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Saiba como obter bons resultados na Black Friday e Cyber Monday

Apesar de serem dois dias muito semelhantes, a Black Friday realiza-se na última Sexta Feira do mês de Novembro e é um dia especial para os consumidores e de extrema importância para as marcas. É um dia em que as lojas, essencialmente as lojas físicas, fazem grandes descontos. Na Cyber Monday, que ocorre na Segunda Feira a seguir à Black Friday, as promoções são efetuadas apenas nas lojas online.

 

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento das vendas, sobretudo, na Black Friday e têm-se batido recordes no número de vendas online. No ano passado, só em Portugal a Black Friday gerou cerca de 1,8 milhões de euros em vendas online (de acordo com os dados da Kwanko) e a maioria das encomendas foi realizada via desktop (58%). No entanto, o mobile tem vindo a ser cada vez mais importante para o e-commerce.

Peso do mobile na Black Friday

Source: Google internal data

 

Tendo em conta os dados disponibilizados pela Google Customer Survey, 48% dos internautas Portugueses ponderam comprar na Black Friday em 2018, o que representa uma boa oportunidade para a sua marca se destacar no mercado e aumentar, consequentemente, o número de vendas e o seu leque de clientes.

 

Desta forma, é importante perceber que a Black Friday e a Cyber Monday não são apenas dois dias, é necessário planear uma estratégia antecipadamente para que não existam quaisquer impedimentos na decisão de compra do consumidor e se consiga, por conseguinte, alcançar um grande volume de vendas.



Source: Google Customer Survey – Julho 2018

Porque deve começar a planear a estratégia da Black Friday e Cyber Monday com antecedência?

Por norma os consumidores começam a planear algumas das suas compras para a Black Friday e Cyber Monday 10 a 15 dias antes e, por isso, é importante começar logo no início do mês de setembro a verificar se existem problemas com produtos/serviços por resolver e definir melhores práticas, caso seja necessário.

 

Além disso, o ideal seria começar a lançar a campanha no final de setembro, sendo que em menor escala, de modo a aumentar ou até mesmo criar awareness e, também, para que se consiga resolver possíveis problemas que possam surgir com a campanha garantindo que na altura do grande lançamento tudo esteja perfeito.

 

Por outro lado, se a estratégia for planeada com antecedência é possível criar listas de audiências e padrões de produto, o que vai fazer com que no final a campanha esteja o mais adequada possível ao consumidor, pois vai ter em consideração os seus dados demográficos, interesses, comportamentos e, acima de tudo, intenções de compra. Assim, deve dividir a sua base de clientes em grupos, entender o seu perfil, qual o caminho mais utilizado por eles até chegar à sua marca e procurar novos clientes semelhantes.

 

É importante ter uma presença consistente junto dos seus consumidores, com uma mensagem relevante, visto que a probabilidade do consumidor comprar na Black Friday e na Cyber Monday um produto de que já ouviu falar ou com que está familiarizado é muito maior. Deste modo, é possível ter vantagem competitiva.

 

Ao começar o planeamento estratégico antecipadamente vai fazer com que consiga alcançar a maximização do impacto cross-channel, uma vez que é necessário que exista coerência em todos os canais, para que a campanha gere, efetivamente, bons resultados.

 

A maximização omnicanal é essencial, na medida em que é necessário ligar todos os segmentos de negócio de forma consistente para a integração da experiência do consumidor, independentemente do canal que esteja a utilizar. É cada vez mais evidente que muitos consumidores antes de irem comprar a uma loja física, são muitas vezes influenciados pelos canais digitais e, por isso, se não existir coerência entre a comunicação online e a comunicação offline pode dar origem a um problema e o consumidor acabar mesmo por não efetuar a compra.

Deve-se perceber, essencialmente, como impactar os consumidores, como medir esse impacto nas vendas totais e como transformar insights em estratégias omnicanal.

Source: Nielsen

 

Dicas para obter melhores resultados na Black Friday e na Cyber Monday

– Esteja presente, seja pessoal e rápido.

– Aproveite para conhecer e aumentar a sua base de clientes fiéis.

– É necessário ter uma boa capacidade de logística e preparar o possível esgotamento de stock.

– Tudo precisa de estar integrado e alinhado com a estratégia de negócio para obter os melhores resultados, ou seja, o Merchant Center tem de estar alinhado com o Shopping Ads e com a Landing Page.

– Para que tudo esteja integrado de modo a atingir os objetivos de negócio é recomendado que se tenha um feed de excelência, uma estrutura de campanha alinhada com o feed e respetivos objetivos, estratégias de Bidding certas e, por fim, uma medição correta para avaliar o impacto do negócio.

– Opte por páginas AMP, visto que são 85% mais rápidas que outras páginas mobile.

– Resolva problemas como páginas que carregam devagar, scrolling não responsivo e conteúdo que muda de posição.

– Procure estar presente em todos os momentos da compra.

 

Aspetos a ter conta ao planear a sua estratégia

– Em mobile, velocidades de carregamento lentas, formulários longos e mau UX deixam os utilizadores frustrados.

– Quando um utilizador tem uma má experiência online em mobile, existe 62% de probabilidade de não voltar a comprar essa marca no futuro.

– 53% dos utilizadores abandonam um site que demore mais que três segundos para carregar.

– 90% dos utilizadores desistem se não se conseguirem lembrar de um username ou password.

– Face a 2016, este ano houve um crescimento de 38% em pesquisas por “portes grátis”; 149% em pesquisas mobile que contêm “prendas” e 232% em pesquisas que incluam “promoções”, “cupões” e “cupões promocionais”.

 

Com o crescimento da Black Friday e Cyber Monday que se tem verificado ao longo dos últimos três anos, é de extrema importância planear antecipadamente e ao pormenor a estratégia que melhor se adequa à sua marca. Nestes dois dias ter uma marca com grande awareness é um fator crucial, visto que apesar dos preços mais baixos continuarem a ser muitas vezes decisivos no processo de compra, existem muitos outros fatores que também são essenciais e que influenciam a decisão final do consumidor. Além disso, na Smartlinks recomendamos que tenha campanhas antes do pico da Black Friday e Cyber Monday, com o objectivo de criar listas de audiências, pois irão permitir-nos fazer investimentos mais incisivos no pico da procura e com isso maximizar cada euro investido pelos nossos parceiros.

Nesse sentido, cada marca deve ter uma estratégia digital com o seu posicionamento, mensagem e comunicação bem definidos, bem como um site bem estruturado, apelativo, com conteúdos interessantes para os consumidores e uma presença eficaz nas redes sociais.

Está preparado para a Black Friday? A Smartlinks poderá ajudá-lo a definir a sua estratégia digital apresentando sempre as melhores soluções.

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