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Novidades Instagram, Facebook e mais! – Junho 2022

Três pessoas a lançar símbolos de redes sociais através de um megafone.

Lançar um produto, anunciar uma novidade ou comunicar com o público é hoje impensável sem redes sociais. Contudo, por muito familiarizado que esteja com as estratégias do Facebook ou com as regras do Instagram, é preciso estar sempre atento às novidades. E são muitas!

Quando menos esperamos, as redes sociais apresentam novas funcionalidades para facilitar o trabalho dos departamentos de marketing das marcas. E por vezes testam experiências que nem sempre correm bem.

Para assinalar o dia das Redes Sociais, a SmartLinks foi conhecer algumas novidades e sugere quais as que vale mesmo a pena experimentar.

 

Mensagens comerciais no Facebook Messenger

Num futuro próximo, as contas comerciais poderão enviar mensagens proativas e automatizadas para pessoas que optarem por recebê-las. Esta nova ferramenta chama-se Marketing Messages from Meta Business Suite.

Vai permitir:

  • Enviar notificações, alertas, atualizações, newsletters e outras comunicações.
  • Selecionar grupos de pessoas pré-definidos para receber as mensagens.
  • Criar mensagens com títulos, texto, botões e links.
  • Agendar o envio das mensagens numa base diária, semanal ou mensalmente.

Ecrã de smartphone a mostrar funcionalidades do novo Marketing Messages from Meta Business Suite.

Uma funcionalidade muito interessante e, ao mesmo tempo, desafiante. A comunicação terá de ser muito bem pensada para não ser vista como spam. Na realidade, não se trata de um anúncio, mas sim de uma mensagem orgânica dirigida a utilizadores que optaram por recebê-la.

Esta é uma novidade que poucos esperavam ver no Messenger. Até agora, as regras em relação ao número de mensagens permitidas e ao contacto com os utilizadores eram muito apertadas.

Após um período experimental, as notificações comerciais recorrentes passarão a ser um serviço pago. Porém, a Meta ainda não divulgou quando e quanto vai cobrar. A dona do Facebook espera que as marcas obtenham bons resultados com este tipo de mensagem. A partir daí, será uma estratégia difícil de recusar.

Para saber mais sobre as novidades no Messenger, leia este artigo ou consulte este blog.

Perceba também porque deve escolher uma agência certificada como Facebok Marketing Partner.

 

Pin posts no Instagram

O Instagram permite, desde abril, a afixação de posts no perfil. “Pode agora fixar até três pontos (fotos ou reels) para permanecer no topo da sua grelha de perfil, dando aos criadores mais flexibilidade para se expressarem nos seus perfis”, anunciou a rede social.

Mural de Instagram com afixação de pin posts no perfil.

Esta possibilidade permite maximizar a capacidade de atração das marcas e variar o conteúdo nas mensagens de campanhas, por exemplo.

A capacidade de reorganizar a exibição do post na sua grelha de perfil foi outra experiência lançada recentemente.

Leia mais sobre pin posts no Instagram.

 

Instagram reels mais longos, estilo TikTok

Para enfrentar a concorrência com feed do TikTok, os reels do Instagram passaram oficialmente a poder ter 90 segundos (antes só podiam ter 60). Para ajudar os criadores de conteúdo, o Instagram lançou templates de reels que permitem guardar o modelo e fazer adaptações personalizadas.

Curiosamente, esta ideia de vender templates de reels personalizados e adaptáveis já tinha sido lançada pelo Explorerssaurus! Um casal português composto por Raquel Janeiro e Miguel Mimoso, empresários, criadores de conteúdos e influenciadores digitais.

A extensão dos reels do Instagram surgiu acompanhada de mais duas novidades:

  • Stickers interativos e emojis deslizantes, que podem ser usados em sondagens e questionários para envolver os utilizadores.
  • Nova opção de importação de áudio, que permite aos criadores carregar o seu próprio áudio diretamente dentro do processo de criação dos reels e a sincronização automática dos vídeos com a faixa musical escolhida.

Veja aqui para saber mais sobre as novas funcionalidades do reels.

Sabia que os vídeos curtos são uma das principais tendências de marketing digital?

 

Formato ecrã completo no Instagram

Logo a seguir, surgiu outra adaptação do Instagram para fazer frente à concorrência: o formato ecrã completo no feed imersivo.

Esta funcionalidade ainda não está disponível para todos os utilizadores, mas nós explicamos.

