O Marketing Digital é, efetivamente, uma das formas de Marketing mais mensurável que existe e isto porque conseguimos medir em tempo real a performance de cada campanha, o que nos permite perceber que tácticas estão a funcionar melhor ou pior, podendo sempre ajustar as campanhas de acordo com as melhores práticas.
Além disso, através do acompanhamento de KPIs relevantes como a taxa de conversão, conseguimos perceber que leads estão realmente a gerar receita, o que é extremamente importante para se definir os próximos passos.
Desta forma, é possível alocar o budget de forma mais rentável, reduzindo custos desnecessários e focando os esforços necessários em estratégias que irão aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).
Em primeiro lugar deve-se definir a estratégia de Marketing Digital a utilizar, bem como o seu objetivo, quer este seja aumentar o número de visitas no website ou downloads de uma aplicação, por exemplo, para posteriormente sabermos que métricas devemos analisar de modo a perceber se a estratégia definida está a ter bons resultados.
Assim, devem ser tidos em conta diversos factores como:
– Os canais online que se pretende utilizar.
– Perceber se o objetivo da campanha está alinhado com esses canais, uma vez que existem alguns mais eficazes para criar awareness, conversões, entre outros.
– É importante medir diferentes tipos de actividade online, ou seja, o número de páginas visitadas por visita num website; quanto tempo os utilizadores passam num website; que tipo de keywords e referências são usadas nas pesquisas, bem como o número e custo de cliques em anúncios.
No entanto, o principal objetivo de qualquer campanha é melhorar o retorno sobre o investimento. Nesse sentido, é importante perceber o que é realmente o ROI, quais as suas vantagens e limitações, assim como de que forma este pode ser optimizado.
O ROI é uma medida de performance usada para avaliar a eficácia de um investimento efetuado e visto que é medido como uma percentagem, permite comparar facilmente a eficácia de diversos investimentos.
Basicamente, através do ROI é possível medir o valor de retorno de um investimento específico, referente ao custo de investimento. Para se calcular basta utilizar a seguinte fórmula: ROI = (Receita – Custos) / Custos. Em que os lucros correspondem ao valor das vendas e os custos do investimento podem corresponder ao custo de produção de um produto ou aos custos em publicidade, por exemplo.
Principais Vantagens do ROI
– Consegue-se alocar o budget de forma mais eficiente e rentável.
– Aumento do número de vendas, melhorando as taxas de conversão.
– Escolher de forma exata quais os melhores canais para atingir o target.
– Permite ser mais eficaz a tomar decisões relativamente à campanha.
– Melhorar o retorno sobre o investimento.
Principais desvantagens do ROI
– O ROI pode influenciar a que apenas se opte por investimentos com elevadas taxas de retorno e se rejeitem investimentos que até poderiam trazer valor para o negócio. Basicamente, muitas vezes os investimentos que aparentam ter mais retorno não contribuem tanto para a empresa como um todo.
– Faz com que se tenha o foco em resultados e rentabilidade a curto prazo e, por vezes, ignoram-se os resultados de longo prazo. O ROI considera, ainda, as receitas e os custos do período atual e nem sempre tem em atenção despesas e investimentos que poderão afetar a rentabilidade de uma organização no futuro. Por outro lado, tende-se a evitar novos investimentos que até poderiam ser produtivos, mas como os seus resultados são incertos e poderá não haver retorno de imediato, acabam por ser evitados.
Como otimizar o ROI?
Existem algumas ferramentas, que se forem utilizadas corretamente lhe permitem otimizar o ROI da sua empresa, tais como:
– O Google Ads tem um papel fundamental, visto que se nos focarmos nas métricas certas e fizermos os ajustes necessários, conseguiremos obter campanhas com bons resultados. Desta forma, existem várias formas de otimizar o ROI através desta ferramenta, obtendo mais cliques, otimizando as landing pages do seu site e diminuindo o custo por aquisição, por exemplo.
Além disso, deve ter em conta algumas métricas como o Quality Score, que depende de três fatores (relevância do anúncio, qualidade da landing page e a taxa de cliques esperada). É necessário ter em atenção o investimento desnecessário em cliques que não geram conversões e uma forma de prevenir este tipo de situações é utilizando negative keywords, que previnem o seu anúncio de aparecer em pesquisas com keywords específicas e que em nada contribuem para aumentar o seu ROI. Outra forma de otimizar os seus investimentos é através da taxa de conversão, por isso, procure manter esta taxa elevada através de uma boa compatibilidade mobile, um carregamento rápido das páginas do seu website e a relevância do conteúdo apresentado aos clientes.
– Marketing de afiliados para e-commerce ou leads, visto podermos trabalhar exclusivamente em CPA i.e. pagamos apenas quando existe uma ação relevante para nós, seja ela uma venda, uma subscrição de um serviço ou qualquer outra ação que valorizemos.
– Outra ferramenta que o pode ajudar a otimizar o ROI da sua empresa é uma ferramenta de analytics, seja o Google Analytics, Matomo ou outra, uma vez que lhe permite perceber que canais estão a ter melhores e piores resultados, levando a que se mantenha o foco e investimento nos que realmente estão a ter mais conversões.
Por outro lado, permite analisar a performance do seu website, o que o vai ajudar a perceber os seus potenciais clientes e o que mais lhes agrada na sua plataforma online.
Se tiver uma loja de E-commerce, através do Google Analytics conseguirá perceber o comportamento e o percurso a partir do momento em que o cliente entra no seu site até efetuar a compra, bem como a interação com os produtos, permitindo perceber o que está a ter uma taxa de conversão mais elevada. Além disso, com o Google Analytics consegue saber qual o perfil dos seus clientes, ou seja, quem são e quando/onde compram.
Uma das coisas que importa cada vez mais para às empresas é ter um bom retorno sobre o investimento e, por isso, procuram cada vez mais soluções para a sua optimização. Tudo isto, é também possível porque o Marketing Digital é flexível, isto é, não temos de estar presos a uma única estratégia ou abordagem durante um grande período de tempo e podemos estar constantemente a ajustar investimentos e a fazer experiências, apoiando sempre as campanhas que geram mais conversões.
No entanto, para se obter, efetivamente, bons resultados é necessário ter experiência e conhecimento e a Smartlinks é uma Agência de Marketing Digital certificada e experiente, que sabe exatamente quais as melhores opções para otimizar o seu negócio.
Para além disso coopera com os seus parceiros de modo a garantir que os seus investimentos se foquem nos produtos que trazem maior rentabilidade, quer seja por terem maior margem ou por alavancarem a venda de outros produtos. Com isto por cada euro investido consegue-se maximizar o valor da receita, e com isso aumentar o seu ROI.