SmartLinks

O que é ROI e Porque É Importante para Marketing Digital?

ROI

ROI! ROI! ROI!

Cada vez mais ouvimos esta palavra aqui na nossa agência e existe uma boa razão para isso.

Neste artigo vamos explicar-lhe porque é importante o ROI, quais as suas vantagens e limitações, e até como pode ser optimizado. Vamos lá!

O que é o ROI (Retorno sobre Investimento) em Marketing Digital?

O ROI é uma medida de performance usada para avaliar a eficácia do investimento (neste caso online) efetuado e por ser medido como uma percentagem, permite comparar facilmente a eficácia de diversos investimentos.

Basicamente, através do ROI é possível medir o valor de retorno de um investimento específico, referente ao seu custo de investimento.

Para se calcular basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custos) / Custos. Em que os lucros correspondem ao valor das vendas e os custos do investimento podem corresponder ao custo de produção de um produto ou aos custos em publicidade, por exemplo.

Quanto maior e mais positivo o ROI, maior é retorno sobre os investimentos feitos. Até aqui, claro como a água!

Quais são as Principais Vantagens de acompanhar métricas ROI?

– Consegue-se alocar o budget de investimento de uma forma mais eficiente e rentável.

– Isto permite aumentar o volume de vendas, melhorando as taxas de conversão em negócio (porque apostamos no que realmente funciona e não no que achamos que funciona).

– Escolher de forma exata quais os melhores canais para atingir o target.

– Permite ser mais eficaz e pragmático a tomar decisões relativamente às campanhas a executar.

– No final, efectivamente melhora o retorno sobre o investimento.

Quais são as Principais desvantagens do ROI?

– O ROI pode influenciar a que apenas se opte por investimentos com elevadas taxas de retorno e se rejeitem investimentos que até poderiam trazer valor para o negócio. Isto acontece especialmente se não conseguirmos acompanhar toda a jornada do utilizador e estivermos sempre a atribuir receita ao último canal / anúncio utilizado…

– Por vezes, os investimentos que aparentam ter mais retorno não contribuem tanto para a empresa como um todo. Isto, porque se focam apenas numa parte do processo de interação online do cliente (como por exemplo a conversão final por pesquisa de marca…)

– Faz com que se tenha o foco em resultados e rentabilidade a curto prazo e, por vezes, ignoram-se os resultados de longo prazo. O ROI considera, ainda, as receitas e os custos do período atual e nem sempre tem em atenção despesas e investimentos que poderão afetar a rentabilidade de uma organização no seu futuro.

Com a análise e foco em ROIs positivos, tende-se a evitar novos investimentos que até poderiam na teoria ser produtivos, mas que os “números” nos mostram ter resultados incertos, o que não permite retorno de imediato e por isso, esses investimentos acabam por ser evitados.

O ROI é a base de uma estratégia digital eficaz!

O Marketing Digital é, efetivamente, a forma de Marketing mais mensurável porque consegue medir em tempo real a performance de cada campanha (é uma das principais vantagens do marketing digital), o que nos permite perceber que tácticas estão a funcionar melhor ou pior, podendo sempre ajustar as campanhas de acordo com as melhores práticas e com mínimo desperdício de investimento!

Além disso, através de análises profundas às próprias taxas de conversão e o acompanhamento de negócio gerado, conseguimos perceber que leads estão realmente a gerar receita e através de canais chegam essas leads, o que é extremamente importante para se definir os próximos passos e ajustar as estratégias.

“O truque em avaliar ROI de forma eficaz é considerar não apenas custos e investimentos diretos, mas também todo o impacto dos mesmos na estrutura empresarial. Como cada negócio tem as suas especificidades, isto é algo que necessita de ser discutido e acordado entre o profissional de marketing e o responsável da empresa.”

Desta forma, é possível alocar o budget de forma mais rentável, reduzindo custos desnecessários e focando os esforços necessários em estratégias que irão aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).

Em primeiro lugar deve-se definir a estratégia de Marketing Digital a utilizar, bem como o seu objetivo, quer este seja aumentar o número de visitas no website ou downloads de uma aplicação, por exemplo, para posteriormente sabermos que métricas devemos analisar de modo a perceber se a estratégia definida está a ter bons resultados.

Assim, devem ser tidos em conta diversos factores como:

– Os canais online que se pretende utilizar.

