Ferramentas e dicas para uma estratégia de marketing 360º
A estratégia de marketing digital 360º exige planeamento, tecnologia e adaptação. A grande questão é: valerá a pena fazer este esforço adicional em tempo, dinheiro e formação? Na SmartLinks, acreditamos que sim!
As empresas devem ter a noção exata do ponto onde estão e para onde pretendem caminhar.
Na era do digital, algumas empresas são obrigadas a iniciar o processo de transformação digital, o que pode obrigar a grandes mudanças na cultura e organização internas. Por outro lado, muitas empresas já nasceram totalmente digitais e revelam uma grande adaptabilidade e potencial.
O que é uma estratégia de marketing digital 360º?
A Estratégia de Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online, com o objetivo de atrair novos negócios e/ou clientes, criar relacionamentos e desenvolver a identidade de marca. Deve munir-se de tecnologia para planear, construir e expandir o negócio para alcançar os resultados traçados.
A definição desses objetivos é estabelecida numa perspetiva SMART:
Traduzindo: os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e atempados (para um determinado período de tempo). Ao mesmo tempo, devem ser relevantes e ambiciosos, mas realistas e exequíveis, com prazos estabelecidos para implementar a estratégia.
Exemplos de objetivos claros e mensuráveis:
- Aumentar o número de contactos telefónicos mensalmente;
- Aumentar as vendas em 20% nos próximos 3 meses;
- Aumentar o tráfego do website em 15% mensalmente;
- Aumentar a fidelização dos clientes em 5% no primeiro semestre;
- Aumentar o reconhecimento da marca nos próximos 3 meses;
- Aumentar a audiência/base de dados no próximo ano;
- Aumentar o ROAS em 5% no 2º trimestre de 2022.
Uma estratégia digital 360º é composta por várias ferramentas e intervenientes, formando um círculo completo, com dados acessíveis aos intervenientes do processo. Quando todos os intervenientes têm conhecimento do caminho a seguir e dos objetivos a alcançar, toda a equipa está preparada para medir os resultados e progredir, fazendo os ajustes necessários para os alcançar.
É claro, conhecer o cliente é fundamentar neste processo. Isso inclui perceber quem é o seu público-alvo, os seus interesses, dados geográficos, demográficos, psicográficos e até comportamentais. Com esta informação, será possível construir uma (ou várias) buying persona(s) e segmentar as audiências e assim personalizar a mensagem enviada a cada consumidor, com base na fase de funil de compra em que se encontra.
Canais e ferramentas para uma estratégia de marketing 360º
É importante analisar os pontos fortes e fracos dos competidores para depois apostar num marketing diferenciador. De seguida, apresentamos algumas das nossas ferramentas favoritas para uma análise completa da concorrência.
Análise da concorrência
Análise de Redes Sociais:
Análise de conteúdos que geram mais interações ou do desempenho geral da página, número de fãs, crescimento semanal, interações e até o valor de mercado do perfil.
Análise dos visitantes do website:
Análise de métricas como média de visitantes, duração das visitas, fonte do tráfego, termos mais procurados e interesses, entre outros.
Indicadores SEO da concorrência:
Analisam quais as empresas concorrentes que estão bem posicionadas, pelas palavras-chaves que pretendemos que apareçam.
- Open Site Explorer
- WebSite Grader
- SpyFu
- Magestic
- Ahrefs
- WooRank
- Ubersuggest – SEO and Keyword Discovery
Análise da concorrência Google Ads:
Além de pesquisas reais para comparar anúncios de marcas concorrentes, é possível analisar a sua posição dos rankings e planear keywords.
- Keyword Planner
- Pro RankTracker
- I Search From
- Pesquisas Reais
Canais parceiros
Novos canais têm vindo a surgir para ajudar as marcas a obter melhores resultados. Operam na área de espaço publicitário online em tempo real. Programatic, TEADS e Playce são os principais canais parceiros.
Definir o budget para marketing digital
Feita a análise da concorrência, é necessário definir um budget (esperemos que robusto!) para aplicar nos diferentes canais de marketing. Idealmente, qualquer empresa deveria considerar 20% de budget extra para testes.
Quanto se deve investir em marketing digital?
