SmartLinks

Estatísticas essenciais sobre pesquisas no Google em 2023

Gráficos e quadros estatísticos

O Google domina as estatísticas dos motores de pesquisa, com 92% dos utilizadores a procurar os mais diversos temas. É claro que o Bing, o Baidu, o Yahoo! e o Yandex também têm os seus seguidores. Mas o Google continua a ser um colosso quando se fala em pesquisas online. 

Quota de mercado Google Search Engine

Curiosidade: o nome Google vem de googol, um termo matemático que significa 10 elevado à potência 100. Um número tão grande que supera a quantidade de átomos que existem no Universo.

10 estatísticas do Google: 

  • Há mais de 8,5 mil milhões de pesquisas no Google por dia  
  • 39,6% dos utilizadores clica no primeiro resultado do Google 
  • O volume total de pesquisas do Google cresce 10% a 15% por ano 
  • O tempo médio para o primeiro clique é de 14,6 segundos    
  • 65% dos utilizadores clicam nos resultados orgânicos  
  • As consultas de pesquisa do Google têm normalmente 3 palavras 
  • 54% das pesquisas incluem o nome de uma marca 
  • A pesquisa paga é 1% mais eficaz para gerar receitas do que a pesquisa orgânica 
  • O tráfego orgânico é responsável por 53% de todo o tráfego rastreável dos websites 
  • 91% dos sítios Web não têm tráfego orgânico 

O website mais visitado do mundo 

O Google é o website mais visitado do mundo. Só em abril de 2023, recebeu 87,3 milhões de visitas – o que corresponde a 92,6% de todas as pesquisas online 

Sem surpresas, os sites mais movimentados são dominados pelos gigantes das redes sociais: o YouTube surge em segundo lugar, seguido do Facebook, Twitter e Instagram. Ainda no top 10, estão o Baidu, a Wikipedia, o Yandex e o Yahoo! 

A pesquisa de palavras não é o único serviço disponibilizado pelo maior website a nível mundial. Google Ads, Gmail, Google Workspace, Google Videos são plataformas altamente procuradas. 

Diferenças regionais 

O segundo motor de pesquisa mais usado é o Bing, com 2,79%; seguido do Yandex, com 1,63% (dados de abril de 2023). 

Mas há diferenças por mercado, por região, por dispositivo e por período de tempo.  

Em 2022, o norte-americano Yahoo concentrava 1,49% das pesquisas e o chinês Baidu 1,44%. 

A pesquisa em mobile é superior à pesquisa no desktop tanto no Google como no Bing. 

Dada a dimensão das pesquisas, qualquer estratégia de comunicação e marketing deve ser concebida para funcionar no Google.  

8,5 mil milhões de pesquisa por dia 

Com tantas estatísticas, não podíamos deixar de perguntar quantas pesquisas são feitas por dia – ou mesmo por segundo. E os números são estonteantes. 

O Google faz cerca de 99.000 consultas de pesquisa por segundo: um total de 8,5 mil milhões de pesquisas por dia.  

Em média, um utilizador pesquisa qualquer coisa no Google três ou quatro vezes por dia.  

É um enorme potencial de tráfego para pequenas e grandes empresas que constantemente ambicionam ter mais clientes. 

A resposta em 9 segundos 

Segundo um estudo da Backlinko, o tempo médio que um utilizador demora a clicar na pesquisa do Google é de 14,6 segundos. Metade dos utilizadores clicam num resultado 9 segundos após a pesquisa. 

Estes cliques podem ser instintivos, mas o uso de imagens e vídeos em substituição de links de websites pode alterar esse comportamento. 

A maior parte dos utilizadores ainda clica em pelo menos um dos 10 links azuis na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. 65% das pessoas clicam nos resultados orgânicos e 10% clicam até em vários links orgânicos. 

O conhecimento sobre como são apresentados os resultados nas SERP e a utilização de palavras-chave é essencial para posicionar uma marca nos lugares cimentos da pesquisa. 

Com 3 palavrinhas apenas 

Sabia que 37,2% das vezes, a pesquisa Google inclui três palavras? As pesquisas com duas palavras representam 26,7%. 

Já as pesquisas com apenas uma palavra ou superiores a sete são mais raras.  

Estas estatísticas referem-se às pesquisas em inglês: “How to bake”, “most searched game”, “best movies 2023”. Alguns exemplos de expressões mais procuradas em português incidem em “Como fazer panquecas”, “melhores séries Netflix” e “jogos de futebol hoje”. 

