Uma agência de SEO recorre frequentemente à utilização de ferramentas de análise e gestão de websites. São instrumentos imprescindíveis para manter a boa performance de qualquer website.
Partilhamos consigo as melhores extensões para analisar um website:
1.Google Analytics – GA4
Tinha de estar no topo da lista. O GA4 permite extrair informação estatística de websites e aplicações, nomeadamente:
- Números de visitantes diários
- Número de visitantes por página
- Número de conversões
- Perfil dos visitantes
- Origem dos visitantes
- Tráfego de referência
- Duração da visita
Num nível mais avançado, é possível criar funis de comportamento, criação de eventos, análise de conversões, testes A/B, entre outras informações. Os relatórios daqui resultantes permitem a análise e cruzamento de dados, chegar a conclusões e impulsionar negócios.
2.Hotjar
Esta ferramenta é muito centrada do utilizador e disponibiliza heatmaps, gravações de sessões, inquéritos e formulários de feedback, entre outras funcionalidades que permitem extrair dados qualitativos e quantitativos sobre os visitantes e suas ações num website. O Hotjar mostra a trajetória dos visitantes no seu site, as áreas mais clicadas, os pontos a corrigir, onde colocar botões estratégicos call-to-action, etc. Também permite ver quais as partes da página que são ignoradas e quais os elementos que geram vendas e inscrições. Assim, reúne um conjunto de informações essenciais para melhorar a experiência de navegação do website.
3.Google Search Console SEO
Tal como o nome indica, trata-se de uma consola de pesquisa que permite medir, melhorar o SEO e saber a origem do tráfego. As ferramentas e os relatórios da Search Console ajudam a avaliar o tráfego e o desempenho da Pesquisa do seu site, corrigir problemas e otimizar conteúdo. Com alerta de problemas, inspeção de URL, análise de keywords de referência e relatórios de páginas em mobile, não temos dúvida que esta extensão vai fazer com que o seu site se destaque.
4. Ahrefs SEO
Enquanto o Search Console permite uma análise interna do SEO do site, o Ahrefs permite uma análise externa. Com esta ferramenta, pode perceber o estado do SEO dos sites da concorrência, assim como a posição relativa do seu. Esta ferramenta analisa diariamente milhões de links, particularidade que confere legitimidade aos resultados calculados relativamente às posições dos rankings. Essa análise engloba palavras-chave, auditorias e rastreadores de classificação. As informações presentes nesta ferramenta consideram-se essenciais para um bom trabalho a nível de SEO.
5. SimilarWeb
Ora aqui está um instrumento incrivelmente útil, através do qual é possível medir, com bastante detalhe, métricas como o ranking mundial, nacional e de categoria do site, número de visitas, visualizações de páginas por visita, duração média da visita, origem do tráfego por país ou por canal, keywords que geraram tráfego, detalhes do tráfego gerado pelas redes sociais, interesses e dados demográficos dos utilizadores. E o melhor é que a SimilarWeb também compara estes dados com os dados dos sites concorrentes que selecionar.
6.Screaming Frog SEO Spider
O Screaming Frog apresenta-se como especialista em SEO e criador do crawler que rastreia a internet. A ferramenta disponibiliza relatórios onde é possível ver URLs bem ou mal construídos, meta descrições, todos os Headings (H1, H2, etc.) bem como páginas que podem ter erros 404, 500 e outros. É extremamente útil para fazer uma revisão ao site, identificar pontos de melhoria e corrigir erros.
7.Website Auditor
É uma ferramenta gratuita e valiosa do SEO PowerSuite – na verdade, uma coleção de ferramentas de auditoria – que analisa o website em termos globais e identifica as áreas cujo desempenho é ineficiente, por forma a corrigi-las. O Website Auditor apresenta igualmente a solução para diversos problemas, explicando cada uma delas. Aqui se incluem questões relacionadas com otimização de SEO on-page, ferramentas para webmasters, visualização da estrutura do site e otimização dos conteúdos.
8. Google PageSpeed Insights
Esta extensão analisa a velocidade de carregamento e performance de um website. Basta introduzir o URL da página e imediatamente mostra se há problemas de acessibilidade, cor e links, tanto em desktop como em mobile.
Além de fornecer estas informações, o PageSpeed Insights propõe correções a implementar para melhorar o desempenho da página e a experiência do utilizador.
9.SEOquake
Esta ferramenta de SEO oferece uma visão geral, completa e instantânea do desempenho SEO de qualquer página. Permite, por exemplo, analisar a densidade de palavras-chave, a auditoria a alta velocidade de SEO on-page e de métricas de backlinks, comparar domínios e URL’s e textos âncora em tempo real e – pormenor indispensável para quem trabalha nesta área – exportar todos os dados para um ficheiro. Também verifica os parâmetros de SEO em movimento e analisa exaustivamente as SERP.
O SEOquake é mesmo como um terramoto: rápido e eficaz! Só que em vez de destruir, ajuda a corrigir diversos problemas de otimização.
10.SEO Pro Extension
Informação grátis num segundo – é isto que promete esta extensão do Marketing Syrup para o Chrome.
