Tal como a maioria dos sistemas de gestão de conteúdos em agências de desenvolvimento de websites, o WordPress tem a sua própria linguagem. Mas afinal, o que é o WordPress?
Começou por ser criado como um software de blogs e era essencialmente utilizado de forma pessoal, refletindo as opiniões e os interesses de cada proprietário. Atualmente, os blogs são ferramentas importantes no mundo das notícias, negócios, política e entretenimento, visto que é online que a maioria das pessoas pesquisa informação.
O WordPress é um CMS (Content Management System) que, por definição, é um “sistema usado para organizar e facilitar a criação de conteúdo”. Numa agência web, é comum usar CMS’s como base para websites. Mais recentemente, à medida que o papel do WordPress se expandiu, tornou-se uma das ferramentas preferidas pelas empresas para criar os seus próprios websites.
Terminologia do WordPress
1. Publicação de Conteúdos
O termo “Word” em WordPress refere-se às palavras usadas para compor posts. Para facilitar a publicação, o WordPress fornece uma ferramenta de autoria completa com módulos que podem ser movidos através de arrastar e soltar. Esta funcionalidade dá resposta às necessidades de autores de blogs e agências que gerem conteúdos de clientes. O módulo Dashboard QuickPress facilita a escrita rápida e a publicação de posts. É mesmo fácil e não há desculpa para não usar.
2. Gestão de Media
Outra componente essencial num site moderno são as imagens, sons e vídeos, também conhecidos como media. O WordPress simplifica a inserção de media diretamente nos artigos através de um método fácil de usar, com um Media Manager eficiente para carregar e organizar ficheiros.
3. Categorias e Tags
Além das categorias e palavras-chave, há uma outra ferramenta importante: as tags ou etiquetas. As tags podem ser atribuídas a cada publicação e atuam como uma ferramenta de navegação adicional, não hierárquica. Categorias e tags fazem parte do sistema de taxonomia do WordPress. Para uma organização mais detalhada, os utilizadores podem criar taxonomias personalizadas, permitindo uma identificação específica de publicações, páginas ou tipos de posts personalizados.
4. Meta-dados
As categorias das publicações e as tags são elementos dos meta-dados. Os meta-dados referem-se às informações associadas a cada publicação, incluindo o nome do autor, a data do post, as categorias, os títulos e subtítulos, etc. Os meta-dados também incluem campos personalizados onde se podem atribuir palavras-chave específicas que correspondem aos posts.
5. Plugins e Temas
O ecossistema de plugins e temas do WordPress permite uma personalização quase ilimitada. Com literalmente milhares de plugins disponíveis, pode-se adicionar funcionalidades desde SEO, segurança, e-commerce, até ferramentas avançadas de marketing digital. Por outro lado, os temas permitem a personalização do design, identificada com a marca e com a garantia da aparência desejada para o website.
6. Atualizações e Segurança
Manter o WordPress atualizado é essencial para a segurança do site e desempenho online. A equipa do WordPress lança regularmente atualizações para melhorar a funcionalidade e corrigir vulnerabilidades. Existem também plugins específicos para reforçar a segurança, como firewalls e proteção contra malware.
7. Elementor
O Elementor é um plugin do WordPress que permite criar páginas de forma intuitiva e visual, sem necessidade de conhecimentos de programação. A interface de arrastar e soltar do Elementor oferece uma ampla gama de widgets e templates pré-construídos que facilitam o design de sites responsivos e personalizados. Também pode integrar perfeitamente outros plugins e temas com grande flexibilidade e eficiência na construção de layouts complexos. O Elementor é ideal para designers e empresas que pretendem desenvolver websites de alta qualidade de forma rápida e eficaz.
Tecnologias como o WordPress facilitam em muito as tarefas da criação e manutenção de um website. Podemos mesmo dizer que são as melhores amigas de web designers e web developers!
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*Artigo atualizado em Julho 2024.