A este propósito, quase 54% das pesquisas inclui o nome de uma marca. As mais pesquisadas relacionam-se com tecnológicas, como Windows, Android e Mac. 

Orgânico vs. pago

Traffic and Revenue Sources 

O conteúdo de um site pode ser classificado organicamente ou com o Google Ads 

Os anúncios pagos são uma forma de garantir que a marca chega a quem está pronto a comprar. São 1% mais eficazes em trazer receita que as pesquisas orgânicas. Estas trazem mais tráfego, mas menos clientes pagantes. Ambas são bastante mais eficazes que outros meios como o email e as redes sociais. 

Uma estatística interessante para quem tem uma loja online! 

O Google e os negócios 

As tendências nas pesquisas relacionadas com empresas no Google dão-nos pistas sobre o que as audiências-alvo estão a procurar. O Google Trends é uma ferramenta útil para detetar padrões de pesquisa e verificar se certas palavras-chave estão a ganhar ou a perder popularidade. 

  • O número de pesquisas de para empresas locais cresceu mais de 250% em mobile entre 2017 e 2019.  
  • A utilização da frase-chave “perto de mim” aumentou para mais de 1,5 mil milhões 
  • A Amazon tem 2x mais volume de pesquisa de produtos do que os motores de busca  
  • 61% começa a procurar produtos na Amazon; 49% no Google, Bing e outros; 32% no Walmart.com; 20% no YouTube e 19% no Facebook. 

Quando falamos em comércio a retalho, o comportamento orgânico dos utilizadores é geralmente diferente. As pessoas tendem a procurar informações gerais e a comparar produtos no Google e depois vão a websites como a Amazon para concretizar a compra. 

O valor do ROI 

Os economistas do Google dizem que por cada dólar gasto em anúncios, há um retorno médio de 8 dólares. É certo que o ROI (Return On Investment) pode ser influenciado por vários fatores, mas podemos sempre considerar a otimização e o pay-per-click como boas ferramentas de marketing na promoção das marcas. 

Pesquisa em mobile e não só 

Se é verdade que a pesquisa por mobile é predominante, também podemos dizer que a presença online deve ser constante em todos os canais (leia o nosso artigo sobre estratégia omnichannel).  

No final de 2021, verificou-se que os dispositivos móveis representavam 63% das visitas orgânicas aos motores de pesquisa no EUA. No primeiro trimestre de 2021, contudo, esse valor diminuiu para 59%.

Localização

A localização – ou seja, o posicionamento do website nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs) – é fundamental para ser encontrado pelos utilizadores. Quanto mais bem posicionado estiver o conteúdo do site, mais tráfego vai conseguir. 

O resultado de pesquisa orgânica com melhor classificação no Google obtém 39,6% de todos os cliques. O segundo classificado tem 18,4% dos cliques e o terceiro recebe pouco mais de 10%.  

O mesmo é verdade para os anúncios Google apresentados no topo das SERPs. Os primeiros são mais clicáveis (2,1%), os segundos e terceiros lugares descem (1,6% e 1,4% respetivamente). 

IA, CX, CTA e outras siglas

49% dos profissionais de marketing estão a utilizar a Inteligência Artificial (IA) para melhorar a experiência do utilizador (CX). 

Depois de atrair visitantes do site através da pesquisa Google, é possível aprofundar o relacionamento com conteúdo otimizado por IA, mapas de calor, etc., para melhor posicionar os botões Call-To-Action (CTA) e os chatbots de IA e assim converter mais leads. 

Tal como em muitos outros setores da sociedade, o marketing já faz uso de diversas ferramentas de Inteligência Artificial de forma recorrente e incontestável. Terminamos com alguns números que refletem esta realidade: 

  • 27,99% das visitas ao Google Search estão livres de spam graças à IA. 
  • O Google removeu 115 milhões de reviews falsas com IA. 
  • 29. 48% das empresas utilizam ferramentas de IA para resolver problemas de qualidade dos dados. 
  • 26. 49% dos consumidores norte-americanos mostram-se interessados na pesquisa online com IA. 

REFERÊNCIAS:

Google Search Statistics – Fit Small Business  
Which Search Engines Are The Most Popular – Serpstat 
Top Google Searches – Exploding Topics 
Social Media Stats – Backlinko 
Mobile Share of US Organic Search Engine visits – Statista  

Autor

  • Ana CostaContent Specialist

    Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
    No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
    Encontre a Ana no LinkedIn.

    Ver todos os artigos
Scroll to Top

Google Consent Mode v2 e Usercentrics Cookiebot CMP

 

Soluções Digitais