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Ferramentas de Análise de Dados: Dataslayer vs. Supermetrics

Grupo de trabalho de análise de dados

Se está constantemente à procura de formas para otimizar o desempenho da sua empresa, já percebeu que a análise de dados é uma parte essencial do negócio. E com a quantidade gigantesca de informação que reunimos hoje em dia, são necessárias ferramentas poderosas para recolher, acumular, combinar, tratar, proteger e analisar esses dados.

Duas dessas ferramentas são a Supermetrics e a Dataslayer – esta última é a preferida pela SmartLinks devido à sua grande abrangência funcional e competitividade. 

“Os dados são o novo petróleo.”

– Clive Humby

Esta frase do matemático britânico remonta a 2006 e significa que, tal como o petróleo, os dados não podem ser usados no seu estado bruto. Necessitam ser refinados, processados e transformados em algo útil par revelar o seu potencial. Desde então, ficou provado que os dados são mais que preciosos – são atualmente a verdadeira moeda de troca da economia mundial.

Dataslayer vs. Supermetrics

Tanto o Dataslayer como o Supermetrics são ferramentas de automação de software usadas nas indústrias financeira, tecnológica, marketing e negócios em geral.

Na área do marketing digital, o termo “conector” refere-se às interfaces ou ferramentas que permitem a integração de diferentes plataformas e fontes de dados. São como “pontes” que possibilitam a transferência de informações entre sistemas distintos.

Ou seja, ao recorrer a uma ferramenta de análise de dados (como o Dataslayer ou o Supermetrics), os conectores são os componentes que extraem dados de várias fontes, como redes sociais, plataformas de publicidade, bancos de dados, entre outros. Essa capacidade de fazer a conexão entre diferentes fontes é fundamental para consolidar a informação e obter uma visão abrangente do desempenho nas diversas plataformas de marketing.

 

Quer trabalhe numa agência com diversos clientes, quer esteja integrado num departamento de marketing de uma empresa específica, poderá beneficiar bastante deste tipo de software.

 

Vamos comparar os pros e contras de cada uma destas plataformas, segundo as próprias plataformas e o testemunho de alguns utilizadores:

Exemplo de relatório com integrações de dados - Dataslayer

Vantagens do Dataslayer

  • Planos a partir de €25/mês.
  • Fontes de dados e número de utilizadores ilimitados.
  • Apenas é cobrado o uso (chamadas API por dia).
  • Mais de 300 conetores, do marketing a bancos de dados e APIs.
  • Interface intuitiva que facilita a navegação e o acesso a todos os dados necessários.
  • Rapidez na execução de relatórios, mesmo com dados complexos.
  • Envolve o mínimo de formação para os utilizadores.
  • Integração com outras ferramentas (Google Sheets, Looker Studio, BigQuery, Power BI, Qlik, etc.).
  • Ligação direta ao Google Data Studio.
  • Funcionalidades avançadas como agendamento de relatórios e criação de dashboards personalizados.
  • Suporte a consultas SQL e recursos (guia do utilizador, FAQs e tutoriais.

O nosso cliente típico é um profissional de marketing digital que pretende eliminar as exportações, os carregamentos e a formatação manuais de dados.

– Softpoint, desenvolvedor do Dataslayer

Contras do Dataslayer

  • O interface do utilizador pode ser melhorado.
  • Pode ter conflitos na gestão das integrações por diferentes utilizadores em simultâneo.
  • A velocidade por vezes diminui.
Soluções do Supermetrics para análise de dados

Vantagens do Supermetrics

  • Recolha de dados fácil e rápida.
  • Automatização das consultas.
  • Utilização muito fácil, não exige formação.
  • Comunidade de utilizadores com suporte para dúvidas e esclarecimentos.

Contras do Supermetrics

  • Planos a partir de €39/mês.
  • Apenas 80 conetores.
  • Os campos nem sempre estão correlacionados com os campos da plataforma de anúncios.
  • Funcionalidades mais básicas, como extração de dados e relatórios simples.
  • Mais focado em marketing digital.

Outras plataformas de análise de dados

Além do Dataslayer e do Supermetrics, existem várias outras plataformas que oferecem serviços semelhantes para análise de dados e integração de fontes. São elas:

Funnel.io: Software de análise de marketing que coleta dados automaticamente a partir das plataformas de anúncios e integra-os com as plataformas de análise, Tem uma grande variedade de conetores.

Google Data Studio: Uma ferramenta gratuita da Google que permite a criação de relatórios interativos e personalizados, integrando-se com diversas fontes de dados.

Tableau: Plataforma de visualização de dados que permite conectar-se a várias fontes e criar análises visuais avançadas.

Power BI (Microsoft): Ferramenta de Business Analytics que facilita a visualização e partilha de insights, com integração de diversas fontes.

Hubspot: Software de marketing completo ideal para empresas em crescimento que desejam usar a automação de marketing para aumentar o tráfego, converter leads e gerar ROI.

Power My Analytics: Oferece funcionalidades semelhantes ao Supermetrics, com algumas vantagens. Por exemplo, melhor performance e eficácia nos relatórios de Redes Sociais. Coleta dados de 35 fontes e exporta-o para Google Sheets, Looker Studio e Microsoft Excel.

Porter Metrics: Concebido para dar prioridade à simplicidade e à automatização no marketing digital. É muito fácil de utilizar, com interface “drag-and-drop” mais intuitivo. Facilita a elaboração de relatórios e a análise de dados.

Fivetran: Plataforma ETL de uso fácil e sem complicações, apesar de mais cara. Oferece conectores de dados versáteis que permitem uma conetividade perfeita com várias fontes de dados, ligando aplicações e bases de dados a um armazém de dados central.

Whatagraph: Integrações perfeitas com várias fontes de dados de marketing permitem visualizar a evolução das campanhas em tempo real e criar relatórios personalizados.

Windsor.ai: Plataforma de software de atribuição de marketing que permite ligar os dados de marketing ao interface de cada utilizador através de Looker Studio, Google BigQuery, Google Sheets, MySQL, Tableau e várias outras ferramentas.

E o vencedor é…

Atualmente, os profissionais de marketing precisam de uma ferramenta ETL (Extract, Transform, Load) para conseguir tirar partido e analisar dados provenientes de várias fontes.

O Dataslayer é uma ferramenta de análise de dados bastante recente, desenvolvida pela empresa espanhola Softpoint em 2021. No entanto, as suas características já conquistaram diversos clientes, que apreciam a capacidade de economizar tempo e esforço, bem como de extrair dados de várias plataformas de marketing, publicidade ou redes sociais, como Google Analytics, Facebook Ads, Twitter Ads ou Instagram. Esses dados são consolidados num único ficheiro ou ferramenta de visualização de dados, como Looker Studio ou Power BI. É ideal para utilizadores que precisam de funcionalidades avançadas e flexibilidade.

Por sua vez, o Supermetrics é mais conhecido, por ser mais antigo e contar com um suporte mais sólido. Mas também oferece menos funcionalidades e é mais caro. Pode ser a resposta perfeita para os utilizadores que pesquisam uma solução mais simples e de acesso fácil.

Mas a escolha final entre Dataslayer, Supermetrics ou qualquer outra ferramenta de análise de dados deverá depender, obviamente, das necessidades específicas de cada empresa.

Se tiver dúvidas sobre qual a plataforma mais adequada para o seu projeto, fale com a SmartLinks!

Autor

  • Ana CostaContent Specialist

    Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
    No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
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