Ways to build backlinks in 2024

Criação de Backlinks como técnica de SEO

Recolhemos diversas maneiras de construir backlinks totalmente legítimos para o seu site em 2024.

Todas as sugestões que encontra abaixo estão de acordo com as diretrizes da Google e são consideradas SEO ético ou white hat.

Agrupamos as sugestões em 8 categorias. Vamos lá?

 

1. Pedir. Muito.

Esta continua a ser uma das técnicas menos utilizadas, mas das mais eficazes. Todos nós temos amigos, conhecidos e parceiros de negócio. Trata-se simplesmente de entrar em contacto com essas pessoas e solicitar um link.

A troca de links, desde que contextualizada e em curta escala, também é aceitável pelos guidelines da Google, por isso, não tenha vergonha e peça!

Fazer muitas trocas de links (“Adicione um link para mim, eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo de criar links cruzados.

Citação do Google Search Central sobre troca de links.

 

2. Criar: Podcasts. Entrevistas. Estudos. Gráficos. Ferramentas.

As pessoas criam links para coisas que são úteis. Mas, acima de tudo, elas voltam sempre ao que lhes é útil. A utilidade pode ser uma simples lista ou um glossário de termos.

Um podcast é uma boa abordagem para criar links, promover uma marca e garantir liderança de pensamento. Por convidar pessoas conhecidas no seu sector, exponencia as probabilidades de alguém linkar para si.

Use e abuse de entrevistas: faça umas entrevistas e responda a outras. Participe, publique! Depois, é só esperar que os sites comecem a linkar para o seu.

Gráficos, infográficos, imagens exclusivas e muitos mais. Este tipo de recursos são sempre um íman de links.

Dados e mais dados. Existem muitas coisas interessantes sobre as quais pode criar um relatório, análise ou artigo baseado em dados. As pessoas gostam de dados e fazem links para eles. Mas convém distribuir bem este recurso.

Os inquéritos são uma excelente forma de recolher dados. Faça inquéritos relacionados com o seu negócio ou com as áreas de atividade que quer influenciar. As pessoas não resistem em linkar para estes materiais.

Toda a gente adora uma boa calculadora, por exemplo sobre como calcular o salário líquido, ou como converter quilos em libras. Faça-a específica para um sector ou para um tópico e depois distribua-a. Vai receber toneladas de backlinks.

 

3. Destaque-se: Faça ou seja memorável.

Não é preciso vestir-se de hospedeira de bordo, ou lançar uma experiência social sobre a perceção de luxo no mundo da moda. Mas ajuda.

Richard Branson vestido de hospedeira da Virgin

Fonte: BBC

Pode simplesmente ter uma carreira ou um projeto sobre o qual valha a pena falar. Acima de tudo, procure formas de falar sobre o seu negócio e de contar uma história. As pessoas gostam e lembram-se de uma boa história.

 

  1. Seja polémico.

Este está ligado ao ponto 3 acima. “O TikTok é um motor de busca”; “O SEO está morto”.

Quem de nós nunca ouvi estas declarações? Geralmente, atiçam a opinião e colocam toda a gente a comentar, nem sempre de acordo. A verdade é que funciona e online, este tipo de opiniões são alvo de muitos links de referência.

 

  1. Eventos.

Este é um método de marketing top! Seja porque é mencionado em sites de notícias, no site dos convidados, parceiros ou patrocinadores, este método é garantido.

Da mesma forma, falar (ser orador) em eventos é excelente para aquisição de backlinks. Muitos sites partilham artigos sobre o que foi falado e quem falou num evento.

Melhor ainda, crie excelentes apresentações com a sua marca e partilhe, partilhe e partilhe.

 

  1. Conte histórias.

Toda a gente adora histórias de crescimento. Especialmente de organizações que vieram do nada e que se tornaram grandes, com esforço e estratégia. Partilhe a sua própria história, como começaram, qual o seu propósito e inspiração…

 

  1. Guest posts.

Não, não me estou a referir a um post de fraca qualidade num site de spam. Crie bons artigos de opinião (ou publique em estudo exclusivo) em sites que sejam uma referência dentro do seu público-alvo.

 

  1. Pedidos dos jornalistas.

Todos os dias, os jornalistas andam atrás de histórias. Identifique quem são os jornalistas que escrevem e falam sobre a sua área de negócio e entre em contacto com eles. Utilize o HARO ou o Featured (antigo Terkel) para submeter excelentes histórias que podem ser publicadas em grandes meios noticiosos.

Proactivamente, crie uma base de dados de jornalistas e de forma regular, envie-lhes notícias, histórias e partilhe recursos que se alinhem sobre os temas sobre os quais eles escrevem e publicam. Não tarda nada, estará a ser convidado por outros canais para fazer o mesmo!

 

O fator diferenciador

É verdade: ter conteúdos originais, relevantes e interessantes é a única forma de fazer a diferença, especialmente tendo em conta que muitos sites têm conteúdos semelhantes.

Com o uso de backlinks, os motores de pesquisa têm mais um critério para classificar os conteúdos. Funciona como um fator de credibilidade e autoridade em determinada matéria. É, diz Nick Zviadadze na Forbes, como se alguém nos desse uma referência profissional quando nos candidatamos a um emprego.

Alguma dúvida? Fale com a SmartLinks!

 

Referências:

https://www.semrush.com/blog/how-to-get-backlinks/

https://backlinko.com/high-quality-backlinks

https://madhawks.com/blog/backlink-strategies-in-2024-decoding-the-basics

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins is a skilled professional with over 20 years of experience aligning Sales and Marketing, specialising in Digital Strategy and Distribution for B2B and B2C sectors, particularly in Hospitality and Tourism.
    At the Pestana Group, Rui’s experience included managing global online accounts and online distribution for the Group's European and American hotels. As Partner & Co-Founder of SmartLinks.pt, he has established the agency as a digital leader in Portugal. Naturally curious, he stays up-to-date with the latest trends and tools on the market. This enables him to analyse any business within minutes and quickly suggest the most suitable marketing strategy.
    Connect with Rui Martins on LinkedIn.

    Ver todos os artigos
Scroll to Top

Google Consent Mode v2 and Usercentrics Cookiebot CMP

 

Digital Solutions