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Agência Marketing de Performance vs Marketing Digital

plano de melhoria de desempenho

À medida que o marketing digital se vai tornando mais normal, as empresas começam a compreender melhor o que realmente querem de uma agência digital e isso invariavelmente passa por resultados.

A SmartLinks começou no marketing digital em 2015, desde o seu início com uma abordagem de agência de performance marketing, distanciando-se de simplesmente fazer ações de marketing digital com pouco ou nenhum acompanhamento do seu impacto nos negócios.

Mas o que é Performance Marketing e de que forma difere das normais ações de Marketing Digital?

O marketing de performance é uma estratégia digital que se foca em ações que geram resultados concretos, sejam vendas, leads ou visitas a um website ou loja.

O marketing digital, é um termo amplo que engloba todas as estratégias de marketing que utilizam canais digitais, como é o caso de sites e apps, redes sociais ou e-mail marketing.

A principal diferença entre o marketing de performance e o marketing digital é que o marketing de performance é mais focado nos resultados a alcançar e o marketing digital é mais focado nos canais digitais a utilizar.

O marketing de performance utiliza dados para medir o sucesso das ações feitas, enquanto o marketing digital pode concentrar-se em outros fatores mais difíceis de analisar como o alcance e visibilidade da mensagem, o awareness ou brand lift da marca.

Outra diferença importante é que ao contrário do marketing digital, as agências de marketing de performance podem permitir 2 formatos de remuneração pelos seus serviços:

  1. Um modelo totalmente de performance, com um fee associado ao desempenho;
  2. Um modelo híbrido, com um fee associado às ações e um fee complementar associado a desempenho.

Estes formatos de remuneração totalmente por desempenho ou híbrido permitem que as empresas controlem os seus custos de marketing e que maximizem o seu retorno sobre o investimento (ROI).

A importância de definir bem os objetivos

Como a performance marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo primário entregar resultados mensuráveis, é muito importante que os resultados / objetivos sejam claros e entendidos por ambas as partes.

Na SmartLinks, uma estratégia de performance marketing tem sempre associada um conjunto de objetivos SMART, i.e. objetivos identificados e definidos de uma forma específica, mensurável, alcançável / realística, relevante e com um prazo definido.

Um exemplo de objetivos SMART para uma estratégia de performance marketing poderia ser:

Este exemplo integra vários objetivos a alcançar que estão ligados entre si: visitas – vendas – custo

Os objetivos de performance marketing podem ser diversos: aumento de vendas, geração de leads qualificadas, aquisição de clientes ou visitantes a uma determinada página.

Para se acompanhar o progresso é feita a medição de eventos importantes (através de Google Analytics ou ferramenta similar) e utilizam-se esses dados para medir o progresso e validar o sucesso das ações feitas.

Também é comum utilizarmos um dashboard (quadro agregador) de dados que integra todas as diferentes ações que estão a ser desenvolvidas como parte da estratégia de performance.

Em muitos casos usamos o Looker Studio da Google, mas também podemos utilizar outros dashboards como o Supermetrics ou o Funnel.io.

exemplos de dashboards de Google Looker Studio

Em performance marketing, o mix de estratégias utilizadas e o esforço / investimento alocado a cada uma delas é muitas vezes o que permite o sucesso (ou causa o insucesso) da estratégia.

Vamos agora ver alguns exemplos de estratégias de marketing de performance:

Estratégias de marketing de performance:

Paid media ou publicidade online:

Anúncios pagos em redes sociais como o Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Pinterest, Twitter, Spotify ou Reddit. Anúncios em motores de pesquisa como o Google e o Bing. Anúncios noutros canais digitais como a rede MSN, Sapo, entre outros.

Otimização para Motores de Pesquisa (SEO):

Esta estratégia é fundamental no marketing de performance. Através de otimizações de SEO (on-page, off-page e técnicas) é possível fazer com que páginas de um website apareçam nas primeiras posições nos resultados de pesquisa orgânica, aumentando assim a visibilidade e o tráfego para essas páginas web.

