Aumente o alcance do seu negócio com GBP – Google Business Profile
Sabe o que é o GBP – Google Business Profile e como o otimizar para promover o seu negócio e conquistar mais clientes? Veja as dicas da SmartLinks.
O GBP – Google Business Profile (antigo Google My Business) é uma excelente forma de promover qualquer negócio. É fácil de fazer, gratuito e com resultados comprovados.
Sendo o Google o motor de pesquisa mais utilizado no mundo (capta mais de 92% do mercado), o GBP é importante para atrair novos clientes, tanto através de pesquisa como de localização.
O que é o Google Business Profile?
Porque devem os negócios usar o GBP?
Quais as vantagens do GBP?
Como configurar uma conta GBP?
Como otimizar o perfil GBP?
Partilhar publicações no GBP
O que é o Google Business Profile?
O Google Business Profile é um diretório gratuito de negócios que mostra detalhes como morada e contactos, localização, fotografias, produtos e serviços. Criar este perfil é uma boa forma de aumentar a visibilidade em todos os serviços do Google. Os dados inseridos aqui vão aparecer no Google Search, Google Maps e Google Shopping.
O GBP está disponível apenas para negócios que têm contacto com consumidores. Isto inclui negócios com localização física (por exemplo, lojas ou restaurantes) ou empresas que prestam serviços noutros locais (por exemplo, empresas de limpeza ou catering).
Se o negócio é apenas online (por exemplo empresas exclusivamente de e-commerce), deve usar outros serviços como Google Ads e Google Analytics.
Porque devem os negócios usar o GBP?
Ser descoberto na pesquisa Google e no Google Maps é uma enorme vantagem para um negócio. O GBP é uma ferramenta que permite mostrar a sua marca, produtos e serviços a todas as pessoas que os procuram numa localização próxima da área onde se encontram.
A lista de GBP diz aos utilizadores onde e como visitar o seu negócio, mostrando o local e as horas de funcionamento.
O GBP também melhora o SEO local, recorrendo às funcionalidades do Google Maps. Quem nunca procurou no Google um restaurante perto de si para ir almoçar?
Também pode contactar uma agência de marketing digital para tratar do perfil da sua empresa e não ter de ler este artigo até ao fim!
Quais as vantagens do GBP?
O Google Business Profile traz inúmeras vantagens a qualquer negócio. Mas também pode causar alguns contratempos.
SEO local
O GBP tem um forte SEO local, pelo que a informação partilhada com utilizadores localizados na mesma área vai ficar classificada acima de sites terceiros (pelo menos dos que não atualizam os detalhes).
Através da integração no Google Maps, dá indicações sobre o melhor caminho a seguir para ir ter às instalações da empresa, além de divulgar e atualizar contactos, horas de atendimento e outros detalhes do negócio. Também é possível partilhar atualizações relativas a uma expansão dos serviços, encerramentos temporários, reabertura das instalações, etc.
Avaliações
As avaliações são um elemento-chave da prova social, uma forma significativa de criar confiança e credibilidade. São exibidas abaixo do perfil, rivalizando com as críticas do Yelp ou Trustpilot.
O Google permite que os utilizadores classifiquem os negócios de 1 a 5 e partilhem avaliações sobre as suas experiências de compra. Estas avaliações vão ajudar outros potenciais clientes a decidir se visitam esse estabelecimento e compram aí os produtos ou serviços que querem.
As avaliações partilhadas numa plataforma tão pública como o Google podem ter um lado negativo: a empresa não pode escolher quais as críticas publicadas. No entanto, pode (e deve) responder às mesmas.
A boa notícia é que o Google considera a combinação de avaliações positivas e negativas como mais fiável do que recomendações exclusivamente favoráveis.
Visibilidade
O perfil de negócio permite à empresa ficar visível para qualquer pessoa – seja pela proximidade, seja pela pesquisa de palavras-chave relacionadas. Imaginemos uma pessoa que saiu de uma consulta e que procura uma farmácia para comprar os medicamentos prescritos, ou alguém que precise de uma papelaria perto de si. Empresas com GBP aparecem no pacote local, ou seja, na parte superior dos resultados de pesquisa do mapa.
Mobilidade
Tendo em conta que muitos consumidores agem por impulso, a rapidez e proximidade são essenciais para satisfazer as suas necessidades. Ter a informação na ponta dos dedos – ou seja, em mobile – devidamente otimizada para todos os ecrãs de telemóvel, vai aumentar o alcance de qualquer negócio.
Existe ainda a opção de incluir mensagem direta, por telefone ou e-mail, através do interface GBP.
Como configurar uma conta GBP?
Passo 1 – Registar a empresa no Google Business Profile Manager
Se a empresa já tem conta comercial no Google, fica automaticamente ligado ao Google Business Profile Manager. Se não tiver, basta criar uma nova conta Gmail e confirmar a identidade, através de um código enviado via telefone.
Passo 2 – Adicionar o negócio
Inserir o nome da empresa e a área de negócio. Se não aparecer no menu drop-down, clicar em “adicionar negócio ao Google”. Depois selecionar a categoria apropriada. Estes dados podem ser alterados mais tarde.
Passo 3 – Inserir localização
Se existe uma localização física que os clientes possam visitar, clicar “Sim” e adicionar a morada da empresa. O marcador de localização pode ser posicionado no mapa.
Se o negócio não tem uma morada que possa ser visitada, mas oferece serviços ou entregas em vários locais, pode listar esses diferentes locais ou a região onde trabalha.