Depois de muita testagem, os posts são expandidos verticalmente – sejam eles fotografia, vídeo ou reels. A barra de navegação, a descrição e o logotipo da rede social sobrepõem-se no conteúdo.

O próprio Mark Zuckerberg, CEO do Meta, partilhou uma story sobre esta atualização, dizendo que “as fotografias continuam a ser uma parte importante do Instagram”. Esperamos que sim!

 

“Vamos duplicar o nosso foco no vídeo e consolidar todos os nossos formatos de vídeo em torno de reels”.

Adam Mosseri, Instagram

Leia mais sobre os testes do Instagram.https://www.socialmediatoday.com/news/instagram-tests-updated-tiktok-like-full-screen-format-for-its-main-feed/625682/

 

Instagram com visualizações limitadas

Depois de afixar post no perfil, o Instagram andou a testar os limites de visualização de imagens.

Só que neste caso, o resultado causou alguma polémica junto dos criadores e gestores de conteúdo. Isto porque numa story com, por exemplo, 10 fotografias, só apareciam 3. Para visualizar as restantes, seria necessário clicar em “show all”. Um apelo à ação que provavelmente iria diminuir o alcance e visualizações dos conteúdos visuais.

Ora, sendo esta uma rede social que vive de imagens, dificultar a visualização de fotografias não parece uma boa ideia. Por outro lado, esta limitação podia ser uma estratégia da rede social para focar a atenção das pessoas nos reels, que representam já mais de 20% do tempo que as pessoas passam no Instagram.

Esta funcionalidade foi verificada em algumas contas em Portugal no final de maio, mas pode ter sido só mesmo um teste. Vamos ter de esperar para ver.

Visualização de 2 fotografias no Reels de Instagram.

Para perceber melhor as implicações destas alterações, leia este artigo.

 

Parcerias pagas do Pinterest

Visualização de mural de Pinterest com ‘idea pins’ e parcerias pagas.

A Pinterest também apresentou dois novos produtos comerciais, concebidos para ajudar as marcas a maximizar resultados.

  • ‘Idea Pins’ sob a forma de Stories

A oferta de ‘Idea Ads’ consiste em apresentações de ecrã inteiro, com várias páginas e links personalizados.

Os anúncios deverão aparecer nos feeds dos utilizadores, utilizando as ferramentas de direcionamento do interesse da Pinterest para maximizar a resposta. Essencialmente, os ‘Idea Ads’ são ‘Idea Pins’ que amplificam as promoções pagas e que podem colocar o conteúdo das marcas em melhor posição frente aos utilizadores.

  • Tag de “Parceria Paga”

A nova tag proporciona aos criadores de conteúdo uma outra forma de ganharem dinheiro.

As empresas podem aumentar o alcance dos projetos colaborativos, divulgar as suas promoções perante o público.

Os anúncios de ideias com parceria paga incluem a etiqueta “Promovido por” abaixo do nome do criador, bem como ligações aos perfis tanto do criador como da marca parceira na aplicação.

Segundo o Pinterest, as colaborações da marca com os criadores geram, em média, 38% de maior notoriedade da marca e 37% de maior notoriedade do Pin.

 

“O público pode ver o conteúdo inspirador de uma marca, visitar o seu site e seguir passo-a-passo os DIYs ou demonstrações, tudo dentro do anúncio”.

– Pinterest

Clique aqui para saber mais sobre as novidades do Pinterest.

 

Lista de produtos e newsletter do LinkedIn

O LinkedIn adicionou listas de produtos nos perfis e novas opções para fortalecer a presença das marcas online.

A apresentação de listagem de produtos vai permitir destacar produtos ou projetos específicos. Trata-se de um projeto piloto que será disponibilizada em breve. Os utilizadores que tenham desempenhado alguma função (ou várias funções) num projeto ou organização, poderão editar o seu contributo, dentro da secção “Experiência”.

Listas de produtos nos perfis do LinkeIn.

Através de outro caminho de descoberta da marca, esta edição permite fazer ligações à página de produto correspondente. As páginas de produto já tinham surgido no LinkedIn em 2020, de forma a expandir os bancos de dados, pessoas e empresas dentro da aplicação.

Por outro lado, a Newsletter da conhecida rede profissional online disponibiliza agora @mention e #hashtags. A listagem é automática e permite referir membros, páginas e artigos do LinkedIn.

