SmartLinks

Smart Blog

IGTV: como funciona e como uma marca pode tirar partido

A nossa Agência redes sociais vibra com o Instagram. É a rede social que está a dar cartas! O Instagram cresce de dia para dia, em termos de funcionalidades e usuários ativos. Já conheces a última funcionalidade? IGTV? Já ouviste falar? A IGTV é a mais recente novidade do Instagram, lançada há poucas semanas.

A IGTV é a nova app de vídeo do Instagram. Ainda estamos no início, mas a previsão é que vai “bombar” dentro em breve! Contamos tudo sobre o novo aplicativo:

O que é a IGTV?
A IGTV é uma app gratuita que permite partilhar vídeos de longa duração. Até hoje, no Instagram só era possível partilhar vídeos até 60 segundos. Agora, com a IGTV, é possível partilhar vídeos com a duração máxima de uma hora e sem interrupções.

O que fazer para ter acesso à IGTV?
É simples! Se tiver a aplicação do Instagram atualizada, já deve ter reparado no ícone no canto superior do lado direito com o símbolo de uma tv? Para aceder basta clicar. Caso contrário, um dos aspetos curiosos desta app, é que a IGTV não é apenas parte integrante da aplicação do Instagram, está também disponível como aplicação independente, podendo ser instalada através da Play Store e App Store.

Como funciona?
Ao aceder à IGTV, vai encontrar quatro categorias:

  • Para ti: conteúdo sugerido em função dos interesses dos utilizadores;
  • A seguir: conteúdo partilhado por utilizadores e páginas seguidos;
  • Populares: conteúdo com muitas visualizações;
  • Continuar a ver: histórico das minhas visualizações;

Para assistir aos vídeos não é preciso ter um canal. Os utilizadores do Instagram têm acesso a tudo que é publicado na IGTV. Ao aceder à app IGTV passa a ter acesso aos vídeos dos perfis que já segue no Instagram, não é necessário seguir novamente. Outra funcionalidade é a integração da IGTV com as mensagens privadas do Instagram.

Com a IGTV acabaram-se as mensagens com cortes e interrupções de minuto em minuto. É possível filmar uma hora, a verdade é que esta nova funcionalidade permite dar largas à imaginação. De qualquer das formas, o Instagram lançou um manual da IGTV para os criadores de conteúdo em que sugere uma duração ideal de 10 a 15 minutos, ou seja, semelhante aos vlogs do Youtube.

Lembram-se da primeira versão do Instagram? O que começou por ser uma aplicação “quadrada”, no que respeita ao formato das fotos, só admitia 4×4, está cada vez mais “out of the box”, com constantes novidades e transformações! O Instagram está imparável. O formato do vídeo é mais uma novidade. A app IGTV foi desenvolvida a pensar no mobile, isto significa que os vídeos são transmitidos na vertical e em tela cheia. Assim sendo, os vídeos devem ser gravados em formato vertical, em vez da tradicional orientação horizontal.

A IGTV é uma app simples, intuitiva e permite a edição dos vídeos. A ideia é que estes sejam editados, trabalhados e publicados com qualidade. Marcas, bloggers, vloggers, youtubers e influencers, algo nos diz que vocês vão adorar a IGTV!

Como é que a sua marca pode tirar partido?
Os vídeos são o tipo de conteúdo que mais cresce hoje na internet. A nossa Agência redes sociais, olha para a IGTV, como uma ferramenta cujo potencial é enorme. Através desta app pode criar conteúdo e expandir o negócio, atraindo novos clientes, gerando tráfego e conversões.

Apesar de ainda não existirem anúncios, é provável que venham a haver e que sejam geridos através do Facebook Business Manager. De qualquer forma, assim que um vídeo é carregado para a IGTV, é possível ver estatísticas: gostos, comentários, contagem de visualizações, percentagem média de visualizações do vídeo e um gráfico de retenção de público.

Até agora, as críticas à IGTV têm sido muito positivas. Por sua vez, o Instagram atravessa o seu melhor momento de sempre, tendo atingido recentemente um bilião de utilizadores. A sua marca pode tirar partido do Instagram e da IGTV, as duas aplicações são consideradas um excelente instrumento de marketing e comunicação.

Ansioso por experimentar? Se precisar nós estamos cá para o ajudar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao concordar em aceitar o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visita um site, ele pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Controle os serviços de cookies pessoais aqui.


São imprescindíveis para navegar no website e garantem uma experiência de excelência. Servem para medição de audiências e possibilitam a divulgação de publicidade sem personalização.

Permitem personalizar as ofertas que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Mesmo não aceitando estes cookies, poderá receber ofertas, mas sem corresponderem às suas preferências. Obtenha uma experiência mais personalizada e completa de conteúdos, que guarda as suas preferências e lhe mostra apenas conteúdos relevantes, contribuindo decisivamente para uma experiência de qualidade superior. Não se preocupe, só enviaremos comunicações que nos solicitar!

Aceitar todos
Rejeitar todos
Scroll to Top