SmartLinks

Google aceita conteúdo produzido por IA

Danny Sullivan quote

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no mundo empresarial, trazendo diversas vantagens como a automatização de processos, tomada de decisões mais precisas e o aumento da eficiência.

 

Também é cada vez mais usada para produzir conteúdo (ver ferramenta ChatGPT e Bard AI), mas até recentemente a posição oficial do Google parecia ir no sentido de rejeitar esse tipo de conteúdo gerado por IA e foi assim que várias fontes de referência o entenderam.

 

Como tudo evolui, o Google publicou recentemente esclarecimentos em relação ao conteúdo gerado por IA.

 

Referências do SEJ (Search Engine Journal) a afirmar que o Google considerava que o conteúdo gerado por IA era webspam e ia contra as suas diretrizes para webmasters (1 e 2).

 

google não gosta de conteúdo gerado por IA

 

No entanto, numa publicação mais recente no seu blog para Webmasters (3), a empresa esclareceu que o uso de IA pode ser útil desde que o conteúdo criado seja de qualidade, acrescente valor para os utilizadores e não seja criado com o objetivo de manipular rankings de pesquisa (SEO).

 

google webmaster aprova conteudo IA

 

É importante que as empresas tenham em mente estas diretrizes ao utilizar a IA nos seus processos de produção de conteúdos.

 

 

A nossa opinião

 

Apesar de parecer claro que o Google no passado não aceitava conteúdo escrito por IA, existem evidências de que o Google na realidade sempre aceitou conteúdo gerado por inteligência artificial desde que seja:

  • Útil para o utilizador;
  • Adaptado, i.e. revisto por um ser humano para evitar erros de síntese ou factuais;

 

Aqui ficam alguns prints e informação de Nov. 2022 por parte do Danny Sullivan do Google.

 

danny sullivan - ai content is not bad NOV 2022 Danny Sullivan quote google webmaster guidelines sobre conteudo spammy

 

Esta informação está alinhada com as orientações disponíveis na Central de Pesquisa sobre as políticas de spam.

 

Citação direta:

 

Conteúdo automático com spam

O conteúdo automático com spam é criado de maneira programática sem produzir nada original nem adicionar valor suficiente. Em vez disso, ele é gerado com o objetivo principal de manipular as classificações de pesquisa, e não de ajudar os usuários. Exemplos de conteúdo automático com spam:

  • Texto que não faz sentido para o leitor, mas contém palavras-chave de pesquisa
  • Texto traduzido por uma ferramenta automática sem revisão humana antes da publicação
  • Texto gerado com processos automatizados sem considerar a qualidade ou a experiência do usuário
  • Texto criado com geração automática de sinônimos, paráfrases ou técnicas de ofuscação
  • Texto gerado com base em cópias de feeds ou resultados da pesquisa
  • Agrupamentos ou combinações de conteúdo de diversas páginas da Web sem adição significativa de valor

 

Ou seja, o Google já permitia que bom conteúdo gerado com recurso a IA fosse utilizado e na realidade, existem muitos casos práticos desse tipo de conteúdos estarem bem posicionados e rankearem muito bem para pesquisas com elevado grau de exigência.

 

Quer acrescentar algo? Comente abaixo.

 

Fontes:

(1) https://searchengineland.com/google-ai-generated-content-spam-383454 

(2) https://www.searchenginejournal.com/google-says-ai-generated-content-is-against-guidelines/444916/

(3) https://developers.google.com/search/blog/2023/02/google-search-and-ai-content?hl=pt-br

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

    Ver todos os artigos
Scroll to Top

Google Consent Mode v2 e Usercentrics Cookiebot CMP

 

Soluções Digitais