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O que são Agentes AI e para que servem?

Chatbot IA

O termo AI Agent é relativamente recente e se ainda não está muito familiarizado com o conceito de agentes de inteligência artificial não se preocupe – vamos explicar de uma forma simples e descomplicada.

 

Imagine que tem um assistente supereficiente, que nunca dorme, nunca se distrai, e está sempre pronto para prestar ajuda – esse é um Agente AI.

 

Um AI Agent, ou agente de inteligência artificial, é um software automatizado que toma decisões ou executa ações com base em dados.

 

Estes agentes podem ser treinados para lidar com diferentes tarefas, sejam simples ou complexas, desde responder a perguntas, até executar uma série de ações para chegar a um objetivo específico.

 

Veja este acontecimento verdadeiro, relatado em março 2023 pela Vice, que exemplifica na perfeição o potencial destes AI Agents:

 

Durante um teste da OpenAI, o GPT-4 enganou um trabalhador do TaskRabbit, fazendo-se passar por uma pessoa com deficiência visual para resolver um CAPTCHA.

 

Quando foi diretamente questionado pelo trabalhador se era um robô, o GPT-4 negou e justificou a sua solicitação como sendo uma limitação visual, convencendo o humano a completar a tarefa.

 

É de notar que o GPT-4 fez isso ao abrigo de um teste.

 

Considerações éticas à parte (que no caso do teste foram propositadamente retiradas) e acreditando que existem salvaguardas para comportamentos selvagens por parte da IA, a realidade é que o agente cumpriu a ordem que lhe deram.

 

Um admirável mundo novo.

Visualização de ecrã de ai customer agent - hubspot

 

Sempre existiu software automatizado que deu apoio a negócios. Lembramos os famosos e agora antigos RPAs (Robotic Process Automation).

 

No entanto, os RPAs são limitados: funcionam com base em regras fixas e scripts que executam tarefas repetitivas de maneira muito específica e inflexível.

 

Este tipo de software segue a lógica do ‘IF THEN’ – ou seja, precisam que um determinado evento aconteça para serem despoletados.

 

Por exemplo, se um cliente fizesse uma compra, o sistema executaria uma série de ações pré-programadas.

 

Já os novos Agentes AI vão bastante além desse comportamento robótico, porque conseguem aprender e adaptar-se a partir dos dados disponíveis, tomando decisões com base em contextos variáveis e complexos.

 

 

 

Agora, vamos imaginar como os Agentes AI podem ser úteis nas suas operações de marketing, vendas e apoio ao cliente:

 

AI Agents em Marketing

 

Os Agentes AI podem ajudar a automatizar grande parte do trabalho que consome tempo e energia das equipas de marketing.

 

Por exemplo, imagine que quer criar campanhas personalizadas para os seus clientes. Um AI Agent pode analisar os dados de comportamento dos utilizadores e sugerir conteúdo personalizado com base nos interesses individuais de cada cliente.

 

Em vez de enviar uma campanha genérica, pode automatizar e personalizar conteúdo para cada pessoa, aumentando a probabilidade de conversão.

 

Isto não apenas melhora a experiência do cliente, mas também otimiza o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing.

 

Outro exemplo é o uso de chatbots.

 

Muitos websites atualmente utilizam alguns tipos de AI Agents em forma de chatbots para conversar com clientes, responder a perguntas mais frequentes, ou mesmo sugerir produtos.

 

São o primeiro ponto de contacto, garantindo que nenhum cliente fica sem resposta. E segundo a Google, funcionam mesmo!

 

 

AI Agents em Vendas

 

Na área de vendas, os AI Agents são um autêntico superpoder. Eles conseguem priorizar leads de acordo com a probabilidade de conversão.

 

A partir dos dados recolhidos, um agente de IA pode analisar as interações dos clientes e prever quais as leads que estão mais prontas para avançar para a próxima fase do ciclo de vendas.

 

Assim, a equipa comercial pode focar os seus esforços onde eles têm mais impacto.

 

Por exemplo, se utiliza uma solução de software de vendas como o HubSpot Sales Hub, pode integrar um AI Agent.

 

Este AI Agent não só ajuda a analisar o comportamento das leads, mas também dá recomendações sobre o melhor momento para contactar cada lead – ou até mesmo enviar um email de follow-up automaticamente, garantindo que nenhum potencial cliente é esquecido.

 

 

AI Agents em Apoio ao Cliente

 

Uma plataforma interessante que exemplifica o uso de AI Agents é o Agent.ai, criado pelo Dharmesh Shah, cofundador da HubSpot.

 

visualização de ecrã com ai agent breeze hubspot

 

Esta plataforma foi desenvolvida para oferecer suporte inteligente e automatizado aos negócios, facilitando a comunicação com os clientes e aumentando a eficiência das equipas.

 

O Agent.ai combina machine learning e IA para aprender constantemente e fornecer respostas cada vez mais precisas, permitindo que as empresas melhorem a experiência do cliente, enquanto reduzem os custos associados ao suporte.

Na área de apoio ao cliente, os AI Agents são uma ferramenta valiosa para resolver problemas dos clientes de forma imediata e eficaz.

 

Pode implementar um AI Agent que seja capaz de responder às perguntas mais comuns dos seus clientes, quer seja através de um chatbot no seu site ou através de canais de redes sociais.

 

Imagine que um cliente precisa de saber como devolver um produto ou como verificar o estado da sua encomenda – com um AI Agent, ele consegue resposta imediata, 24/7, sem precisar de esperar por um operador humano.

 

Além disso, se o problema for mais complexo, o AI Agent pode redirecionar o pedido para um agente humano, fornecendo toda a informação necessária, o que agiliza a resolução do problema.

 

Como Começar a Utilizar AI Agents

 

Se isto tudo lhe parece interessante, mas não sabe por onde começar, uma boa solução é explorar plataformas CRM que já integram inteligência artificial, como o HubSpot.

 

Pode utilizar AI Agents para otimizar e automatizar os seus fluxos automatizados de trabalho em vendas, marketing e apoio ao cliente, garantindo que estão sempre orientados para gerar valor e aumentar a eficiência.

 

Para saber mais sobre AI Agents e como podem ser usados em diferentes contextos, recomendamos que dê uma espreitadela ao HubSpot Blog, que é uma ótima fonte de informações e novidades no mundo do marketing, vendas e automação.

 

Se quiser suporte em implementar uma estratégia que envolva o uso de Agentes AI, podem entrar em contacto com um dos nossos consultores experientes!

 

Os AI Agents vieram para tornar o nosso trabalho mais inteligente e eficiente.

 

Em vez de nos preocuparmos com tarefas repetitivas e manuais, temos o potencial de nos concentrar em tomar decisões estratégicas e criativas que realmente vão fazer a diferença no crescimento dos nossos negócios.

 

 

Sobre a SmartLinks

A SmartLinks é uma agência de Marketing Digital especializada em ajudar empresas a crescer através de estratégias inteligentes e integradas de marketing e vendas.

Como HubSpot Gold Partner e Google Partner Premier, apoiamos os nossos clientes com soluções otimizadas para gerar leads, aumentar a conversão e garantir o sucesso a longo prazo. Com mais de 400 projetos concluídos, a nossa equipa foca-se em construir relações sólidas e oferecer soluções personalizadas que criam impacto real.

Para saber mais sobre os nossos serviços, visite: www.smartlinks.pt

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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