Um site de e-commerce é uma grande responsabilidade e requer bastante dedicação para ser uma adição de valor para o seu negócio. Se está preparado para dar este salto, é importante conhecer os pormenores que não lhe podem escapar durante a construção e operacionalização da plataforma de e-commerce. Se ainda não ponderou sobre a necessidade de ter a ajuda de uma agência criação de sites, leia o nosso artigo para o ajudar na primeira fase.
Pode parecer simples, mas a verdade é que este é um pormenor que nem sempre é tido em conta. Certifique-se que o seu site de e-commerce tem uma boa pesquisa de produtos e categorias. Isto faz toda a diferença no seu negócio e na experiência dos clientes. É bom que os clientes consigam encontrar facilmente o querem comprar para chegarem mais rápido à finalização da compra.
E, quando o cliente coloca um produto no carrinho, ou mesmo quando se encontra a navegar na página desse mesmo produto, é importante que apareçam produtos semelhantes e relacionados com esse. Chama-se Cross-Selling e tem a capacidade de dinamizar bastante o seu volume de negócios. Se pretende ter este processo automatizado com sucesso, ter, no mínimo, a consultadoria de uma agência criação de sites pode ser crucial para o seu sucesso.
Imagine, agora, que o seu cliente já tem o carrinho cheio ao seu gosto e dirige-se para o pagamento. Qualquer pormenor que desestabilize este processo pode impedir a concretização da compra, por isso, é essencial que o pagamento seja feito no menor número de cliques possível. No momento do planeamento da construção da plataforma, seja com ou sem a ajuda de uma agência criação de sites, não se esqueça de fazer disto uma prioridade. Quanto mais fácil for a compra, mais compras serão feitas.
Contudo, e infelizmente para os empresários, os carrinhos de compras online ficam muitas vezes cheios de produtos que não são comprados. O potencial cliente ainda pode estar a ponderar se quer ou não quer comprar e, por vezes, esquece-se dos produtos e das suas escolhas. Como evitar o esquecimento? Adicione este tema à sua lista: lembrar os clientes que finalizaram a compra seja através de email marketing ou através de outras campanhas digitais. Mas como é que consegue saber quais os produtos que cada cliente adicionou ao carrinho e não comprou?
Tudo acontece dentro da sua plataforma. Tem de garantir que o responsável pelo site de e-commerce, seja um colaborador seu, um freelancer ou uma agência criação de sites, implementa os códigos certos que fazem o rastreamento de todos os passos do utilizador, para mais tarde poder relembra-lo.
Criar um site de e-commerce é muito mais do que ter um design bonito! Não se esqueça destas nossas dicas, mas fique atento às próximas. Construir um site de e-commerce pode ser uma tremenda odisseia, mas, se tudo ficar operacional, será certamente um bom incremento para o seu volume de negócios.