prometem ser úteis tanto para B2B como para B2C.

São campanhas que não contêm relatórios de posicionamento, mas sim relatórios-padrão sobre todos os aspetos das campanhas. As funcionalidades anunciadas incluem:

  • Mais detalhes ao nível dos ativos
  • Inventário nas campanhas de geração de procura
  • Visualização de quando as campanhas são migradas

Cada colocação de inventário do Google destina-se a diferentes níveis de envolvimento.

Por exemplo, se as novas campanhas de geração de procura no YouTube registarem uma queda acentuada na CTR em comparação com as campanhas de descoberta, não quer dizer que a campanha não está a funcionar. As colocações neste canal têm normalmente uma CTR muito mais baixa, razão pela qual é crucial ter em conta as alterações de contexto.

Outro aspeto a ter em conta é a forma como os criativos estão a ser utilizados.

Os formatos dos anúncios devem ser mais visuais e proporcionar uma experiência harmoniosa e relevante ao utilizador.

Autor

  • Ana Costa

    Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
    No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
    Encontre a Ana no LinkedIn.

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