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GA4 – O Universal Analytics vai deixar de coletar dados

Conceito de Big Data Analytics e Business Intelligence com quadros e ícones digitais.

GA4 – Falta pouco mais de 1 ano para o Universal Analytics deixar de coletar dados

 

O Google Universal Analytics vai deixar de coletar dados a partir de 01 de julho de 2023 (ou 01 de outubro de 2023, caso seja cliente 360)!

A Google, em resposta às novas leis de privacidade, como o RGPD, apresentou, em outubro de 2020, o Google Analytics 4 (GA4), como a próxima geração de ferramentas de análise. Contudo, apenas no início de 2022 informou que o GA4 iria substituir definitivamente o Universal Analytics.

 

Desenvolvido em resposta à maior rigidez de regras e regulamentos de controlo sobre a coleta e armazenamento de dados, o GA4, sempre alinhado com rigorosos critérios de privacidade, faz uso de machine learning para que os seus utilizadores descubram novos insights e melhorarem os esforços de marketing.

O Google Analytics 4 é, nesse sentido, uma ferramenta de análise preditiva, em que os principais insights são baseados em probabilidades. Esta nova abordagem, torna o GA4 não apenas uma ferramenta de análise de tráfego, mas de Business Intelligence, mapeando o comportamento do utilizador com muito mais fluidez.

 

O que diferencia o GA4 do Universal Analytics

O GA4 é uma ferramenta que pretende facilitar a vida dos seus utilizadores e oferecer insights mais valiosos para todos os que procuram aumentar as vendas, leads ou audiências dos seus negócios. Assim, apresentamos aqui algumas das diferenças do GA4 para o Universal Analytics que se traduzem num maior benefício para a coleta e análise dos seus dados:

 

1. Modelo de Dados mais flexível

Ao invés do Google Universal Analytics, em que é usado um modelo baseado em sessões que agrupa as interações dos utilizadores dentro de um determinado período de tempo, o Google Analytics 4 utiliza um modelo sustentado em eventos e parâmetros, permitindo uma coleta de dados mais flexível, escalável e rápida.

 

2. Relatórios integrados e simplificados

Se por um lado, o Google Universal Analytics organiza os dados em inúmeros relatórios pré-definidos, por outro, o Google Analytics 4 apresenta relatórios mais simplificados. Se o utilizador desejar detalhar ou personalizar alguma análise referente a um determinado tópico basta criar um novo relatório.

 

3. Consolidação de dados de diferentes dispositivos

Um dos maiores benefícios do GA4 é a possibilidade de consolidar os dados do website e dos aplicativos móveis numa única propriedade.

Esta possibilidade de agregar a informação permite compreender melhor a jornada de conversão do utilizador, corrigir problemas de atribuição entre dispositivos e ter uma visão mais abrangente da eficácia das campanhas de marketing em todos os dispositivos/plataformas.

Reunir automaticamente, na mesma propriedade, as jornadas realizadas pelo mesmo utilizador dispositivos diferentes, ao invés de registá-las em visitas separadas, garante que os dados são mais confiáveis. Para além disso, evita o desperdício de gastos com publicidade desnecessária e permite uma melhor tomada de decisão, impactando positivamente o retorno sobre o investimento (ROI).

 

4. Insights mais relevantes

O Google Analytics 4, através de ferramentas de machine learning fornece recursos de análise preditiva que permitem medir o progresso da conversão. Atualmente o GA4 oferece suporte a três métricas preditivas: probabilidade de compra; probabilidade de rotatividade e previsão de receita.

Dessa forma, é possível criar públicos com base em seus comportamentos previstos e ser muito mais efetivo nas campanhas de retargeting, melhorando assim a performance das suas ações de marketing.

 

5. Métricas otimizadas para rastreamento mais preciso

No anterior Analytics as visualizações de página, o tempo de navegação, os eventos e as conversões eram as métricas mais importantes. No GA4 4, todas estas medições passam a ser representadas como eventos. Isso quer dizer que todas as interações do utilizador são medidas separadamente.

Para além disso, o GA4 fornece um novo conjunto de métricas de “engagement” para um rastreamento mais preciso: Engaged sessions; engagement rate; engagement sessions per user e average engagement time.

 

6. Rastreamento otimizado para alguns eventos

Ao contrário do Universal Analytics, a propriedade de GA4 permite o rastreamento automático de determinados tipos de eventos sem qualquer codificação adicional. Para além da visualização de página, podem ser automaticamente medidos o scroll das páginas do website, os cliques de saída, as pesquisas no website, o engagment com os vídeos e o download de ficheiros.

