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Consent Mode v2 da Google – Porque é Importante?

Termos e condições de websites

Segundo as leis do RGPD, os websites são obrigados a notificar os utilizadores em relação aos cookies utilizados, dando informações detalhadas sobre os objetivos de cada cookie e permitindo ao utilizador selecionar que tipo de cookies está disposto a aceitar.

 

Nesse sentido, as empresas que não tiverem instalado o consent mode v2 durante o mês de março de 2024 não poderão recolher mais dados utilizando as plataformas do Google, como o Google Analytics, o Tag Manager ou o Google Ads.

Caso o consent mode v2 não seja implementado no banner de consentimento que tem no seu website, terá graves consequências na utilização de várias plataformas:

  • Os recursos de construção de audiências e remarketing para as campanhas serão prejudicados, se não totalmente desativados;
  • A ligação entre o Google Analytics 4 (GA4) e os serviços de publicidade do Google (como o Google Ads) também será afetada. Não existirá comunicação de audiências ou outros dados relevantes entre plataformas.
  • A perda de medição dos dados monitorizados será sentida na Europa, mais especificamente no Espaço Económico Europeu, União Europeia e Reino Unido.

Esta alteração deve ser implementada em todos os websites e aplicações com tags enviadas para o Google, bem como no carregamentos de dados cujas ferramentas para carregar dados de fontes não são do Google, como importações de conversões offline ou vendas em lojas.

 

Como atualizar esta versão

A maneira como ativa e utiliza o modo de consentimento depende da implementação do seu site.

Para obter consentimento e da plataforma de inclusão de tag utilizada, seja o Gerenciador de tags do Google (GTM) ou a tag do Google.

Quando se trata de uma plataforma de gestão de consentimento (CMPs) que suporta o modo de consentimento do Google:

  • Use os modelos do geração de tags na galeria de modelos da comunidade para criar tags e gerir o consentimento;
  • Use o código JavaScript para sites que utilizam o gtag.js.


Para implementações personalizadas e CMPs sem suporte ao modo de consentimento:

  • Se utiliza o GTM, pode criar o seu próprio modelo com as APIs de consentimento de geração de tags.
  • Se utiliza o gtag.js, adicione manualmente o código de consentimento em cada página, seja como comandos diretos ou num snippet HTML personalizado.

 

Características do Consent Mode v2

Ao contrário do modo de consentimento anterior, esta é uma versão mais avançada, que exige o consentimento explícito do utilizador para a utilização de cookies e dados, em especial para anúncios personalizados e análises.

Esta atualização é obrigatória para sites que utilizam os serviços do Google. Mais do que apenas uma mudança técnica, vem responder diretamente à evolução das regulamentações de privacidade digital e às preferências dos utilizadores.

Garanta a implementação do consent mode v2 o mais rapidamente possível e colete dados de forma mais fidedigna e em conformidade com o RGPD.

Contacte a SmartLinks para mais informações.

 

Fontes:

https://support.google.com/tagmanager/answer/13695607?hl=en

https://developers.google.com/tag-platform/security/guides/consent

https://support.google.com/google-ads/answer/10000067?hl=en

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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