Ainda não é claro o alcance desta funcionalidade, mas parece trazer benefícios pelo menos a nível da popularidade. O LinkedIn diz que 28 milhões dos seus membros se inscreveram para receber atualizações da newsletter de marcas e criadores que selecionaram.

Há ainda mais novidades do LinkedIn. É a capacidade de serem os administradores das páginas a responder a qualquer publicação enquanto marca, e não enquanto indivíduo. Basta optar pela troca de conta no momento em que vão reagir.

 

“Sabemos que o conteúdo de uma marca é apenas uma parte de como a sua voz ganha vida no LinkedIn, por isso estamos a introduzir a capacidade de as Páginas responderem como marca a qualquer post no feed, independentemente de serem @mentioned ou seguindo as hashtags usadas no post. Ao juntarem-se a estas conversas, as marcas podem partilhar a sua perspetiva única, alcançar novos públicos e fazer crescer os seus seguidores”.

– LinkedIn

Neste artigo pode saber mais sobre listagem de produtos do LinkedIn.

 

Business Manager e Consultoria, mais novidades do LinkedIn

As novidades do LinkedIn não param por aqui. Em junho de 2022, foram lançadas novas ferramentas dirigidas para a geração de leads e fortalecimento de marcas.

Nenhuma das funcionalidades é realmente inovador, visto que já estão disponíveis há algum tempo em versões pagas do LinkedIn. Mas uma nova abordagem pode fazer maravilhas nas vendas e no marketing de uma empresa.

 

Business Manager


A nova Plataforma Business Manager oferece um painel central para gerir toda a atividade de um negócio no LinkedIn. Isso inclui a gestão de pessoas, contas, páginas e audiências num único espaço.

  • Permite visualizar e gerir a equipa, campanhas, páginas e parceiros de negócios num painel centralizado.
  • Poupa tempo nas tarefas administrativas, como permissões, cobranças e faturação.
  • Partilha audiências combinadas através das contas, com atualizações rápidas.
  • Alcança potenciais clientes e melhora a visibilidade da marca

 

Consultoria de marketing B2B

O B2B Edge é a nova consultora do LinkedIn que dá dicas sobre marketing e criação de marcas – classificada como Performance Branding.

“Este novo serviço fornecerá recursos e inteligência para melhorar a segmentação, públicos-alvo e a posição no mercado, bem como para otimizar investimentos criativos e em social media”.

– LinkedIn

 

Segundo a rede social, a abordagem convencional ao marketingB2B é o chamado marketing de performance: hiper segmentação de clientes alvo na base do funil, direcionada para conversão.

O LinkedIn considera que não devemos ignorar o topo do funil, onde o marketing pode criar mais valor. O performance branding também olha para os dados e obedece a um orçamento, mas o seu objetivo não é gerar leads, mas sim gerar memórias.

Neste sentido, o trabalho é feito tendo em conta futuros compradores, fonte de futuros fluxos monetários, que são mais valorizados nos mercados financeiros. Além disso, têm um potencial de influência muito superior.

Saiba mais sobre a nova plataforma de Business Manager e a Consultoria de Marketing B2B do LinkedIn.

 

Twitter com nova integração do Shopify

Sabemos que o e-commerce está a crescer quando dois gigantes tecnológicos fazem uma parceria exclusivamente para facilitar a venda online. As empresas que vendem no Shopify poderão em breve listar produtos no Twitter Professional Profles.

Novas funcionalidades do Twitter em parceria com o Shopify.

A nova funcionalidade – que está ainda em desenvolvimento e promete mais novidades – chama-se Shop Spotlight. Inclui carrocel para visualização de produtos ou uma página até 50 produtos, a Shop Tab. Tanto o carrocel como a página têm ligação para as listas de produtos no Shopify, atualizadas em tempo real.

O check-out será feito no website da empresa vendedora.

Mais detalhes sobre esta novidade do Twitter aqui.

“Construímos uma aplicação que permite aos comerciantes ligar a sua conta no Twitter ao Shopify admin e acolher o nosso Gestor de Compras – o ponto de entrada para um conjunto de ferramentas de compras no Twitter, onde os comerciantes podem aceder e gerir as funcionalidades de compras”.

Twitter

Conhece alguma outra novidade relacionada com as redes sociais? Já experimentou alguma das que mencionamos?

Conte-nos qual a funcionalidade que resulta melhor para a sua marca!

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