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As 10 Ferramentas de Marketing Digital Mais Úteis para as Empresas

Atualmente, um gestor de marketing digital tem uma enorme variedade de ferramentas por onde pode potenciar e otimizar a sua estratégia de marketing digital.

A Inteligência Artificial veio revolucionar a forma como trabalhamos e o Marketing é uma das áreas que mais tem sido impactado. 

O mais difícil de fazer quando não se tem o apoio de uma agência de marketing digital é saber quais as ferramentas mais úteis e práticas que o podem ajudar. É por esse sentido que queremos guiar este artigo, aproveitando a oportunidade para apresentar as 10 ferramentas mais úteis que todas as empresas devem utilizar.

ChatGPT  

 É uma ferramenta de gestão revolucionária e versátil, que tem por base a avançada arquitetura de Inteligência Artificial Generativa da OpenAI. Apresenta uma solução líder em processamento de linguagem natural, que oferece uma gestão eficiente de informações e comunicação. 

Pode ser integrada em várias plataformas e ambientes, como suporte em tempo real para uma ampla gama de tarefas: responder a perguntas complexas, gerar conteúdo criativo, organizar tarefas, otimizar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade. 

É uma ferramenta indispensável para impulsionar a inovação. comunicação e colaboração na gestão de empresas. 

Google Analytics 

 

Em 2023, a nova versão de Google Analytics (GA4) revelou maior flexibilidade flexível, com relatórios simplificados, otimização de métricas e campanhas mais eficazes.  

O GA4 é uma plataforma gratuita da Google que permite monitorizar métricas essenciais para websites e apps. Constitui uma excelente opção para empresas com orçamentos limitados que estão a dar os primeiros passos em marketing e análise de dados.  

Com esta ferramenta, é possível recolher e analisar dados, criar eventos, medir conversões e identificar as páginas mais eficazes na geração de receitas.  

Através de machine learning, o GA4 oferece insights e análises preditivas, permite o rastreamento de utilizadores em diferentes dispositivos e plataformas na mesma propriedade e proporciona uma compreensão mais aprofundada das audiências e do ciclo de vida do utilizador. Tudo isto enquanto preserva a privacidade do utilizador. 

Quanto mais dados analisar, mais hipótese tem de melhorar. Esta plataforma faz parte de dia-a-dia de uma agência de marketing digital e devia fazer parte do dia-a-dia de todas as empresas. 

SEMrush  

 

Ideal para encontrar as palavras-chave que mais precisa para estratégias de SEO ou campanhas PPC. O trabalho de analisar a concorrência é bastante facilitado por esta plataforma, que consegue informar os gestores e profissionais de marketing sobre os vários desempenhos de cada um dos seus concorrentes, a nível orgânico ou nos anúncios. 

Funções do SEMrush: 

 

  • Pesquisa de Palavras-chave: Permite identificar palavras-chave relevantes para otimizar conteúdo e campanhas publicitárias. 
  • Análise de Concorrentes: Oferece insights sobre as estratégias online dos concorrentes, incluindo palavras-chave, tráfego e anúncios. 
  • Análise de Backlinks: Ajuda a entender a qualidade dos links que apontam para um site. 
  • Auditoria de Site: Identifica problemas técnicos e sugere melhorias para otimização de motores de busca (SEO). 
  • Análise de Tráfego: Fornece informações detalhadas sobre o tráfego de um site, incluindo fontes, dispositivos utilizados, e mais. 
  • Ferramentas de Publicidade: Auxilia na criação e otimização de campanhas publicitárias online. 

 

HubSpot 

 

A HubSpot é uma plataforma de software que oferece uma variedade de ferramentas que integra funcionalidades de Inbound Marketing, vendas e serviços numa única plataforma, facilitando a gestão holística do cliente. 

A SmartLinks é parceira privilegiada da Hubspot em Portugal. Se pretende usar esta ferramenta, fale connosco! 

Destacamos: 

  • Ferramentas de Inbound Marketing: Permitem criar e otimizar conteúdo, automatizar campanhas de e-mail marketing, gerir redes sociais e analisar o desempenho para atrair e envolver potenciais clientes de forma mais eficaz. 
  • Gestão de Leads: Facilita a captação de leads, organização e acompanhamento e ajuda as equipas de vendas a converter leads em clientes. 
  • Ferramentas de Vendas: Fornece uma variedade de ferramentas para a equipa de vendas, como automação, rastreamento de e-mails, gestão de contactos e análises para melhorar a eficiência e a produtividade. 
  • Atendimento ao Cliente: Oferece funcionalidades para criar tickets de suporte, gerir interações com clientes, fornecer suporte personalizado e monitorizar a satisfação do cliente. 
  • Análises e Relatórios: Disponibiliza dados analíticos para medir o desempenho em todas as etapas do funil de vendas e do ciclo de vida do cliente. 

Procura uma plataforma especializada apenas em vendas? A Pipedrive pode ser a solução. 

Klaviyo 

 

É uma plataforma excelente de automação de e-mail marketing e comércio eletrónico. É muito usada por empresas para criar campanhas de e-mail direcionadas, segmentar clientes com base nos seus comportamentos de compra e interação e otimizar o envolvimento do cliente com a marca. 

