SmartLinks

Smart Blog

Definição de Personas Para Marketing de Conteúdo

Numa agência marketing de conteúdo a criação de conteúdos requer um enorme empenho em termos de tempo e orçamento. A conceção de bons conteúdos implica um planeamento estratégico de produção de conteúdos. Se está a pensar em produzir conteúdos, saiba que é fundamental ter bons contadores de histórias. Bons conteúdos contam e constroem a história de uma marca.

Não é novidade que as histórias captam a atenção. Ora, não é novidade que, o marketing de conteúdo aquilo que quer é justamente captar a atenção dos consumidores e estabelecer com eles relações fortes. Para produzir grandes histórias, originais e atrativas é indispensável o conhecimento sobre o público. No marketing existem duas formas para conhecer a audiência: definição de público-alvo e personas.

O público-alvo é um segmento obtido através da análise dos critérios demográficos, geográficos, sociais, económicos, psicológicos e comportamentais. Fornece informações gerais sobre o cliente ideal.

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Baseada em dados reais dos seus clientes sobre comportamentos, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Tanto o público-alvo como as personas são um método de segmentação de mercado, os dois são importantes em diferentes etapas do marketing.

Como definir personas? As personas surgem essencialmente na era digital do marketing. As marcas passam a interagir diretamente com os consumidores e não podem simplesmente gerir a audiência em termos gerais. Surge a necessidade de conhecer e descrever o perfil das audiências de forma detalhada. Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona a sua equipa de marketing constrói uma personagem:

  • à qual dá um nome e idade, para facilitar a conexão;
  • elabora uma breve história sobre o dia-a-dia da persona;
  • define uma profissão, hábitos de compra, estilo de vida, redes socias favoritas, hobbies, necessidades e questões relacionadas com a marca.

Quais são as vantagens de utilizar personas? A persona torna o alvo real. A sua agência marketing de conteúdo acaba por mergulhar nas características do seu segmento alvo. A definição de personas ajuda a imaginar como a sua audiência é na realidade. Esse conhecimento profundo ajuda a criar conteúdos mais incisivos e relevantes, o que, por sua vez, contribui para a eficácia das histórias contadas pela sua marca.

Através da persona a marca encontra o tom e a linguagem adequada, acaba por produzir mensagens apelativas, que subtilmente envolvem o consumidor no seu enredo. A persona fornece informações e insights únicos, como:

  • linguagem a usar e mensagens a transmitir;
  • em que meios anunciar;
  • quais os conteúdos e em que formatos;
  • em que redes sociais;
  • oportunidades de upsell e cross sell;
  • melhores alturas para anunciar e periodicidade das campanhas.

Defina as personas da sua marca e estará pronto para criar conversas com conteúdo. Não faltará muito, estará a contar a história da sua marca ao nível de uma produção de Hollywood. Aceite o desafio!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao concordar em aceitar o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visita um site, ele pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Controle os serviços de cookies pessoais aqui.


São imprescindíveis para navegar no website e garantem uma experiência de excelência. Servem para medição de audiências e possibilitam a divulgação de publicidade sem personalização.

Permitem personalizar as ofertas que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Mesmo não aceitando estes cookies, poderá receber ofertas, mas sem corresponderem às suas preferências. Obtenha uma experiência mais personalizada e completa de conteúdos, que guarda as suas preferências e lhe mostra apenas conteúdos relevantes, contribuindo decisivamente para uma experiência de qualidade superior. Não se preocupe, só enviaremos comunicações que nos solicitar!

Aceitar todos
Rejeitar todos
Scroll to Top