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CRM HubSpot para Hotelaria – SmartLinks

Website de hotel responsivo com múltiplos formatos de ecrã

O seu hotel trabalha com departamentos bem definidos de vendas, marketing e atendimento ao cliente?

Os dados recolhidos por cada um destes departamentos ficam aí limitados, sem comunicação com as outras equipas?

Numa época em que os dados são o combustível de qualquer negócio, as empresas devem optar por uma solução que permita a partilha, centralização e sistematização de toda a informação.

É essa a premissa associada ao CRM HubSpot para Hotelaria!

 

Este software é composto por vários Hubs ou módulos (Marketing, Vendas, Serviço, Operações e CMS) que lhe permitem integrar numa só plataforma agregar toda a informação necessária para tomadas de decisão mais impactantes e rápidas.

O poderoso e simples de utilizar CRM do HubSpot agrega toda a comunicação com um determinado hóspede, desde os primeiros contactos enquanto lead, até às reservas efetuadas, preferências por determinado quarto, utilização de serviços e acompanhamento pré-estadia, na estadia e pós-estadia.

O Hub de vendas permite acompanhar negócios, como o envio de propostas feitas pelo departamento corporate, ao mesmo tempo que facilita o trabalho da equipa de vendas com ferramentas úteis como agendamento de reuniões, tracking de emails e documentos, gestão documental, automação de vendas, call tracking e muito mais!

 

A SmartLinks, enquanto agência especializada em marketing digital e com vasta experiência no setor hoteleiro, reconhece os benefícios desta plataforma CRM.

 

Como parceira certificada Gold HubSpot, estamos capacitados para aconselhar sobre os hubs mais adequados e acompanhar todas as etapas de crescimento da sua marca, migrando e implementando as soluções adequadas às suas necessidades específicas.

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Com o HubSpot, é possível integrar num único local: vendas, marketing, serviços e CMS; independentemente da dimensão da empresa.

 

Pode ser um pequeno hostel ou uma cadeia com grandes hotéis espalhados pelo mundo.

A capacidade de escalar o negócio à medida que ele vai crescendo é outra grande vantagem do HubSpot, pois permite fazer upgrade dos hubs de forma horizontal (para outros hubs) e/ou de forma vertical (upgrade para ferramentas mais complexas dentro do mesmo hub).

 

Quer um exemplo?

  • Imagine uma lead: alguém que pesquisou sobre a disponibilidade do seu hotel para celebrar uma ocasião especial, solicitou um PDF com um menu especial de passagem de Ano existente no website, mas não efetuou a reserva.
  • Ao submeter os seus dados, automaticamente este contacto vai ser inserido na base de dados HubSpot.
  • Dias mais tarde, a mesma lead envia um email para questionar alguns pontos acerca do seu hotel.
  • O HubSpot automaticamente adiciona este email enviado à ficha da lead de forma a centralizar todos os emails trocados. Também é possível ter nesta ficha de contacto observações sobre a lead, reservas efetuadas, pedidos especiais e todas as informações que forem relevantes guardar sobre o contacto.
  • Se o email enviado pela lead não for respondido pela vossa equipa no prazo de 24 horas, pode ser espoletado uma tarefa de acompanhamento de forma a reforçar junto da equipa que o email tem de ser respondido de forma a evitar esquecimentos.

 

Estes dados irão ser úteis para conhecer todo o historial de relacionamento com o cliente, identificar padrões, permitindo apostar na fidelização e antecipar possíveis reservas no futuro.

 

Com os dados do hóspede inseridos no sistema, poderá segmentar grupos de clientes por categorias relevantes e dirigir campanhas de anúncios nas redes sociais, elaborar um plano de e-mail marketing, apresentar novidades, oferecer complementos de serviço e celebrar aniversários ou outras ocasiões especiais, numa comunicação especificamente dirigida a este cliente.

Desafios e ferramentas para a transformação digital na Hotelaria

4 formas de potenciar o HubSpot para hotelaria

Killing Eve Television GIF by BBC America - Find & Share on GIPHY

A Nexa, uma agência de marketing sedeada no Dubai, distingue 4 formas para utilizar o software HubSpot para hotelaria:

 

Reservas

Um bom website é essencial para assegurar reservas diretas e dar informações fidedignas sobre a estadia. O HubSpot inclui:

  • Modelos de design de websites editáveis e personalizáveis no que diz respeito ao aspeto e funcionalidades
  • Recomendações SEO para assegurar que o website é otimizado para motores de busca
  • Formulários de geração de leads para recolher dados sobre potenciais hóspedes
  • Partilha de conteúdos relevantes
  • Qualificação e nutrição de leads para futuras reservas
  • Personalização da informação visualizada por cada hóspede (conteúdos para famílias/casais; check-out tardia, check-in online, etc.)

 

Recuperação

Muitas pessoas só reservam a sua estadia num hotel quando têm a certeza de que são cumpridas as precauções de saúde e segurança.

O CMS HubSpot permite fazer uso de pop-ups que garantem esse critério.

As integrações disponíveis proporcionam o aumento da visibilidade de mensagens importantes e encorajam as leads a avançar no funil de vendas.

As ferramentas de gestão de redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdos garantem uma comunicação consistente.

 

Mensagens

Toda a comunicação pode ser automatizada e personalizada com o HubSpot. Pode gerir todos os seus pontos de contacto a partir da mesma plataforma centralizada e registar todas as interações individuais com os clientes.

Os tipos de mensagens terão também uma forte influência na vontade das pessoas de fazer reservas no seu hotel.

