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Em Marketing Digital tudo deve ser medido! O que é o ROI?

O Marketing Digital é, efetivamente, a forma de Marketing mais mensurável e isto porque conseguimos medir em tempo real a performance de cada campanha, o que nos permite perceber que tácticas estão a funcionar melhor ou pior, podendo sempre ajustar as campanhas de acordo com as melhores práticas. Além disso, através da taxa de conversão conseguimos perceber que leads estão realmente a gerar receita, o que é extremamente importante para se definir os próximos passos. Desta forma, é possível alocar o budget de forma mais rentável, reduzindo custos desnecessários e focando os esforços necessários em estratégias que irão aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).

Em primeiro lugar deve-se definir a estratégia de Marketing Digital a utilizar, bem como o seu objetivo, quer este seja aumentar o número de visitas no website ou downloads de uma aplicação, por exemplo, para posteriormente sabermos que métricas devemos analisar de modo a perceber se a estratégia definida está a ter bons resultados. Assim, devem ser tidos em conta diversos factores como:

– Os canais online que se pretende utilizar.

– Perceber se o objetivo da campanha está alinhado com esses canais, uma vez que existem alguns mais eficazes para criar awareness, conversões, entre outros.

– É importante medir diferentes tipos de actividade online, ou seja, o número de páginas visitadas por visita num website; quanto tempo os utilizadores passam num website; que tipo de keywords e referências são usadas nas pesquisas, bem como o número e custo de cliques em anúncios.

No entanto, o principal objetivo de qualquer campanha é melhorar o retorno sobre o investimento. Nesse sentido, é importante perceber o que é realmente o ROI, quais as suas vantagens e limitações, assim como de que forma este pode ser optimizado.

O ROI é uma medida de performance usada para avaliar a eficácia de um investimento efetuado e visto que é medido como uma percentagem, permite comparar facilmente a eficácia de diversos investimentos. Basicamente, através do ROI é possível medir o valor de retorno de um investimento específico, referente ao custo de investimento. Para se calcular basta utilizar a seguinte fórmula: ROI = (Receita – Custos) / Custos. Em que os lucros correspondem ao valor das vendas e os custos do investimento podem corresponder ao custo de produção de um produto ou aos custos em publicidade, por exemplo.

 

Principais Vantagens do ROI

– Consegue-se alocar o budget de forma mais eficiente e rentável.

– Aumento do número de vendas, melhorando as taxas de conversão.

– Escolher de forma exata quais os melhores canais para atingir o target.

– Permite ser mais eficaz a tomar decisões relativamente à campanha.

– Melhorar o retorno sobre o investimento.

 

Principais desvantagens do ROI

– O ROI pode influenciar a que apenas se opte por investimentos com elevadas taxas de retorno e se rejeitem investimentos que até poderiam trazer valor para o negócio. Basicamente, muitas vezes os investimentos que aparentam ter mais retorno não contribuem tanto para a empresa como um todo.

– Faz com que se tenha o foco em resultados e rentabilidade a curto prazo e, por vezes, ignoram-se os resultados de longo prazo. O ROI considera, ainda, as receitas e os custos do período atual e nem sempre tem em atenção despesas e investimentos que poderão afetar a rentabilidade de uma organização no futuro. Por outro lado, tende-se a evitar novos investimentos que até poderiam ser produtivos, mas como os seus resultados são incertos e poderá não haver retorno de imediato, acabam por ser evitados.

 

Como otimizar o ROI?

Existem algumas ferramentas, que se forem utilizadas corretamente lhe permitem otimizar o ROI da sua empresa, tais como:

– O Google Ads tem um papel fundamental, visto que se nos focarmos nas métricas certas e fizermos os ajustes necessários, conseguiremos obter campanhas com bons resultados. Desta forma, existem várias formas de otimizar o ROI através desta ferramenta, obtendo mais cliques, otimizando as landing pages do seu site e diminuindo o custo por aquisição, por exemplo.

Além disso, deve ter em conta algumas métricas como o Quality Score, que depende de três fatores (relevância do anúncio, qualidade da landing page e a taxa de cliques esperada). É necessário ter em atenção o investimento desnecessário em cliques que não geram conversões e uma forma de prevenir este tipo de situações é utilizando negative keywords, que previnem o seu anúncio de aparecer em pesquisas com keywords específicas e que em nada contribuem para aumentar o seu ROI. Outra forma de otimizar os seus investimentos é através da taxa de conversão, por isso, procure manter esta taxa elevada através de uma boa compatibilidade mobile, um carregamento rápido das páginas do seu website e a relevância do conteúdo apresentado aos clientes.

– Outra ferramenta que o pode ajudar a otimizar o ROI da sua empresa é o Google Analytics, uma vez que lhe permite perceber que canais estão a ter melhores e piores resultados, levando a que se mantenha o foco e investimento nos que realmente estão a ter mais conversões. Por outro lado, permite analisar a performance do seu website, o que o vai ajudar a perceber os seus potenciais clientes e o que mais lhes agrada na sua plataforma online.

Se tiver uma loja de E-commerce, através do Google Analytics conseguirá perceber o comportamento e o percurso a partir do momento em que o cliente entra no seu site até efetuar a compra, bem como a interação com os produtos, permitindo perceber o que está a ter uma taxa de conversão mais elevada. Além disso, com o Google Analytics consegue saber qual o perfil dos seus clientes, ou seja, quem são e quando/onde compram.

Uma das coisas que importa cada vez mais para às empresas é ter um bom retorno sobre o investimento e, por isso, procuram cada vez mais soluções para a sua optimização. Tudo isto, é também possível porque o Marketing Digital é flexível, isto é, não temos de estar presos a uma única estratégia ou abordagem durante um grande período de tempo e podemos estar constantemente a ajustar investimentos e a fazer experiências, apoiando sempre as campanhas que geram mais conversões.

No entanto, para se obter, efetivamente, bons resultados é necessário ter experiência e conhecimento e a Smartlinks é uma Agência de Marketing Digital certificada e experiente, que sabe exatamente quais as melhores opções para otimizar o seu negócio. Para além disso coopera com os seus parceiros de modo a garantir que os seus investimentos se foquem nos produtos que trazem maior rentabilidade, quer seja por terem maior margem ou por alavancarem a venda de outros produtos. Com isto por cada euro investido consegue-se maximizar o valor da receita, e com isso aumentar o seu ROI.

 

 

 

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