Marketing de conteúdo:

Envolver criar e distribuir conteúdo em formato de artigos de blog, infográficos, vídeos, podcasts e outros, que é relevante para o público-alvo, tendo por objetivo atrair visitantes e gerar leads qualificadas.

Marketing de automação:

O uso de ferramentas de automação para automatizar tarefas de marketing, como e-mail marketing, SMS marketing, notificações online, chat online ou análise de dados. Inclui o uso de CRMs de marketing e vendas, que facilitam a gestão e comunicação com a base de dados de clientes e potenciais clientes.

E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma das ações de marketing digital com maior sucesso. O envio de e-mails personalizados para uma lista de subscritores ou potenciais clientes é uma forma eficaz de manter o público informado sobre novos produtos, promoções e conteúdos, incentivando a fidelização e a conversão.

Marketing de Afiliados:

Consiste em estabelecer parcerias com pessoa ou entidades para promover produtos ou serviços. Em troca, os afiliados recebem uma comissão por cada venda ou lead gerada a partir dos seus esforços de marketing.

Análise de Dados e Testes A/B:

Analisar dados de campanhas e comportamento do utilizador permite otimizar constantemente as estratégias de marketing. Os testes A/B, onde se comparam diferentes versões de uma página ou anúncio, são essenciais para entender o que funciona melhor com o público-alvo.

Remarketing/Retargeting:

Esta técnica envolve a exibição de anúncios a pessoas que já visitaram o website ou interagiram com a marca de alguma forma. É uma forma eficaz de voltar a envolver utilizadores que mostraram interesse mas que não realizaram a ação de conversão pretendida.

O que escolher numa economia mais pressionada?

Apesar de a escolha depender e muito da marca, mercado e produto ou serviço a comercializar, fica claro que em alturas em que os mercados estão mais pressionados economicamente (como é o caso na altura em que este artigo está a ser escrito) uma abordagem de performance marketing é mais apelativa para as empresas.

A possibilidade de gerir o investimento em marketing em perfeita harmonia com os resultados alcançados, ao mesmo tempo que se podem tomar ações corretivas em pouco tempo, torna a performance marketing na abordagem ideal para quem prefere a rentabilidade.

Glossário de Termos técnicos utilizados:

  • Marketing de performance: estratégia de marketing que se concentra em resultados mensuráveis.
  • Marketing digital: estratégia de marketing que utiliza canais digitais.
  • Objetivos específicos: metas concretas que as empresas desejam alcançar com as suas campanhas de marketing.
  • Dados: informações recolhidas sobre o comportamento dos utilizadores, que podem ser usadas para medir o sucesso das campanhas de marketing.
  • Progresso: evolução das campanhas de marketing ao longo do tempo.
  • Sucesso: realização dos objetivos específicos das campanhas de marketing.
  • Canais digitais: meios de comunicação que utilizam a tecnologia digital, como é o caso de sites, apps, redes sociais, e-mail marketing, etc.
  • Modelos de pagamento por desempenho: modelos de pagamento nos quais os anunciantes pagam apenas quando os utilizadores realizam uma ação desejada.
  • Retorno sobre o investimento (ROI): medição de quanto uma empresa está a ganhar com o seu investimento em marketing. Exemplo ROI 1:5 significa que para cada 1 euro investido, a empresa está a faturar 5 euros.
  • Redes sociais: plataformas online que permitem aos utilizadores socializar e partilhar conteúdo.
  • Motores de pesquisa: sites como o Google e Bing, que permitem aos utilizadores pesquisar informações na internet.
  • Conteúdo relevante: conteúdo que é interessante e útil para o público-alvo.
  • Leads: potenciais clientes que demonstraram interesse em uma empresa ou produto.
  • Aquisição de clientes: processo de captação de novos clientes.
  • Marketing de automação: uso de ferramentas para automatizar tarefas de marketing.
  • CRM: ferramenta que permite centralizar informação sobre clientes e potenciais clientes e disponibilizar diversas soluções de marketing e vendas.
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