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Marketing de Afiliados para E-commerce – Saiba Porque Deve Usar!

Marketing de Afiliados para E-Commerce

 

Começamos pelo princípio: o que é marketing de afiliados para e-commerce?

 

O marketing de afiliados para e-commerce é uma estratégia de marketing digital em que os anunciantes (empresas de comércio eletrônico) pagam comissões a afiliados (ou parceiros) por cada venda ou conversão que eles gerarem.

 

Grandes empresas como a Amazon e o Ebay utilizam com sucesso este tipo de estratégias de marketing para escalar as suas vendas e notoriedade.

 

 

 

Os afiliados promovem os produtos ou serviços dos anunciantes nos seus próprios canais de marketing, como blogs, sites, redes sociais ou e-mail marketing.

 

Estes afiliados ganham uma comissão (geralmente até 10%, mas nalguns casos as comissões podem ser superiores) quando um utilizador clica num link de afiliado e realiza uma ação específica, como fazer uma compra, registrar-se numa newsletter ou inscrever-se num serviço.

 

Esta estratégia é benéfica para os anunciantes, porque eles só pagam pelos resultados obtidos pelos afiliados i.e. um modelo de CPA (Cost Per Action ou Custo Por Ação).

 

Além disso, os afiliados podem ajudar a aumentar a exposição da marca e a gerar vendas indiretas, sem que os anunciantes tenham de investir diretamente em publicidade ou marketing tradicional.

 

 

Existem 2 formas de trabalhar com marketing de afiliados:

 

  • Opção 1: através de software de gestão de afiliados, gerido internamente pela equipa do próprio anunciante.

 

  • Opção 2: Através de uma plataforma de afiliados, que gere o relacionamento entre os anunciantes e os afiliados, rastreia as vendas e gere o pagamento das comissões.

 

As duas opções são utilizadas por empresas de todos os tamanhos, mas com a opção 1 as equipas precisam de gerir todos os aspetos de um programa de afiliados o que pode ser uma tarefa desafiadora.

 

É necessário acompanhar o desempenho de cada afiliado, gerar relatórios precisos e garantir o pagamento correto das comissões. Para facilitar essa tarefa, existem diversas ferramentas de gestão de afiliados disponíveis no mercado.

 

Vamos focar-nos nas características a considerar para escolher um software de gestão de marketing de afiliados para e-commerce e no final, será capaz de responder às perguntas:

Como escolher o melhor software de gestão de afiliados para a sua loja online?

Quais são as principais funcionalidades a procurar numa ferramenta de gestão de afiliados para e-commerce?

 

 

Acompanhamento preciso das vendas

 

A primeira funcionalidade que deve procurar numa ferramenta de gestão de afiliados é a capacidade de acompanhar as vendas de forma precisa através de relatórios de fácil leitura e que sejam customizáveis às necessidades específicas do seu negócio.

 

Isso inclui relatórios não só do número de vendas, mas também da origem de cada venda, ou seja, qual o afiliado que foi responsável por cada venda. Poder analisar qual foi a campanha que gerou a venda é também uma mais valia para decidir o que funciona para si!

 

 

Relatórios detalhados

 

Além do acompanhamento das vendas, é importante que a ferramenta de gestão de afiliados ofereça relatórios detalhados sobre o desempenho de cada afiliado. Esses relatórios devem incluir informações como o número de cliques, o número de vendas, a taxa de conversão e o valor das comissões geradas.

 

 

Pagamento das comissões

 

Outra funcionalidade essencial é a capacidade de gerir o pagamento das comissões. A ferramenta deve permitir que você defina as regras para o pagamento das comissões e realizar os pagamentos automaticamente, de acordo com as regras definidas.

 

 

Integração com outras ferramentas

 

Para facilitar ainda mais a gestão do programa de afiliados, é importante que a ferramenta escolhida seja capaz de se integrar com outras ferramentas utilizadas pela sua empresa, como plataformas de e-commerce, ferramentas de automação de marketing e ferramentas de análise de dados.

 

 

Suporte ao cliente

 

Por fim, é importante considerar o suporte ao cliente oferecido pela ferramenta de gestão de afiliados. É importante escolher uma ferramenta que ofereça suporte técnico eficiente e rápido para resolver qualquer problema ou dúvida que possa surgir durante a utilização da ferramenta.

 

Com essas funcionalidades em mente, é possível escolher a melhor ferramenta de gestão de afiliados para a sua empresa e escalar os seus esforços de marketing e vendas!

 

Quer trabalhar uma estratégia de marketing de afiliados para a sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas!

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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