SmartLinks

IGTV: como funciona e como uma marca pode tirar partido

A nossa Agência redes sociais vibra com o Instagram. É a rede social que está a dar cartas! O Instagram cresce de dia para dia, em termos de funcionalidades e usuários ativos. Já conheces a última funcionalidade? IGTV? Já ouviste falar? A IGTV é a mais recente novidade do Instagram, lançada há poucas semanas.

A IGTV é a nova app de vídeo do Instagram. Ainda estamos no início, mas a previsão é que vai “bombar” dentro em breve! Contamos tudo sobre o novo aplicativo:

O que é a IGTV?
A IGTV é uma app gratuita que permite partilhar vídeos de longa duração. Até hoje, no Instagram só era possível partilhar vídeos até 60 segundos. Agora, com a IGTV, é possível partilhar vídeos com a duração máxima de uma hora e sem interrupções.

O que fazer para ter acesso à IGTV?
É simples! Se tiver a aplicação do Instagram atualizada, já deve ter reparado no ícone no canto superior do lado direito com o símbolo de uma tv? Para aceder basta clicar. Caso contrário, um dos aspetos curiosos desta app, é que a IGTV não é apenas parte integrante da aplicação do Instagram, está também disponível como aplicação independente, podendo ser instalada através da Play Store e App Store.

Como funciona?
Ao aceder à IGTV, vai encontrar quatro categorias:

  • Para ti: conteúdo sugerido em função dos interesses dos utilizadores;
  • A seguir: conteúdo partilhado por utilizadores e páginas seguidos;
  • Populares: conteúdo com muitas visualizações;
  • Continuar a ver: histórico das minhas visualizações;

Para assistir aos vídeos não é preciso ter um canal. Os utilizadores do Instagram têm acesso a tudo que é publicado na IGTV. Ao aceder à app IGTV passa a ter acesso aos vídeos dos perfis que já segue no Instagram, não é necessário seguir novamente. Outra funcionalidade é a integração da IGTV com as mensagens privadas do Instagram.

Com a IGTV acabaram-se as mensagens com cortes e interrupções de minuto em minuto. É possível filmar uma hora, a verdade é que esta nova funcionalidade permite dar largas à imaginação. De qualquer das formas, o Instagram lançou um manual da IGTV para os criadores de conteúdo em que sugere uma duração ideal de 10 a 15 minutos, ou seja, semelhante aos vlogs do Youtube.

Lembram-se da primeira versão do Instagram? O que começou por ser uma aplicação “quadrada”, no que respeita ao formato das fotos, só admitia 4×4, está cada vez mais “out of the box”, com constantes novidades e transformações! O Instagram está imparável. O formato do vídeo é mais uma novidade. A app IGTV foi desenvolvida a pensar no mobile, isto significa que os vídeos são transmitidos na vertical e em tela cheia. Assim sendo, os vídeos devem ser gravados em formato vertical, em vez da tradicional orientação horizontal.

A IGTV é uma app simples, intuitiva e permite a edição dos vídeos. A ideia é que estes sejam editados, trabalhados e publicados com qualidade. Marcas, bloggers, vloggers, youtubers e influencers, algo nos diz que vocês vão adorar a IGTV!

Como é que a sua marca pode tirar partido?
Os vídeos são o tipo de conteúdo que mais cresce hoje na internet. A nossa Agência redes sociais, olha para a IGTV, como uma ferramenta cujo potencial é enorme. Através desta app pode criar conteúdo e expandir o negócio, atraindo novos clientes, gerando tráfego e conversões.

Apesar de ainda não existirem anúncios, é provável que venham a haver e que sejam geridos através do Facebook Business Manager. De qualquer forma, assim que um vídeo é carregado para a IGTV, é possível ver estatísticas: gostos, comentários, contagem de visualizações, percentagem média de visualizações do vídeo e um gráfico de retenção de público.

Até agora, as críticas à IGTV têm sido muito positivas. Por sua vez, o Instagram atravessa o seu melhor momento de sempre, tendo atingido recentemente um bilião de utilizadores. A sua marca pode tirar partido do Instagram e da IGTV, as duas aplicações são consideradas um excelente instrumento de marketing e comunicação.

Ansioso por experimentar? Se precisar nós estamos cá para o ajudar.

Scroll to Top

Google Consent Mode v2 e Usercentrics Cookiebot CMP

 

Soluções Digitais