– Perceber se o objetivo da campanha está alinhado com esses canais, uma vez que existem alguns mais eficazes para criar awareness, consideração ou conversão.

– Medir diferentes tipos de actividade online, como: o número e tipo de páginas visitadas; quanto tempo os utilizadores passam num website; que tipo de keywords e referências são usadas nas pesquisas; bem como o número e custo de cliques em anúncios até se gerar uma ação valiosa.

Assim, o principal objetivo de qualquer campanha digital é otimizar o retorno relativo ao investimento feito.

Então, como otimizar o ROI?

Existem algumas ferramentas e canais, que se forem utilizados corretamente lhe permitem otimizar o ROI das suas campanhas digitais, tais como:

Google Ads

O Google Ads tem um papel fundamental no aumento do ROI, visto que se nos focarmos nas métricas certas e fizermos os ajustes necessários, conseguiremos obter campanhas com bons resultados e em muitos casos ROIs de 1: +10, ou seja, por cada 1€ investido gerar 10€ ou mais.

Existem várias formas de otimizar o ROI através desta ferramenta, sendo que os principais objetivos são sempre de se obter-se mais cliques, otimizando as landing pages do seu site e os copy’s dos anúncios utilizados, “apontando” para as palavras-chave que mais convertem e diminuindo o custo por aquisição.

Deve ter em conta algumas métricas de extrema importância como o Quality Score, que depende de três fatores principais (relevância do anúncio, qualidade da landing page e a taxa de cliques esperada).

É necessário ter em atenção o investimento desnecessário em cliques que não geram conversões e uma forma de prevenir este tipo de situações é utilizando palavras-chave negativas, que previnem o seu anúncio de aparecer em pesquisas com pesquisas específicas que em nada contribuem para aumentar o seu ROI.

Atenção às taxas de conversão das suas Landing Pages!

Outra forma de otimizar os seus investimentos é através da taxa de conversão, por isso, procure manter esta taxa elevada através de uma boa compatibilidade mobile, um carregamento rápido das páginas do seu website e a relevância do conteúdo apresentado aos clientes.

Em muitos casos, uma landing page é a melhor solução para fazer aumentar a taxa de conversão de um determinado produto ou serviço.

Web Analytics

Outra ferramenta que o pode ajudar a otimizar o ROI da sua empresa é uma ferramenta de análise de dados – aqui na SmartLinks utilizamos o Google Analytics, uma vez que esta tipo de ferramenta permite perceber que canais estão a ter melhores e piores resultados, levando a que se mantenha o foco e investimento nos que realmente estão a ter mais conversões.

Dentro de Web Analytics, é cada vez mais importante a Google Search Console. Entre outras coisas, permite-nos acompanhar os Core Web Vitals (conjunto de métricas usadas pelo Google para medir a experiência do cliente com uma plataforma web).

DICA: Informações relevante e precisas sobre a performance do seu website são de extrema importância, porque o ajudam a perceber a experiência online que oferece aos seus potenciais clientes, o que mais e menos lhes agrada e como pode melhorar a sua plataforma online.

Se tiver uma loja de E-commerce, através do Google Analytics conseguirá perceber o comportamento e o percurso a partir do momento em que o cliente entra no seu site até efetuar a compra, bem como a interação com os produtos, permitindo perceber o que está a ter uma taxa de conversão mais elevada.

Além disso, com o Google Analytics consegue saber qual o perfil dos seus clientes, ou seja, quem são e quando/onde compram.

Uma das coisas que importa cada vez mais para às empresas é ter um bom retorno sobre o investimento e, por isso, os negócios procuram cada vez mais soluções para a sua optimização.

Porque o Marketing Digital é flexível, não temos de estar presos a uma única estratégia ou abordagem durante um grande período de tempo e podemos estar constantemente a ajustar investimentos e a fazer experiências, apoiando sempre as campanhas que geram mais conversões.

No entanto, para se obter, efetivamente, bons resultados é necessário ter experiência actualizada e conhecimentos técnicos abrangentes e a Smartlinks, como Agência de Marketing Digital certificada pela Google, Facebook e Hubspot, tem a experiência e sabe exatamente quais as melhores opções para otimizar o seu negócio.

Vamos aumentar o ROI do seu negócio? Contate-nos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top