SmartLinks

Smart Blog

Como usar (e não usar) emojis numa estratégia de comunicação

Múltiplos emojis 3D amarelos

Sabia que o Dia Mundial do Emoji é comemorado a 17 de julho?

No Dia Mundial do Emoji, celebramos uma forma de comunicar mais leve e informal, personalizável, alegre e inclusiva, capaz de acrescentar subtexto emocional a uma mensagem – mais até do que as próprias palavras.

O emoji passou das redes sociais e mensagens privadas para a comunicação das marcas e para o mundo dos negócios. Porém, neste contexto, há quem considere esta linguagem demasiado infantilizada e redutora, ou até confusa e difícil de perceber.

Há emojis para tudo: do sorriso à aprovação, do objeto à surpresa, da ação ao movimento. Facilmente conseguimos encontrar um emoji que transmite uma ideia ou sentimento.

 

Curiosidades sobre Emojis

O uso de emoji bate recordes todos os anos.

  • O Dia Mundial do Emoji comemora-se a 17 de julho🎉
  • 3,633 emojis estão registados no Unicode Standard
  • Mais de 22% de todos os tweets entre 1 e 10 de julho 2022 continham pelo menos um emoji 👍
  • Mais de 900 milhões de mensagens de emojis (sem texto) são enviados por Facebook Messenger todos os dias
  • Em 2021, 77% dos trabalhadores dos EUA utilizam emoji em contexto de trabalho, revela a Clutch.
  • 50% dos comentários no Instagram contêm emojis
  • 1 enciclopédia 📙 é exclusivamente dedicada a esta linguagem: a Emojipedia
  • A última novidade? O lançamento da Emojipedia em 5 línguas, incluindo o Português!

Emojis nos negócios: prós e contras

Mostram empatia 👍

O emoji permite comunicar de forma mais humana, personalizada e empática com os potenciais clientes. Ajudam a construir uma relação e a criar uma sensação de comunidade, desde que utilizados no contexto certo.

 

Acrescentam humor e emoção 😄

Na comunicação digital, quando as mensagens não contêm tom de voz nem linguagem corporal, um emoji personaliza e informaliza a comunicação. Podem acrescentar um toque de humor ou de humanidade à mensagem.

 

Atraem a atenção 📣

O marketing é todo ele construído para chamar a atenção sobre um produto, um serviço, uma marca. E um emoji usado na comunicação pode ser o elemento que precisa para se diferenciar da concorrência. O olhar é imediatamente atraído para estes símbolos coloridos e ricos em significado. Diversos estudos comprovam que o uso de emoji contribui para cativar as audiências.

 

São divertidos e contagiantes

Pela sua natureza informal, pela riqueza que acrescentam à mensagem e pelas novidades constantes, os emojis são uma verdadeira alegria! Além disso, têm a capacidade de contagiar não só o tom da comunicação como a própria sensação de bem-estar no local de trabalho.

 

Podem não ser bem interpretados  🤷🏽

A sua mensagem pode apelar a diferentes públicos-alvo. Tenha em atenção que o significado de um símbolo não é universal. Um sorriso J é sempre um sorriso, mas há ideogramas bastante mais complexos.

Homem de meia-idade com barba a segurar um emoji sobre fundo verde

Algumas imagens podem ser consideradas divertidas por uma pessoa e ofensiva para outra ou mesmo não ser percebida de todo. Defina bem as suas personas e considere o uso de emoji no contexto.

Tenha em contra os seguintes indicadores:

  • Idade
  • Nacionalidade ou cultura
  • Conhecimento de linguagem digital
  • Indústria ou negócio
  • Plataformas utilizadas

 

Não são considerados sérios ❌

Pela sua natureza informal, o emoji pode ser encarado como uma brincadeira ou infantilidade. A mensagem corre o risco de não ser levada a sério. E convenhamos, há assuntos demasiado solenes para serem traduzidos em emoji.

De facto, segundo um estudo da Universidade de Amesterdão em 2017, o uso do famoso smiley não era percecionado como uma mensagem simpática. Pelo contrário, era mesmo visto como incompetência por parte do emissor da mensagem. O smiley exercia assim um efeito negativo, minando todo o conteúdo da mensagem partilhada.

Mas as perceções mudam e, dois anos depois, uma pesquisa da Adobe mostrava que o uso de emoji na comunicação de negócios era já um fenómeno cultural bem aceite. 78% dos utilizadores gostam dos emojis, 63% acham-nos credíveis e 74% pensam que eles transmitem mensagens positivas e sinceras.

Com os sucessivos confinamentos e reuniões virtuais forçados pela pandemia, a forma como comunicamos evoluiu rapidamente. Os emoji infiltraram-se definitivamente no local de trabalho, considera a Clutch. Grande parte dos trabalhadores não só usa emojis na comunicação, como confia neles como forma de expressão.

 Quando usar emojis

Então, em que situações podemos usar estes bonequinhos engraçados de origem japonesa, também conhecidos como emoticons?