Inclui ferramentas de e-mail e SMS Marketing, Mobile Push, Reviews e plataforma de dados de cliente. A Klaviyo desenvolveu soluções específicas para os setores do retalho, restaurantes, welness (incluindo ginásios, spas e salões de beleza) agências de marketing e desenvolvimento.  

Outras plataformas de e-mail marketing muito usadas são, por exemplo, o Mailchimp, o e-goi, a Brevo (antiga Sendinblue) ou o MailerLite.  

Hootsuite 

 

Plataforma de gestão de redes sociais que permite reunir todas as monitorizações, publicações e análises de redes sociais num único local. O Hootsuite também possibilita a criação de conteúdo adequado ao setor e a sua programação antecipada.

A plataforma foca principalmente os utilizadores dos setores da saúde, educação e governo. A tecnologia de inteligência artificial associada permite reduzir bastante a carga de trabalho: gera instantaneamente legendas, hashtags e ideias de publicações para todas as redes (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outras). Também inclui modelos do Canva para criar excelentes designs em segundos. 

Canva

 

Plataforma online de design gráfico que permite aos utilizadores criar facilmente uma variedade de materiais visuais de forma rápida e profissional. Pense num suporte, o Canva faz: apresentações, estacionário, planos de negócios, cartazes, publicações para redes sociais, documentos empresariais. etc. O interface intuitivo e uma vasta biblioteca de elementos gráficos, templates e ferramentas de edição fazem do Canva uma ferramenta muito popular.  

Para as empresas, o Canva é especialmente útil devido à sua capacidade de simplificar o processo de design, permitindo que mesmo aqueles sem experiência em design gráfico possam criar materiais atrativos e impactantes. Além disso, facilita a colaboração entre membros de equipa, já que diferentes utilizadores conseguem trabalhar simultaneamente nos mesmos projetos.  

Trello 

 

Esta plataforma online de gestão de projetos utiliza o formato de quadro Kanban para ajudar as equipas a organizar tarefas e colaborar de forma eficiente. Lança o desafio de ver o trabalho numa perspetiva completamente diferente. 

Com uma interface visual e intuitiva, o Trello permite criar quadros para cada utilizador, que por sua vez pode adicionar listas de tarefas, descrições, checklists, datas de conclusão e anexar ficheiros com informações detalhadas sobre as suas tarefas. A comunicação entre utilizadores é simplificada com ferramentas colaborativas e atualizações, um aspeto especialmente útil para empresas distribuídas geograficamente. 

Procura outra plataforma de gestão de projetos? Experimente o Asana, o Zoho ou o Monday.  

Swonkie  

 

Uma plataforma de gestão de redes sociais que permite aos utilizadores gerir e programar publicações em várias redes sociais a partir de um único local.  

Oferece funcionalidades como agendamento e partilha de posts, automatização de relatórios, análise de desempenho, comparação com a concorrência, colaboração em equipa e sugestões de conteúdo. Tudo de uma forma intuitiva e simplificada. No último ano, tem desenvolvido ferramentas específicas para marketing de influência e social listening, que demonstram que a Swonkie está atenta ao mercado.

Todas as ferramentas acima mencionadas são utilizadas por qualquer agência de marketing digital para potenciar os negócios em que trabalha, mas podem e devem ser utilizadas por todas as empresas que queiram alavancar os seus negócios através dos seus próprios meios.

Marketing Hub – Hubspot 

 

Se pretende uma plataforma abrangente de automação de marketing, capaz de oferecer uma variedade de ferramentas e recursos para impulsionar estratégias de marketing digital, anote esta ferramenta da Hubspot.

Projetado para ajudar as empresas a criar, gerir e analisar campanhas de marketing de forma integrada, o Marketing Hub é uma solução poderosa para a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e interações digitais. 

Principais características: 

  • Automação de Campanhas: Permite criar campanhas de marketing automatizadas, personalizadas e direcionadas com base no comportamento do cliente. 
  • E-mail Marketing: Facilita o design, envio e rastreamento de campanhas de e-mail, com foco na segmentação e personalização. 
  • Gestão de Jornada do Cliente: Oferece uma visão 360º da jornada do cliente, que permite criar experiências personalizadas em diferentes pontos de contato. 
  • Análise de Dados: Fornece ferramentas avançadas de análise para medir o desempenho das campanhas, compreender o comportamento do cliente e ajustar estratégias. 
  • Integração com Outras Plataformas: Possibilita a integração entre diversas soluções da empresa e ferramentas externas, garantindo uma abordagem unificada nas operações de marketing. 

 

Agora é a sua vez! Que ferramentas de trabalho pretende utilizar nos próximos tempos? Quais as funcionalidades que mais aprecia e as que considera que precisam de reforma? Conte-nos tudo e conte connosco! 

 

Referências: 

LinkedIn – The Virtual Desk  

WEBFX  

Rock Content  

 

Artigo atualizado em dezembro de 2023.

Autor

  • Ana CostaContent Specialist

    Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
    No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
    Encontre a Ana no LinkedIn.

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