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Negativar Palavras-Chave é Essencial Para a Sua Campanha de AdWords

Em qualquer campanha de Google AdWords existe um objetivo semelhante para todos os gestores: ter o melhor desempenho e performance possível, algo que só é conseguido através de um elevado nível de foco na otimização de todas as variáveis. Ter uma campanha numa agência AdWords não lhe traz muitas dores de cabeça, mas saber como se faz render uma campanha só com os seus conhecimentos é um grande sentimento de conquista.

É por isso que preparamos este artigo, para lhe dar mais uma grande dica para as suas campanhas de Google AdWords, algo que talvez possa aprender num curso, ou então se já entregou as suas campanhas a uma agência AdWords, em determinado período de tempo, sabe que é realmente importante negativar algumas palavras-chave nas campanhas que promove.

Em termos simples, negativar uma palavra-chave ajuda-o a evitar cliques desnecessários e sem consequência para o seu negócio, permitindo que o seu orçamento seja todo alocado aos potenciais clientes que têm uma probabilidade de se converterem em clientes. Essencialmente, negativar uma palavra-chave é indicar as palavras pelas quais não queremos ser anunciados.

Uma forma fácil de explicar é através do ramo automóvel. Imagine que tem um stand de carros novos. Todas as pessoas que utilizem as palavras “usados” ou “semi-novos” não estão, claramente, interessados naquilo que é o seu objetivo: vender carros novos. Negativar palavras-chave é uma manobra que qualquer agência AdWords não descarta, porque o seu impacto nas campanhas é sempre muito positivo.

Negativar é fácil, vai ver que nem vai precisar de uma agência AdWords para o ajudar nas suas primeiras aventuras na criação de campanhas digitais. Só tem de colocar o sinal de subtração “-“ antes da palavra, ou palavras, e o serviço está feito. Agora, o que pode ser mais complicado é escolher qual a melhor forma de o fazer, visto que existem 3 possíveis.

Pode colocar palavras-chave negativas por grupo de anúncio, por campanha ou criar listas de palavras-chave negativas. Esta última opção é comum quando os gestores tem mais do que um campanha que necessita das mesma palavra-chave negativa. Esta forma não só permite otimizar o tempo despendido na campanha, tal como permite adicionar ou excluir palavras-chave de cada campanha de forma intuitiva.

Tanto para si como para uma agência AdWords, tempo é dinheiro e o tempo é de ouro. Por isso, por mais simples que estas manobras pareçam, é importante ter a noção do tremendo impacto que terão nas suas campanhas. De certo, uma das primeiras alterações é a chegada de tráfego muito mais qualificado e recetivo à sua comunicação. Comece devagar que, com prática, será um mestre da plataforma Google AdWords.

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