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Como recuperar um site com uma ação manual por “pure spam”

Filtro de spam
Sabia que o seu site pode ser penalizado pelo Google devido a práticas agressivas de spam? 

Quando isso acontece, a visibilidade nos resultados de pesquisa e a credibilidade da marca podem ser drasticamente afetadas.

Mas há uma solução para quase tudo na vida, por isso, não se preocupe!

Neste artigo, vamos explorar o que são ações manuais por “pure spam”, por que ocorrem e como se pode identificar e recuperar um site depois dessas penalizações.

Restaure a credibilidade e visibilidade online do seu site com as nossas dicas!

O que é uma ação manual por “pure spam”?

Quando o Google identifica ou é informado de técnicas agressivas de spam que violam as suas políticas, ele pode penalizar o seu site, afetando a sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

Porque existem ações manuais?

O objetivo das ações manuais é garantir resultados de pesquisa de alta qualidade e relevantes. Ao combater spam e tentativas de manipulação, contribui para que os sites legítimos tenham a visibilidade que merecem.
Ação manual - pure spam

Como identificar penalizações?

Verifique o relatório de Ações Manuais no Google Search Console para descobrir se o seu site foi atingido por uma ação de “pure spam”.

Nem sempre é óbvio o que está mal…

Alguns sites podem não parecer spam numa primeira análise.

Uma auditoria SEO profunda é essencial para identificar e corrigir problemas mais subtis, que afetam a qualidade do site e que originaram a ação manual.

Como resolver?

Siga o nosso passo-a-passo para resolver uma ação manual por “pure spam”:

1.      Entender a violação.

2.      Fazer uma auditoria completa no seu site.

3.      Fazer as alterações necessárias.

4.      Solicitar uma Revisão, detalhando as mudanças da forma mais completa possível.

Considerações importantes

Após a solicitação de revisão, o processo pode levar dias, semanas ou até meses a ser revisto.

A remoção da ação manual não garante a restauração imediata dos rankings anteriores do site.

Foco e estratégia

Dê prioridade à conformidade com as guidelines da Google e à qualidade geral do seu site.

Concentre-se em alinhar o seu site pelas políticas do Google e em melhorar a qualidade e autoridade dos conteúdos, no âmbito de uma estratégia mais saudável e sustentável.

É verdade, tudo o que é bom implica tempo e esforço!

Perguntas frequentes

Se eu corrigir o spam em apenas algumas páginas, a penalização é levantada?

Não, é necessário resolver os problemas em todo o site.

As correções parciais não vão remover a ação manual.

 

Devo remover a etiqueta rel=canonical para evitar contradizer o canónico escolhido pelo Google para páginas com spam?

Recomenda-se manter as etiquetas canónicas adequadas de acordo com a estrutura do seu site. No caso de ações de “pure spam”, concentre-se em remover o corrigir o próprio conteúdo com spam.

 

E se eu tiver corrigido os problemas, mas o meu site ainda não estiver bem classificado?

Restaurar a classificação de um site após uma ação manual pode demorar algum tempo,

Continue a concentrar-se na criação de conteúdo de alta qualidade e a seguir as melhores práticas.

 

O meu domínio está perdido? Tenho de deitar fora o meu site e começar de novo?

Não. O domínio não está irreversivelmente danificado. Resolvendo as violações às diretrizes do Google, pode-se solicitar uma revisão e trabalhar para o levantamento da penalização.

 

Porque é que o meu site foi desclassificado, mas existem outros sites com spam classificados?

O Google utiliza algoritmos complexos e análises manuais para identificar e penalizar comportamento de spam, mas é possível que alguns sites escapem temporariamente.

Isso não significa que esses sites não serão penalizados no futuro.

 

O meu site perdeu muito tráfego, mas não recebeu uma penalização manual. O que devo fazer?

As quedas de tráfego podem resultar de vários fatores.

Deve efetuar uma auditoria profunda e identificar as áreas de melhoria, sendo o apoio de especialistas fundamental neste processo.

Exemplos Práticos do que NUNCA fazer

O que é uma PNB?

PBN = Rede Privada de Blogs.

Tática que consiste em adquirir / desenvolver uma série de sites ou blogs independentes com o objetivo de gerar backlinks para um site principal.

 

O que é uma EMD?

EMD = Domínio de Correspondência Exata.

Tática que consiste em adquirir domínios de sites que correspondem a uma pesquisa exata alvo.

Exemplo:

Pesquisa: “Canalizador Porto”, com domínio canalizadorporto.pt

 

Porque não funciona?

PBN = é link spam, o que está identificado como prática proibida pelo Google nas guidelines publicadas em: https://developers.google.com/search.

EMD = em finais de 2012 o Google lançou um update que corrigiu este aproveitamento.

 

 

O que é o keyword stuffing? 

Encher o conteúdo com palavras-chave irrelevantes apenas para aumentar a classificação nos motores de busca.

O que é o cloaking?

Mostrar diferentes conteúdos aos motores de pesquisa e aos utilizadores numa tentativa de enganar os algoritmos.

Compra de backlinks

Adquirir links de forma não natural para manipular a classificação do site.

Conteúdo duplicado

Copiar conteúdo de outros sites sem autorização, prejudicando a credibilidade e a classificação do seu próprio site.

Redirecionamento enganoso

Enviar os utilizadores para páginas diferentes daquelas que esperavam ao clicar num resultado de pesquisa.

O SEO real vai muito além das escolhas das palavras-chave. O tráfego orgânico é feito com conteúdo relevante e valioso que possa ser partilhado nas plataformas de social media. Além de potenciar uma maior visibilidade, também possibilita a construção de backlinks de qualidade. 

SEO bem feito?

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Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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