O SEO PRO verifica o estado HTTP de qualquer página e fornece ainda mais informações, incluindo:
- Mostrar os links internos e externos
- Detetar problemas de indexação ou canonização
- Identificar meta descrição, headings e etiqueta canónica
- Utilizar meta-robots definidos como ‘noindex’
- Verificar os Core Web Vitals (LCP, INP e CLS)
A extensão verifica ainda o relatório de experiência para dispositivos móveis e devolve os resultados através da API.
11.Keywords Everywhere
Esta extensão mostra volume de pesquisa, custo por clique e concorrência das palavras-chave. Pode integrar várias plataformas, incluindo Google, YouTube e Amazon, para fornecer dados de palavras-chave em tempo real.
Recentemente, a Keywords Everywhere lançou uma série de novas características, incluindo:
- Métricas dinâmicas de Instagram, com análise de likes e de comentários médios por publicação em relação ao número total de seguidores.
- Métricas no Twitter, com insights profundos sobre envolvimento dos utilizadores e análise de impacto nas redes sociais.
- Métricas no Pinterest, com dados úteis por imagem de Pin e afinamento da estratégia.
- Resumo de vídeos no YouTube com Claude, Gemini e ChatGPT, que permitem uma visão geral rápida dos conteúdos e uma experiência avançada de navegação.
- Modelos de prompts para Gemini e Claude que dão resposta às questões frequentes dos utilizadores e maximizam o potencial destes modelos de linguagem.
12.Checkbot
O Checkbot é outra daquelas ferramentas super completa e útil. É ideal para encontrar problemas de SEO, velocidade e segurança, testando 100 páginas de uma só vez para detetar links quebrados ou duplicados, HTML inválidos, páginas inseguras e dezenas de outras verificações.
Os testes de SEO permitem corrigir links de páginas quebradas, eliminar páginas duplicadas e evitar redireccionamentos temporários. Além disso, protege formulários de palavra-passe e XSS, elimina cadeias de redireccionamentos, reduz CSS e JavaScript e evita scripts que bloqueiam as páginas.
13.Response Viewer
O JSON Response Viewer é um plugin gratuito para Chrome que monitoriza todos os pedidos do site e apresenta as respostas de forma organizada e em formato legível.
Permite expandir e colapsar partes específicas dos dados para facilitar a visualização e saltar entre diferentes resultados de pesquisa, o que torna a navegação mais eficiente.
É uma ferramenta muito útil para webdevelopers, testadores de software e analistas de dados.
14.View Rendered Source
Esta extensão oferece uma visão completa de como uma página web é construída e modificada pelo navegador. O View Rendered Source mostra não só o código-fonte original (raw) enviado pelo servidor, mas também como o navegador transformou esse código numa página funcional. Isto inclui todas as modificações feitas por JavaScript (rendered), e o destaque das diferenças (difference), linha a linha, entre o código original e o código renderizado. Ajuda a perceber exatamente como o JavaScript alterou a página.
Assim, é possível garantir que tudo funciona corretamente e está otimizado para SEO.
15.Datalayer Checker
O Datalayer Checker 2 é uma extensão da Sublimetrix que facilita a depuração e verificação do datalayer sem precisar usar a consola do navegador.
Os novos recursos recentemente apresentados oferecem:
- Visualização em formato plano e JSON
- Capacidade de copiar variáveis para a área de transferência para um mapeamento rápido de variáveis GTM
- Destaque automático de “pushes”
- Regras de destaque personalizadas
- Destaque de sintaxe dentro de objetos enviados
- Destaque especial para a tecla “e-commerce” nas mensagens “push”
- Identificação de objetos “gtag”
- Opções para ativar ou desativar mensagens de registo na consola da camada de dados
- Uma barra de ferramentas que aparece apenas quando é encontrada uma camada de dados
- Possibilidade de injetar até 5 contentores GTM ao navegar em website
- Otimização do código e correção de erros
A extensão faz uma listagem automática de todas as mensagens enviadas para o datalayer, sempre que uma página é carregada, ocorre um evento ou os dados são inseridos manualmente.
16.Wappalyser
Revela instantaneamente o conjunto de tecnologias usadas em qualquer website, como CMS, plataforma de e-commerce ou processador de pagamentos, bem como detalhes da empresa e contactos. Mais do que isso, alerta quando um concorrente muda de tecnologia, para que possa ficar sempre atento às novidades do mercado!
Outras funcionalidades do Wappalyzer incluem:
- Detalhes da Empresa: Fornece informações e detalhes de contacto sobre a empresa.
- Monitorização de Concorrentes: Permite receber notificações quando um site altera a sua stack tecnológica.
- APIs para Automação: Oferece APIs para aceder instantaneamente a dados sobre tecnologias, o que é útil para análise em larga escala ou para enriquecer bases de dados próprias.
Esta extensão é particularmente útil para desenvolvedores, profissionais de marketing digital e vendas, e qualquer pessoa interessada em conhecer as tecnologias utilizadas por um website.
Ansioso por testar cada uma destas ferramentas? A eficácia destas ferramentas, juntamente com o seu conhecimento, é uma excelente forma de melhorar a performance do seu website. Boa sorte! Se precisar de ajuda, pode sempre contar com a colaboração de uma agência de SEO.
Artigo atualizado em maio 2024.