Passo 4 – Preencher informações de contacto
Inserir o número de telefone da empresa e o nome do website para que os clientes possam contactar.
Passo 5 – Verificar o negócio
Inserir uma morada física real, que vai ser usada para verificar o negócio, mas não vai ser exibida no GBP nem em qualquer local partilhado com o público.
Este passo implica a confirmação através de um código de 5 dígitos enviado por correio (negócios com morada física) ou e-mail (negócios de serviços).
Passo 6 – Personalização do perfil
Registar as horas de abertura ao público, preferências de mensagens, descrição do negócio e fotografias no dashboard Google Business Profile Manager. A partir daqui, pode gerir o perfil, avaliações e mensagens, ver dicas e criar Google Ads.
Como otimizar o GBP
O Google determina que a classificação das pesquisas locais sejam baseadas em três fatores:
- Relevância: quando o perfil da empresa responde às pesquisas
- Distância: a proximidade da empresa ao utilizador que faz a pesquisa
- Relevância: conhecimento do seu negócio (baseado em fatores como links, número de avaliações, classificações e SEO)
Para isso é necessário:
Completar todos os elementos do perfil
O nome, endereço e número de telefone são os elementos mais importantes para assegurar a consistência dos contactos.
Os negócios com informação completa e precisa são os que correspondem mais facilmente às pesquisas dos utilizadores. Essa informação inclui dizer o que faz, o que vende, onde está, quando pode ser visitado e meios de pagamento aceites.
Os dados devem ser atualizados sempre que existam alterações no horário de abertura, como feriados.
Verificar a localização
As localizações de negócio verificadas têm maior probabilidade de surgir nos resultados locais, como o Maps e Search. Incluir uma morada verificada também ajuda a melhorar a classificação no fator distância.
Adicionar imagens e vídeos reais do negócio
O perfil inclui um logo e uma foto de capa. As imagens devem ser coerentes com as utilizadas em redes sociais, para facilitar o reconhecimento da marca. Também é possível adicionar imagens e vídeos que mostrem a localização, ambiente de trabalho e equipa. As imagens devem ser apelativas, profissionais e com boa resolução. Empresas com boas fotografias recebem mais pedidos de direções e mais cliques nos respetivos websites.
Incluir palavras-chave no perfil
Usar as palavras-chave vai melhorar a relevância da marca. As keywords devem ser incorporadas de uma forma natural na descrição do negócio.
A descrição tem um limite de 750 caracteres que não devem ser desperdiçados com palavras irrelevantes ou para “stuffing”. Não pode incluir links nem anúncios publicitários.
Encorajar (e responder) a avaliações e perguntas
As pessoas confiam mais noutras pessoas do que em negócios. Uma boa avaliação pode ser o fator decisivo para outro consumidor – e melhora a classificação do Google.
A melhor altura para pedir uma avaliação é logo depois de oferecer uma boa experiência. Para facilitar, o Google dá um link direto para o formulário para pedir aos consumidores que façam uma crítica da empresa.
Atenção: não é possível desligar as avaliações do GBP. De qualquer forma, são elas que provam que o negócio é legítimo. No entanto, é possível assinalar e denunciar reviews inapropriadas.
As boas práticas indicam que se deve responder a críticas, tanto positivas como negativas, de forma profissional e com o tom de voz da marca.
Antecipar uma lista de perguntas e respostas é outra forma de aumentar a credibilidade e autoridade do negócio. A empresa pode ser a primeira a esclarecer as dúvidas dos utilizadores e evitar mal-entendidos.
Manter a informação atualizada
É necessário editar a informação de perfil sempre que mudar o horário de abertura, contactos, promoções, etc. Para um cliente, não há nada pior do que ir a uma loja e encontrá-la fechada, quando o Google indicava que estaria aberta; ou deparar com preços diferentes dos anunciados.
Também pode usar o GBP para publicar atualizações, novidades sobre produtos, ofertas e eventos.
Adicionar atributos e características especiais
As características especiais estão disponíveis no Google Business Accounts, dependendo da categoria que escolher. Também pode adicionar atributos do negócio para partilhar informação com os clientes. Por exemplo, acesso por cadeiras de rodas, oferta de wi-fi gratuito, esplanada, etc.
- Hotelaria: classificação, práticas de sustentabilidade, destaques, horário de check-in e check-out e amenidades.
- Restauração: carregamento de menus, fotografias de pratos e bebidas.
- Serviços: lista de serviços.
- Negócios: botões com base na categoria, reuniões, reservas e pedidos (pode escolher até 10 categorias de negócio para cada empresa)
Adicionar produtos
A empresa deve atualizar o inventário de produtos ou serviços. Além de aparecerem no perfil, também podem aparecer no Google Shopping. As ferramentas de marketing gratuitas do Google oferecem acesso a stickers, publicações sociais, posters imprimíveis e vídeos. Desta forma, é possível criar elementos personalizados e originais que chamem a atenção dos clientes.
Partilhar publicações no GBP
O Google Business Profile permite partilhar conteúdos relevantes e concisos sobre novidades, produtos ou serviços, ofertas, eventos, etc. Pode incluir texto, fotos e vídeos. Aqui sim, é possível adicionar um link para saber mais sobre o assunto. É como fazemos na SmartLinks:
Atenção: Um post de GBP pode ter até 1.500 palavras, mas só são visíveis os primeiros 70 caracteres. De forma geral, é recomendado uma publicação a cada 15 dias, mantendo o perfil centrado em informação de qualidade.~
Fontes:
Google Business Profile
Hootsuite
Forbes
Constant Contact
Small Bizz Club
Expert Digital