SmartLinks

Smart Blog

Chat GPT-3 – O que É, incluindo Vantagens e Desvantagens

Robot branco frente a computador portátil em ambiente de escritório, chatbot.
ChatGPT3 - explicado

 O Chat GPT é uma ferramenta de conversação assente em inteligência artificial, ou seja: é um chatbot AI! 

Está assente num modelo de linguagem avançado que utiliza inteligência artificial e que se tornou extremamente popular desde o seu lançamento em 30 novembro de 2022.

O chat GPT-3 é a inteligência artificial por trás do UI (user interface), treinada especificamente para manter conversações e é da autoria da organização sem fins lucrativos Open AI, que foi criada em 2015 por Sam Altman, Elon Musk e outros investidores com o objetivo de estender pesquisas recentes de utilização prática de inteligência artificial.

Esta tecnologia chat GPT-3 é para muitos, um passo quântico nos processos até então utilizados de NLP (Natural Language Processing).

GPT significa: Generative Pre-Trained Transformer.

De acordo com a IBM, NLP refere-se ao ramo da ciência da computação – e mais especificamente, ao ramo da inteligência artificial ou IA – focado em dar aos computadores a capacidade de entender texto e palavras faladas da mesma forma que os seres humanos.

A NLP combina linguística computacional — modelagem baseada em regras da linguagem humana — com modelos estatísticos, de aprendizagem de máquina (machine learning) e aprendizagem profunda.

Em conjunto, estas tecnologias permitem que os computadores processem a linguagem humana na forma de dados de texto ou voz e “entendam” o seu significado, incluindo a intenção e o sentimento do falante ou escritor.

Em resumo: o chat GPT-3 é um software avançado que entende e responde a pedidos (dados) de texto ou voz – formulando respostas contextualizadas em texto ou via sintetizadores de voz da mesma forma que um humano faria.

Estaremos finalmente perante um chatbot que interage como um ser humano? 

O extraordinário é que o faz com uma precisão muito grande e pode (será) usado para várias aplicações – umas boas e infelizmente, outras más!

Vejam um vídeo sobre como testar esta tecnologia.

Divirtam-se!

Créditos: IgorPogany

Vantagens e desvantagens do Chat GPT

Citação direta da própria OpenAi:

“Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional.

O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita os seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas.

O ChatGPT é um modelo irmão do InstructGPT, que é treinado para seguir uma instrução através de um prompt e fornecer uma resposta detalhada.” 

Fonte: blog OpenAi

Benefícios principais do Chat GPT

Um chatbot que não só responde a perguntas, como também pode desempenhar diversas tarefas desde que apresentadas como comandos escrita:

  • resumo de textos longos,
  • anotação de memorandos,
  • redação de ensaios,
  • tradução de idiomas,
  • criação de código,
  • e muitas outras aplicações ainda por testar…

Facilmente podemos ver o Chat GPT a ser utilizado como bot de suporte ao cliente, ou de pré-qualificação de vendas, com um toque humanizado.

Através de presets de segurança, incluindo filtros de conteúdo avançados e com aprendizagem permanente, tem grande potencial de filtragem de linguagem e conversação indevida que pode ser utilizada em grande escala.

Principais desvantagens ou cuidados a ter com o Chat GPT

Como a própria ferramenta (ainda em beta) indica na página inicial:

  • pode gerar informação incorreta,

  • pode produzir informações prejudiciais,

  • pode produzir informações tendenciosas,

  • desconhece factos recentes relevantes para as questões colocadas porque tem conhecimento limitado de eventos após 2021 (foi alimentada com dados apenas até finais de 2021).

  • Não têm acesso a dados em tempo real (ainda) ou a capacidade de navegar na Internet e procurar respostas, pelo que não é, pelo menos por agora, um substituto a motores de pesquisa.

Em todos os casos, é previsível que a ferramenta melhore e aprenda a corrigir de forma mais adequadas algumas das atuais limitações.

Estaremos a caminhar para a introdução das máquinas no reino daquilo que pensávamos estar-lhes vedado? Uma máquina capaz de criar e manter uma relação significativa com seres humanos?

Só o tempo o dirá.

 

Fontes: www.business-standard.com, www.forbes.com,  www.chatlayer.ai, www.ibm.com e www.openai.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top