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12 Dicas para Iniciantes em Google Ads (AdWords)

Sente-se como um iniciante, quando olha para a plataforma de anúncios Google?

Isso acontece especialmente nas primeiras vezes em que entra em contato com o mundo fabuloso do Google Ads. Mas descanse, porque não é o primeiro e não será o único!

 

O Google Ads (Adwords) é um auxílio espetacular para aumentar o reconhecimento, a visibilidade e, se for o caso, as vendas da sua empresa nos meio digital, mas pode ser um pouco intimidante ao iniciar.

 

Se já começa a conhecer a plataforma, mas ainda agora começou, não se preocupe. Desde uma pessoa que esteja a dar os primeiros passos até alguém com experiência como os especialistas em agências de Google Ads, todos precisam de começar por algum lado e muitos de nós também se sentiram como iniciantes ao princípio!

 

Com as 10 dicas que lhe oferecemos neste artigo, queremos aumentar a probabilidade de conseguir alcançar o sucesso com as suas campanhas de google ads. Por isso, vamos pôr mãos à obra:

 

1. Primeiro que tudo, estabeleça os objetivos que pretende atingir. Sem traçar os objetivos, as suas campanhas podem ficar condenadas ao fracasso, por isso, invista tempo na planificação.

 

2. Não queira vender tudo, escolha um bom produto. Certifique-se que está a oferecer algo de valor e com uma boa relação de custo/benefício para o potencial cliente. Se o cliente clicar no anúncio, chega à landing page.

 

3. É fundamental ter uma boa landing page, de forma a que consiga agarrar o cliente até à finalização da compra. Especialmente quando o utilizador já decidiu o que quer comprar, evite apresentar mais produtos, porque talvez o acabe por confundir e atrapalhar o processo de conversão.

 

4. Cada landing page, deve focar apenas num serviço ou produto, por isso não tente colocar tudo o que faz ou vender numa página apenas, porque isso só serve para confundir o utilizador e os próprios algoritmos do Google.

 

5. Chega o momento de escolher as palavras-chave. Nesta fase, mais do que pensar “como é que eu pesquisaria?”, é vital utilizar o planeador de palavras-chave disponibilizado pelo Google Adwords. É uma ajuda preciosa da qual nenhuma agência Adwords abdica.

 

6. Tão importante como escolher os termos mais indicados é negativar as palavras-chave pelas quais não queremos aparecer. Esquecer este passo é desperdiçar dinheiro e gerar tráfego que, muitas vezes, está à procura de algo completamente diferente. Estas 2 passos serão essenciais para chegarmos ao target desejado e aumentar a rentabilidade da empresa.

 

7. Depois de lançar a campanha, faça experiências! É como dar cartas, baralhar e voltar a dar várias vezes. Experimente diferentes títulos, textos e, se possível, landing pages. As experiências são o melhor caminho para reduzir a margem de erro e obter mais conversões.

 

Dica pro: experimente o Google Optimize para experiências fáceis e intuitivas!

 

8. Quando começar a converter, mantenha o foco nas conversões, pois são a melhor métrica para perceber o que está a correr melhor e pior na campanha, mas também é a primeira métrica que analisamos no final da campanha.

 

9. E no que toca a análise, explore ao máximo o Google Analytics para ter acesso a uma infinidade de dados que o vão ajudar a melhorar muito a sua campanha. O Analytics vai ajudá-lo a entender como um visitante interagiu com o seu website porque existem muitas razões pelas quais as campanhas de anúncios pagos não funcionam, algumas inclusive causadas por erros de usabilidade e performance na plataforma para onde envia os utilizadores.

 

Dica pro: especialistas sugerem que se analisem os resultados dos anúncios google através da plataforma de analytics e não da ferramenta de google ads.

 

As últimas duas dicas que temos para si são simples e estão relacionadas com ações comportamentais:

 

10 – seja paciente e não espere resultados no mesmo dia! As plataformas da Google estão cada vez mais intuitivas e utilizam mesmo inteligência artificial para auxiliar nas campanhas, mas mesmo assim, é necessário que passe uma ou duas semanas antes de poder obter boas dicas automáticas de melhoria.

 

11 –  não tenha medo de reestruturar e fazer uma campanha nova porque, para ser um mestre no Google Ads, não existem fórmulas mágicas. É preciso testar, esperar, analisar e testar outra vez. O ciclo é infinito e nem mesmos gestores com experiência sabem absolutamente tudo.

 

Aqui estão as nossas 11 dicas para iniciantes em Google Ads!

O segredo está no trabalho, no empenho e na dedicação em querer ver os resultados aparecer. Depois é usar a máxima da plataforma “tentativa-erro”, que é a melhor forma de um iniciante aprender verdadeiramente a trabalhar seja com o que for!

 

DICA DE BÓNUS (12)

A Google lançou as campanhas Google Smart Campaign ou campanhas inteligentes Google, uma forma mais fácil e intuitiva de um iniciante lançar campanhas de forma quase imediata e automatizada. Esta é uma excelente alternativa à gestão mais manual de campanhas, mas obriga a um grande volume de interações para que a “máquina” da Google possa aprender e começar a apresentar resultados mais interessantes.

 

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