Esteja atento às tendências de viagem que representam uma procura pelo bem-estar, natureza, reuniões familiares e outros tipos de experiências turísticas, incorporando-as no seu negócio e comunicação.

 

Fidelização

O CRM do HubSpot fornece aos hotéis relatórios completos numa série de departamentos.

Pode aceder a recursos passados tão facilmente como a relatórios ao vivo, o que ajudará a melhorar as operações em tempo real.

Por outro lado, estes dados permitem prever comportamentos e tomar decisões essenciais em termos de pessoal, equipamento e recursos.

 

5 ferramentas de HubSpot para hotelaria

Mulher na praia com biquíni e chapéu de palha a ver um blog de viagens num tablet.

As vantagens do HubSpot aplicadas ao setor hoteleiro não se ficam por aqui.

A Amara, empresa de engenharia de marketing espanhola, também dá exemplos de 5 automações do HubSpot muito úteis para a Hotelaria. A ferramenta facilita muitas tarefas do dia-a-dia na gestão do negócio.

 

Blog

O HubSpot consegue guiar toda a estratégia de conteúdo. Desde definir a estética do blog (título, cabeçalho, etc.) à otimização para SEO, indicando a palavra-chave com que trabalha em cada post.

 

Social Media

O HubSpot também pode gerir as redes sociais do hotel com diversas vantagens:

  • Publicações no momento e agendamento de mensagens para mais tarde
  • Gestão de contas na plataforma, incluindo vários perfis de cada rede social e escolha de perfil para cada rede.
  • Dicas e manuais de utilização HubSpot para social media
  • Partilha prática e rápida: ao escrever uma mensagem, esta é copiada para as redes sociais que pretende, com possibilidade de edição em cada plataforma.
  • Resultados em tempo real sobre o número de cliques e interações.
  • Métricas de visualizações de posts no blog ou landing pages a partir das partilhas nas redes sociais

 

E-mail marketing

A estratégia de e-mail marketing, como certamente já sabe, tem de ser segmentada e personalizada. Não pode submeter o mesmo conteúdo a diferentes alvos com diferentes interesses e necessidades.

O HubSpot facilita esta tarefa. Pode escolher manualmente ou a partir de uma lista para quem será enviado cada e-mail. Depois, receberá um relatório com o número de e-mails entregues, abertos, clicados e cancelamentos de subscrição, além de outras métricas que pode pré-definir.

 

Automação

Um fluxo de trabalho automatizado mostra como as tarefas são estruturadas, em que ordem e sob que condições.

O HubSpot está preparado para trabalhar com este tipo de dinâmica, muito útil para diferentes ações.

Por exemplo, se for organizar um evento, pode segmentar no HubSpot a quem enviar o e-mail de convite. Mais tarde, pode enviar a mensagem de agradecimento apenas a quem participou.

Também pode marcar uma cronologia de acontecimentos: a lead que pediu informação sobre um hotel, a resposta enviada, etc.

 

Nutrição de leads

O HubSpot permite perceber em que temas, hotéis ou promoções os seus clientes estão interessados, para que possa dividir o conteúdo e ofertas de acordo com as suas necessidades, de modo a converter estes potenciais clientes em hóspedes do seu hotel.

Com esta plataforma, saberá que conteúdos os seus utilizadores leram, as CTA (call-to-action) que clicaram e quais os e-mails que despertaram o seu interesse. Assim, a sua equipa comercial pode trabalhar a partir de uma base sólida, oferecendo conteúdos personalizados a cada um dos seus clientes.

 

Tem dúvidas na utilização do HubSpot para Hotelaria?

A SmartLinks está aqui para esclarecer todas as questões!

Braço de hóspede a tocar campainha na receção de hotel sobre fundo desfocado com palmeiras

FAQ’s

  • O que é o HubSpot?

O HubSpot é uma plataforma CRM que têm tudo que as empresas em expansão precisam para fornecer a melhor experiência ao cliente num só lugar. É uma solução tecnológica avançada e descomplicada que ajuda as equipas a crescerem com ferramentas potentes, que trabalham ainda melhor em conjunto.

Foi fundada por dois estudantes do MIT, Brian Halligan e Dharmesh Shah em 2006 e é neste momento, uma das principais referências de CRM do mundo, referenciada por especialistas digitais como Seth Godin, Rand Fishkin ou Neil Patel.

Com mais de 150.000 clientes, existem muitos nomes conhecidos como a Skyscanner, Revolut, G2, Trello, Monday, Randstad ou Zapier.

 

  • Que tipo de produtos e planos HubSpot existem?

Neste momento a plataforma oferece 5 produtos/Hubs nativamente integrados entre si: Marketing, Vendas, Serviço, Operações e CMS.

Todos estes Hubs estão divididos em 3 planos: Starter, Professional e Enterprise, que se distinguem pela quantidade e potência das ferramentas incluídas.

 

  • O que é um CRM?

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).

Refere-se ao conjunto de práticas, estratégias comerciais e tecnologias com foco na relação com o cliente, incluindo marketing, vendas, serviços, entre outras.

 

  • O HubSpot é útil para PME’s?

Sim. Mesmo uma microempresa pode contratar o HubSpot, começando na versão Starter e escalando a tecnologia à medida que o seu negócio vai crescendo.

 

  • Posso gerir as redes sociais do Hotel através de HubSpot?

Sim. A plataforma permite conectar as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp) de uma marca, com historial de interações por post, agendamento, monitorização, análise e report (orgânico).

Também permite a criação de diferentes perfis e a adaptação do perfil escolhido a cada rede social. A mensagem a partilhar pode ser escrita apenas uma vez, copiada e personalizada em social media.

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