SmartLinks

Smart Blog

As Marcas Devem Apostar num Blog?

Uma agência marketing de conteúdo tem como objetivo criar conteúdo relevante para criar interação entre as marcas e os consumidores. Um blog é, no meio digital, uma das melhores formas de criar essa interação e partilhar o conteúdo diretamente com o público. Além disso é um canal muito simples e intuitivo de usar.

Muitas plataformas de blogs, como por exemplo o WordPress, são user friendly e não requerem habilidades muito avançadas, fator determinante para ser uma das ferramentas mais usadas em agência marketing de conteúdo para construir o blog das marcas.

Respondendo ao título deste artigo, uma marca ou empresa deve criar um blog, mas os motivos podem não ser exatamente aqueles que está à espera. Numa realidade em que o conteúdo é rei, tudo o que possa produzir conteúdo relevante é aconselhado em agência marketing de conteúdo, no entanto, o que está subjacente a esse conselho é a identidade.

Uma marca deve associar-se a um sentimento, deve passar emoções aos seus consumidores. Não venda viagens, venda aventuras. Não venda café, venda energia. Ao criar um blog e colocar nele conteúdo compatível com a identidade da marca haverá uma história a ser contada pela mesma e, automaticamente, define um posicionamento. Storytelling não é só uma expressão usada entre colegas numa agência marketing de conteúdo para impressionar os “outsiders”, é uma estratégia mesmo muito importante para posicionar a marca e transmitir sentimentos para a sua comunidade.

Para além deste importante fator, um blog é o centro dos conteúdos, redes sociais, newsletter e, idealmente, está interligado com o website. O objetivo é que o consumidor se mantenha tão envolvido com os conteúdos da marca que acaba por incorporar as ideias do artigo ou tornar-se numa conversão, se for esse o objetivo. Num estudo feito pela HubSpot é demonstrado que 60% das empresas adquirem mais clientes através dos seus blogs, daí ser uma recomendação natural de uma agência marketing de conteúdo.

Não basta apenas criar um blog com alguns conteúdos. É necessário alimentá-lo, estimá-lo e cuidar dele como se fosse uma plantinha que queremos ver crescer e dar frutos. Introduzir posts e conteúdos interessantes, responder aos comentários de forma consistente e coerente com a mensagem da marca são atitudes que podem determinar o sucesso do blog.

Quando se fala em blog numa agência marketing de conteúdo, presume-se alguma despersonalização, conteúdos tratados de forma estratégica de forma a vender mais e produzir melhores resultados.

Na verdade, o grande segredo de ser uma aposta comum em agência marketing de conteúdo é a utilização de conteúdos leves e lúdicos que possam, como referido anteriormente, mexer com os sentimentos muito mais que com a racionalidade do consumidor. O que não significa descurar a estratégia, antes pelo contrário, a mesma deve ser incorporada com o storytelling.

Resumindo, um blog é uma ótima forma de contar a história da marca e, contá-la, é uma ótima forma de criar ligação dos consumidores com a mesma.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao concordar em aceitar o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visita um site, ele pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Controle os serviços de cookies pessoais aqui.


São imprescindíveis para navegar no website e garantem uma experiência de excelência. Servem para medição de audiências e possibilitam a divulgação de publicidade sem personalização.

Permitem personalizar as ofertas que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Mesmo não aceitando estes cookies, poderá receber ofertas, mas sem corresponderem às suas preferências. Obtenha uma experiência mais personalizada e completa de conteúdos, que guarda as suas preferências e lhe mostra apenas conteúdos relevantes, contribuindo decisivamente para uma experiência de qualidade superior. Não se preocupe, só enviaremos comunicações que nos solicitar!

Aceitar todos
Rejeitar todos
Scroll to Top