SmartLinks

Smart Blog

No Dia Mundial do Turismo, celebre com a SmartLinks!

Crescimento do turismo representado por malas de viagem e avião.

Hotéis e alojamentos similares, transportes, restaurantes, empresas de animação, agências de viagens… O turismo é uma das principais atividades turísticas do mundo. No Dia Mundial do Turismo, a SmartLinks orgulha-se de fazer parte desta indústria e de dar o seu contributo para o crescimento e resiliência do setor, através da aplicação de técnicas de marketing e estratégia digital para Hotelaria e Turismo.

Sabemos que as medidas de contenção e a quebra da procura provocadas pela pandemia atingiram duramente a indústria turística em todo o mundo. 2020 foi o pior ano desde que há registo, seguido de 2021, com menos mil milhões de chegadas internacionais a nível global e a destruição de 62 milhões de postos de trabalho.

Contudo, dois anos depois, o turismo parece recuperar a um nível impressionante.

Aliás, segundo previsões do Conselho Mundial de Turismo, a indústria vai crescer quase 6% ao ano e criar 126 milhões de empregos a nível mundial durante a próxima década, no âmbito da recuperação face ao impacto da pandemia de covid-19.

Enfrentando novos desafios e oportunidades, o setor aposta cada vez mais na inovação e na digitalização e revela tendências muito características da época que vivemos.

Saiba mais sobre Tendências Travel

 

Dia Mundial do Turismosoluções digitais para desafios globais 

É por isso que este ano, o Dia Mundial do Turismo é ainda mais especial. A celebração oficial do Dia Mundial do Turismo acontece no cenário paradisíaco de Bali, Indonésia, com a intervenção de diversos responsáveis politicos e agentes económicos.

Comemorado a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do setor. A data é assinalada desde 1980, marcando o lançamento de diretivas importantes a nível global.

Segundo o Turismo de Portugal, esta data também tem como objetivo destacar a contribuição da atividade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O turismo é reconhecidamente um pilar desta declaração, em especial no combate à ​pobreza (Objetivo 1), igualdade de género (5), trabalho digno e crescimento económico (8) e redução das desigualdades (10).

Quadro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Plano de Ação da ONU

 

Ao longo dos últimos anos, a Organização Mundial do Turismo (OMT) tem-se esforçado para orientar as atividades do setor no sentido do turismo responsável e sustentável, sem esquecer a recuperação de negócios e o crescimento inclusivo. Agora, quer também garantir que todos os intervenientes têm uma palavra a dizer em relação ao seu futuro – incluindo as comunidades locais e as minorias.

“Repensar um dos maiores setores económicos no mundo não vai ser fácil. Mas já estamos no bom caminho. A crise inspirou e catalisou a criatividade. A pandemia acelerou a transformação do trabalho, trazendo tanto desafios como enormes oportunidades para garantir que cada vez mais pessoas beneficiam do retomar da atividade turística.”

Zurak Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT  

Programa para pequenas e médias empresas

 

O programa Futuros Digitais da OMT visa acelerar a recuperação económica do setor turístico ao escalar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME), através da liberação de tecnologias digitais, criação de emprego e aumento da resiliência nos elos da cadeia de valor do turismo depois da pandemia.

 

Os Futuros Digitais da OMT

Diagrama digital com desenvolvimento de software sobre fotografia de homem com portátil e smartphone

Apesar de a crise sanitária ter constituído um rude golpe para muitas PME, também criou oportunidades incríveis para quem apostou na inovação e explorou os canais digitais, defende a Organização Mundial de Turismo.

Para reforçar esta opinião, a OMT cita uma análise feita pela Mastercard Test and Learn®, segundo o qual as empresas digitalmente habilitadas viram um aumento de 5,0% nas despesas dos clientes e um aumento de 4,5% nas transações em comparação com os seus pares.

Assim, a OMT lançou o programa Futuros Digitais, que reconhece as PME como “a vanguarda da retoma económica” e apoia a sua transformação digital ao facilitar a difusão de tecnologias relevantes para a cadeia de valor no turismo.

Os caminhos digitais da OMT foram pensados com base nas avaliações de impacto da adoção de tecnologias digitais e disruptivas nas PMEs durante a crise da COVID-19, nas tendências de mercado e em diferentes relatórios da OMT e outras organizações.

O programa oferece ferramentas práticas fornecidas por empresas de tecnologia de ponta, para fazer face às necessidades de fluência digital e à escassez de competências nos diferentes subsectores de turismo.

 

Os conteúdos e ferramentas dos Futuros Digitais estão estruturados em 5 dimensões:

  • Conetividade
  • Crescimento de negócio
  • E-commerce
  • Big Data & Analytics
  • Pagamento e segurança

 

Acelerar a adoção de tecnologias na cadeia de valor do Turismo

Como agência de marketing digital, a SmartLinks tem uma vasta experiência em acompanhar a jornada digital das empresas e agentes turísticos.

Procura um parceiro para criação e manutenção de websites, integração de plataformas de reservas ou desenvolvimento de e-commerce de alta performance? Veja o que podemos fazer pelo seu negócio!

 

Em Portugal, somos parceiros da GIATA GmbH, a maior base de dados mapeados de hotéis em todo o mundo; damos apoio ao Gabinete Digital da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal e já colaborámos com diversos grupos de alojamento e transporte turístico.

Saiba Mais sobre Desafios e Ferramentas para a transformação digital na hotelaria

 

FAQ

  • Qual a data do Dia Mundial do Turismo?

A Organização Mundial do Turismo celebra o Dia Mundial do Turismo a 27 de setembro desde 1980, data em que foram adotados os estatutos da OMT. A partir de então, o dia é assinalado como forma de aumentar a consciência sobre o papel do turismo na comunidade internacional e demonstrar como o setor afeta os valores sociais, culturais, políticos e económicos em todo o mundo.

  • Em que países é celebrado o Dia Mundial do Turismo?

Todos os países são convidados a celebrar o Dia Mundial do Turismo com iniciativas diversas. Todos os anos é escolhido um país para ser anfitrião das celebrações oficiais. Em 2022, o dia é assinalado em Bali, Indonésia.

  • Como é que Portugal celebra o Dia Mundial do Turismo?

As diferentes regiões de turismo organizam atividades de animação, exposições e conferências um pouco por todo o país. A Confederação do Turismo Português promove uma Cimeira do Turismo sob o lema “O Turismo e o Novo Mundo” a 27 de setembro, em Lisboa.

  • Qual é o lema do Dia Mundial do Turismo 2022?

Depois de dois anos em que a indústria turística foi fortemente afetada pela pandemia e restrições de viagem, o tema escolhido para debater em 2022 é “Repensar o Turismo”.

  • Qual o papel das ferramentas digitais no futuro do turismo?

A digitalização do setor turístico visa acelerar a recuperação económica e escalar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME), através da popularização de tecnologias digitais, criação de emprego e aumento da resiliência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top