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Os Erros 404 Afetam o SEO do Meu Website? [Explicar SEO]

Primeiro uma breve explicação sobre o que é um erro 404:

Um erro 404 é uma mensagem de erro padrão do protocolo HTTP que indica que o cliente foi capaz de comunicar com um servidor, mas o servidor não conseguiu localizar o que foi solicitado.

De forma simples, um erro 404 acontece quando tenta aceder a uma página web que não existe no servidor.

erro 404 page not found - astronauto e nave

Os erros 404 são comuns

O erro 404 é uma parte normal da navegação na internet e serve como um indicativo para os webmasters de que um link ou página precisa de atenção, seja para ser corrigido ou para ser redirecionado.

Embora seja uma experiência frustrante os utilizadores depararem-se com este erro, de um ponto de vista puramente técnico, o erro 404 é útil porque fornece informação clara sobre a inexistência de uma página específica.

Quando se gere um website, é normal encontrar erros 404 e sabendo a importância do SEO para os negócios, também é normal que um gestor de website se questione se existe algum impacto destes erros no desempenho do SEO do seu site.

Em especial, quando se trata de auditorias de SEO, ou na migração para um novo CMS, podem surgir várias questões relacionadas com estes erros.

Vamos explorar este tópico com base em informações de fontes fidedignas como a própria Google e a nossa própria experiência como agência SEO:

Porque É Que os Erros 404 acontecem?

Um erro 404 acontece quando um utilizador ou um motor de pesquisa tenta aceder a uma página que não existe num domínio.

Isso pode dever-se a vários motivos:

– Porque a página foi eliminada sem ser redirecionada,

– Porque ocorreu um erro ao digitar o URL,

– Porque um site externo está a apontar para um URL inexistente noutro site.

O erro 404 do ponto de vista do SEO

Posição da Google:

A Google esclareceu que os erros 404 em si não afetam diretamente a classificação de um site nos resultados de pesquisa.

A simples presença de erros 404 não impacta como outros URLs de um site se comportam nos resultados de pesquisa.

Ou seja, ter erros 404 não é inerentemente prejudicial para o SEO de um site.

A Exceção à Regra

Embora os erros 404 não prejudiquem as classificações de um site, eles podem tornar-se problemáticos se houver backlinks de qualidade que apontam para a página que está a retornar um erro 404.

Nesses casos, o PageRank desses backlinks pode ser perdido, afetando potencialmente o SEO do site.

Esta situação justifica o uso de um redireccionamento 301 para preservar o valor do backlink.

Experiência do Utilizador e Navegação

Outro aspeto que não podemos descurar é a própria experiência do utilizador.

Ninguém gosta de clickar num link para uma página, na expectativa de ver algum tipo de conteúdo e depois…nada.

Mesmo que em muitos casos não seja possível entregar o conteúdo que existia nessa página, existe algo que se pode fazer:

Pode-se implementar uma página de erro 404 amigável para o utilizador!

Por exemplo, podemos construir uma página de erro 404 personalizada, que inclua links para secções populares do site e até mesmo uma barra de pesquisa para ajudar a reter os visitantes, o que de forma indireta vai ajudar os nossos esforços de SEO.

4 Práticas para Lidar com Erros 404

Como resumo e alerta, deixamos 4 dicas úteis para aplicar no seu site:

Monitorização Regular:

Esteja alerta aos erros 404 através de ferramentas como Google Search Console, SEMrush ou Screaming Frog. Isso ajuda a entender a extensão e a origem destes erros.

Redirecionamentos 301 feitos de forma Inteligente:

Utilize redireccionamentos 301 para páginas com tráfego significativo ou com backlinks de qualidade, de modo a preservar a força dos backlinks e apresentar uma alternativa ao utilizador.

Páginas 404 Amigáveis:

Desenhe páginas 404 que guiam os utilizadores de volta a conteúdos relevantes no seu site, o que melhora a sua experiência.

Priorize Reparar as Principais Páginas:

Se tiver muitas páginas com erros 404, priorize a sua reparação com base no tráfego e na importância dos backlinks que apontam para ela.

Fontes

Blog da Central de Pesquisa Google

Search Engine Journal

CognitiveSEO

Qual a diferença entre um erro 404 e um erro soft 404?

A diferença entre um erro 404 e um erro soft 404 é a seguinte:

Erro 404: Surge quando um utilizador ou motor de pesquisa tenta aceder a uma página que não existe no domínio. Pode acontecer quando uma página é removida sem redirecionamento 301, por engano no URL, ou quando um link externo aponta para um URL incorreto.

Erro Soft 404: Ocorre quando um site devolve um código de estado 200 (sucesso) do servidor, mas ao mesmo tempo mostra uma mensagem de “página não encontrada” ao utilizador. Isto pode acontecer se a página não existir ou se partes importantes do conteúdo não carregarem completamente.

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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