 

7. Melhor acompanhamento da jornada do utilizador

Com recurso aos fluxos de dados do GA4 é possível medir as interações dos utilizadores em todas as plataformas ou dispositivos. O Analytics 4 permite, por exemplo, unir todas as ações realizadas por um utilizador que utilizou dois dispositivos diferences durante o seu processo de conversão e criar relatórios mais precisos do que os possíveis com o Universal Analytics.

Essa forma de rastreamento entre plataformas é bastante útil para mapear por completo a jornada de cada utilizador e, com isso, construir funis de venda com grande precisão. Ao identificar o ponto exato da jornada de compra em que um cliente se encontra, fica muito mais simples definir estratégias adequadas ao perfil, tanto de conteúdo quanto de anúncios.

 

8. Acompanhamento de conversões mais fácil e ilimitado

No GA4 é possível marcar facilmente qualquer evento registado como uma conversão, basta apenas um pequeno passo. Para além disso, enquanto no Google Analytics 3 apenas se pode acompanhar no máximo 20 conversões em cada vista, no GA4 não existem restrições.

 

9. Melhor controlo da privacidade do utilizador

O Google Analytics 4 oferece melhores opções de controlo da privacidade dos utilizadores. Ao contrário do que acontece no Universal Analytics, na propriedade de GA4 apenas é possível reter dados específicos de um utilizador inativo por apenas 14 meses antes destes serem excluídos automaticamente. Adicionalmente, o uso do machine learning irá ajudar a preencher eventuais lacunas de dados deixadas pela ausência dos cookies.

 

Principais passos para a implementação do GA4

 

Comece a usar o Google Analytics 4 o quanto antes

Apesar de faltar ainda quase um ano para os dados deixarem de ser coletados no Universal Analytics, deve implementar já o Google Analytics 4 porque:

  • A aquisição de dados começa do zero. Portanto, se quiser fazer comparações anuais em julho de 2023, terá de ter a sua propriedade GA4 pronta até ao final de junho deste ano.
  • Possíveis vantagens competitivas podem surgir mais cedo.
  • Ganhará maior experiência com o uso.
  • O GA4 é o futuro do Google Analytics.

 

Datas a ter em atenção

  • Os dados deixam de ser coletados no Universal Analytics no dia 1 de julho de 2023.
  • Até 30 de junho de 2023 o Universal Analytics continuará a coletar os dados.
  • Durante os seguintes seis meses ter-se-á acesso aos dados e relatórios antigos nas propriedades do Universal Analytics.
  • No final de 2023 deixará de ser possível aceder à propriedade de Universal Analytics.

 

Conclusão

O Google Analytics 4 é um passo enorme em direção ao futuro das ferramentas de coleta e análise de dados. Não é um upgrade do Universal Analytics, mas uma maneira totalmente nova de rastrear utilizadores em websites e aplicativos móveis.

Fazendo uso de machine learning, o GA4 permite ter acesso a insights e análises preditivas que prometem levar o seu negócio ao próximo nível. O GA4 oferece a possibilidade de rastrear o utilizador através de diferentes dispositivos e plataformas na mesma propriedade e um maior conhecimento das audiências e do ciclo de vida do utilizador, preservando a privacidade do utilizador.

Por isso, se já usa o Universal Analytics, não perca tempo e migre o mais rápido possível para esta nova ferramenta.

 

Referências

SMEC, Google Analytics 4: cross-channel measurement, privacy & more

SMEC, How to use predictive audiences in Google Analytics 4

Surgedigital, Google Analytics4: o que há de novo no GA4? 

Optimize Smart, Google Analytics 4 (GA4) vs Universal Analytics – What is the difference?

Optimize Smart, How to upgrade to GA4 (Google Analytics 4) 

Optimize Smart, Key Benefits of Using Google Analytics 4 (GA4)

Arke, Benefits of Google Analytics 4 

Rootand Branch Group, Google Analytics 4 vs Universal Analytics

Analytics Help, Meet the next generation of Google Analytics

Analytics Help, [GA4] Configure o Analytics para um Website e/ou uma app

Google Analytics, Introdução ao Google Analytics 4 

Ames, Novo Google Analytics 4 (GA4): o futuro do web analytics

Autor

  • Luís Lobo

    Luís Lobo é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
    Apaixonado pela comunicação digital e pelo voluntariado, Luís está sempre pronto a abraçar um novo desafio. A sua ambição é aprender novas competências, conhecer outras perspetivas e viver experiências enriquecedoras. Como escrever um livro não era suficiente, Luís arrisca todos os dias em conteúdos interessantes nas mais diversas plataformas digitais.
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