Vários emojis representando profissões: mineiro, estudante, polícia, mecânico, juiz, etc.

Já vimos que expressam emoções na comunicação digital. Contribuem com um toque de humor na conversação escrita online – por exemplo em emails, mensagens ou nas diferentes redes sociais.

Numa época em que a tecnologia domina as relações sociais e de trabalho, é importante manter esse elemento de comunicação humanizada. Mas o contexto de cada comunicação é que deve determinar o uso de emojis. É como dizer uma piada no momento certo: é preciso criar empatia e conhecer a audiência.

Se o ambiente de trabalho é informal e tem boa relação com colegas, sinta-se à vontade para usar emojis. Mas tenha algum cuidado com a hierarquia. Como já dissemos, enviar uma mensagem com bonecos para o chefe pode ser encarado como infantil ou incompetente. Mas também pode receber um smiley de resposta!

Evite usar emoji quando não conhece bem o destinatário da mensagem, quando o contexto de trabalho é muito formal ou se a relação entre as pessoas não é confortável. Nunca use emojis em situações sérias como reclamações. Sobretudo, não use nenhum sem ter a certeza do que significa e não substitua nenhuma palavra por um emoji.

Em caso de dúvida, use apenas palavras. Teste a mensagem: espere pela resposta e deixe evoluir a relação até que se sinta à vontade para uma linguagem mais informal.

Os emojis podem bem ser o futuro da comunicação no trabalho. A tendência é para incorporar a inteligência artificial com a inteligência emocional, através da identificação de sentimentos ou necessidades.

Com a crescente transformação digital, é normal não conseguir interpretar bem o conteúdo de emails ou respostas instantâneas. Pura e simplesmente, os emojis têm o poder de alterar significativamente o tom da mensagem e ajudam a comunicar mais facilmente. Quando bem usados, também aumentam a eficiência da comunicação.

 

Utilizar emojis no marketing

Está provado que o uso de emojis ajuda a aumentar a taxa de abertura no email marketing. Mas deve ser relevante para a mensagem e ter algo em comum com a marca.

Assim, verifique se o uso de emoji está em consonância com a comunicação da marca.

Se o seu público-alvo é constituído por Millennials ou Geração Z, use, mas não abuse. Esta audiência sabe o significado de cada emoji e gosta de o ver enquadrado num contexto.

 

Comunicar com emojis

Uma imagem vale mais que mil palavras, diz o ditado. A cor, o tom de voz, a linguagem corporal são formas de expressão informais que acrescentam algo importante à mensagem. Os emojis vêm preencher um espaço onde a linguagem escrita falha.

Mas sem exagerar! Não use demasiados emojis, até porque podem ser demasiado pesados e atrasar a abertura da mensagem. Assegure-se que o significado é percebido pelo recipiente.

 

Fechar negócios com emojis

Há emojis para preços, budgets e vendas, contratos e prémios de desempenho, telefonemas, propostas e lembretes, equipas, prioridades, calendários e localizações. Use emojis livremente ao comunicar com a sua equipa e faça da sua empresa um local mais divertido.

 

Os 5 Emojis mais populares

Uma pesquisa da Adobe em 2021 inquiriu 7 mil pessoas nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Austrália e Coreia do Sul e descobriu os 5 emojis mais utilizados em todo o mundo:

  • 😂 Cara sorridente
  • 👍 Polegar para cina
  • ❤️ Coração
  • 😘 Beijo
  • 😢 Cara triste

Uma seleção ligeiramente diferente da Emojipedia, que lista os mais usados da seguinte forma:

  • Mãos em forma de coração
  • Coração ❤️
  • Cara a derreter
  • Cara a tentar reter as lágrimas
  • Fogo 🔥

Faíscas, caveira e variadas caras felizes também fazem parte da lista!

 

Novos emojis a caminho

 

Quadro com novos emojis lançados em 2021
Fonte: Emojipedia

Todos os anos são disponibilizados novos emojis. O próximo lançamento está previsto para o final de 2023 para alcançar as principais plataformas em 2024.

Até 31 de julho de 2022, a Emojipedia está a aceitar candidaturas para novos símbolos para a versão emoji 16.0. Se tem uma ideia para representar uma cara, um animal, alimento ou outro novo símbolo, não hesite.

Foi o que fez o alemão Gero Simone em 2021, ao submeter uma bola de discoteca com espelhos. E que falta fazia este símbolo para a pista de dança!

Os últimos lançamentos também incluíram o aperto de mão com diferentes cores de pele (este emoji já existia, mas apenas em amarelo). Uma excelente forma de comunicar negócios fechados!

A saudação militar, pessoas grávidas, vacinas, estalar os dedos e morder o lábio foram outras novidades.

 

Gostou deste conteúdo?

Veja mais artigos sobre email marketing e redes socias no nosso Smart Blog:

Como construir uma lista de email marketing eficaz (2021-2022)

Afinal as Redes Sociais contribuem ou não para o SEO?

Porque apostar em influencers?

Novidades Instagram, Facebook e mais! – Junho 2022

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top