Esta é uma daquelas questões que não tem resposta certa. Tudo depende de vários fatores, nomeadamente do estado das finanças da empresa, da receita atual e dos objetivos de negócio que pretende atingir. É aconselhável ter um valor mensal definido e consistente para conseguir criar uma proposta de valor. Damos algumas dicas para definir o seu Budget Paid Media:
- Avaliar o potencial dos canais disponíveis para o target do cliente;
- Avaliar e quantificar o impacto do tráfego pago nos outros canais;
- Avaliar e quantificar impacto do orçamento vs. retorno dos outros canais;
- Apostar maiores percentagens de budget em meios que nos permitam alcançá-los (melhor CPL, melhor CPA, melhor ROAS);
- Testar novos meios.
Redes sociais
Devemos investir em comunicação orgânica divulgando os nossos produtos/serviços e as suas mais valias, com foco na diferenciação do nosso produto/serviço face à concorrência;
Devemos investir em Anúncios Pagos nas Redes Sociais onde o nosso target navega.
Por isso, há que analisar:
- Qual ou quais as redes mais utilizadas pelo nosso público-alvo?
- Conseguimos alcançar a nossa buyer-persona nas redes sociais?
- Os decisores de compra navegam nas redes sociais?
Social Ads
Os anúncios de redes sociais permitem que o cliente alcance um público específico através de segmentações: que páginas segue, que interesses tem, qual a localização geográfica, profissão, género, idade, entre outras categorias.
Os anúncios de social ads permitem alcançar um público específico, mostrar o valor e autoridade da marca, fazendo que com que o target avance no funil de compra. Há que ter em conta:
- Objetivos do anúncio (alcance, tráfego, reconhecimento, interações, conversões, leads forms, mensagens);
- Criação de públicos personalizados;
- Realização testes A/B para testar criativos ou copys;
- Utilização de diversos formatos e posicionamentos.
Google Ads
Apresentar um anúncio no momento em que as pessoas procuram, em Google Search, por determinado serviço ou produto, é a grande mais-valia do Google Ads. É um dos canais de aquisição de tráfego mais rápidos e que apresenta maior número de conversões, uma vez que o utilizador está ativamente à procura do produto/serviço que anunciamos. Assim, o consumidor é impactado em diferentes fases do funil de marketing. É importante avaliar todos os momentos e identificar em qual dessas fases o utilizador toma a decisão de compra.
Além disso, o Google Ads permite identificar facilmente quais as palavras-chave com maior retorno e usá-las na criação de conteúdo SEO (blogs ou websites), o que vai causar um bom posicionamento orgânico e diminuir o investimento a médio prazo.
O Google Ads permite diferentes formas de segmentação:
- Keywords: os anúncios serão exibidos para quem pesquisar no Google determinadas palavras-chaves que representam os produtos e serviços (Google Search/ Display/Discovery Ads).
- Segmentação por tópicos e canais: permite escolher tópicos específicos e exibir anúncios em vários sites sobre esse tema. O mesmo acontece com a seleção de canais específicos para veicular anúncios.
- Segmentação por interesses: os anúncios são exibidos a pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa, mesmo quando essas pessoas estiverem noutros websites, aplicações ou até assistindo a vídeos que não estejam diretamente relacionados aos produtos e serviços publicitados.
- Posicionamentos: selecionar os websites onde os anúncios serão exibidos.
- Localização, Idade e idioma: é possível escolher a localização geográfica, idade e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
- Programação (em que dias, horários e frequência vai estar visível).
- Segmentação por dispositivos (PC, portátil, tablet, smartphone).
- Acompanhar os resultados e realizar testes A/B para testar criativos, copys e mesmo landing pages.
Automação: E-mail e SMS Marketing
A automação traduz-se no uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de simplificar processos, tornando-os mais eficazes de forma automática. Assim, é possível enviar ao consumidor mensagens personalizadas por e-mail ou SMS, com conteúdo relevante e com base do seu perfil e interesses.
O Hubspot CRM e o E-goi – ambos parceiros da Smartlinks – são bons exemplos de automação de marketing. O mLabs (Redes Sociais) Zapier (Apps) e ManyChat (Facebook) são também muito utilizados, inclusive por nós.
As ferramentas de automação permitem:
- Atingir potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada.
- Manter um relacionamento personalizado com as leads angariadas através da definição de fluxos:
- Fluxo de nutrição de leads;
- Fluxo de abandono de carrinho de compras;
- Fluxo de ativação de clientes;
- Fluxo de upsell/cross sell serviços/produtos.
