SmartLinks

Smart Blog

Como obter bons resultados na Black Friday e Cyber Monday

Apesar de serem dois dias muito semelhantes, a Black Friday realiza-se na última Sexta Feira do mês de Novembro e é um dia especial para os consumidores e de extrema importância para as marcas.

 

É um dia em que as lojas, essencialmente as lojas físicas, fazem grandes descontos. Nos últimos anos, esta tendência tem-se alastrado também às lojas online.

 

Na Cyber Monday, que ocorre na Segunda Feira a seguir à Black Friday, as promoções são efetuadas geralmente em artigos de tecnologia nas lojas online, mas assim como no caso da Black Friday, também esta tendência se alastra às lojas físicas.

 

Nos últimos anos (com excepção feita aos anos do Covid) tem-se verificado um aumento das vendas e têm-se batido recordes no número de vendas online. 2022 não foi excepção.

 

Em 2022, a Salesforce registou que se alcançaram resultados históricos e que no período da Black Friday foram gerados cerca de 107 mil milhões de euros em receitas de vendas online com o  modelo “Buy Now Pay Later” (compre agora, pague depois) a ter uma grande preponderância.

 

importância da black friday - percentagem de clientes que esperam para comprar
Fonte: Think With Google 2020

 

Tendo em conta os dados disponibilizados pela Google,  nos Estados Unidos e no Reino Unidos, 84% e 73% das pessoas esperam pelo período da Black Friday para fazer comprar, o que representa uma boa oportunidade para a sua marca se destacar no mercado e aumentar, consequentemente, o número de vendas e o seu leque de clientes.

 

Também é importante perceber que a Black Friday e a Cyber Monday não são apenas dois dias, é necessário planear uma estratégia antecipadamente para que não existam quaisquer impedimentos na decisão de compra do consumidor e se consiga, por conseguinte, alcançar um grande volume de vendas.

período da black friday e cyber monday
Fonte: Think With Google 2020

 

 

Porque deve começar a planear a estratégia da Black Friday e Cyber Monday com antecedência?

Por norma os consumidores começam a planear algumas das suas compras para a Black Friday e Cyber Monday pelo menos 30 dias antes e, por isso, é importante começar logo no início do mês de setembro a verificar se existem problemas com produtos/serviços por resolver e definir a estratégia e as melhores práticas, caso seja necessário.

 

Além disso, o ideal será mesmo começar a lançar a campanha no final de setembro, sendo que em menor escala, de modo a aumentar e criar awareness e, também, para que se consiga resolver possíveis problemas que possam surgir com a campanha garantindo que na altura do grande lançamento tudo esteja perfeito.

 

Além disso, se a estratégia for planeada com antecedência é possível criar listas de audiências para remarketing e padrões de produto (onde realmente acontece a magia), o que vai fazer com que no final a campanha esteja o mais adequada possível ao consumidor, pois vai ter em consideração os seus dados demográficos, interesses, comportamentos e, acima de tudo, intenções de compra.

 

Assim, deve dividir a sua base de clientes em grupos, entender o seu perfil, qual o caminho mais utilizado por eles até chegar à sua marca e procurar novos clientes semelhantes.

 

É importante ter uma presença consistente junto dos seus consumidores, com uma mensagem relevante, visto que a probabilidade do consumidor comprar na Black Friday e na Cyber Monday um produto de que já ouviu falar ou com que está familiarizado é muito maior. A isto, chama-se criar vantagem competitiva.

 

Ao começar o planeamento estratégico antecipadamente vai fazer com que consiga alcançar a maximização do impacto cross-channel, uma vez que é necessário que exista coerência em todos os canais, para que a campanha gere, efetivamente, bons resultados.

 

A maximização omnicanal é essencial, na medida em que é necessário ligar todos os segmentos de negócio de forma consistente para a integração da experiência do consumidor, independentemente do canal que esteja a utilizar. É cada vez mais evidente que muitos consumidores antes de irem comprar a uma loja física, são muitas vezes influenciados pelos canais digitais e, por isso, se não existir coerência entre a comunicação online e a comunicação offline pode dar origem a um problema e o consumidor acabar mesmo por não efetuar a compra.

 

Deve-se perceber, essencialmente, como impactar os consumidores, como medir esse impacto nas vendas totais e como transformar insights em estratégias omnicanal.

 

Dicas para obter melhores resultados na Black Friday e na Cyber Monday

– Esteja presente, seja pessoal e rápido.

– Aproveite para conhecer e aumentar a sua base de clientes fiéis.

– É necessário ter uma boa capacidade de logística e preparar o possível esgotamento de stock.

– Tudo precisa de estar integrado e alinhado com a estratégia de negócio para obter os melhores resultados, ou seja, o Merchant Center tem de estar alinhado com o Shopping Ads e com a Landing Page.

– Para que tudo esteja integrado de modo a atingir os objetivos de negócio é recomendado que se tenha um feed de excelência, uma estrutura de campanha alinhada com o feed e respetivos objetivos, estratégias de Bidding certas e, por fim, uma medição correta para avaliar o impacto do negócio.

– Otimize a rapidez de carregamento das suas páginas mais importantes.

– Resolva problemas como scrolling não responsivo,  conteúdo que muda de posição.

– Procure estar presente em todos os momentos da compra.

– Esteja preparado para picos de tráfego.

 

Aspetos a ter conta ao planear a sua estratégia

– Em mobile e desktop, velocidades de carregamento lentas, formulários longos e mau UX deixam os utilizadores frustrados.

– Quando um utilizador tem uma má experiência online em mobile, existe 62% de probabilidade de não voltar a comprar essa marca no futuro.

– 53% dos utilizadores abandonam um site que demore mais que três segundos para carregar.

– 90% dos utilizadores desistem se não se conseguirem lembrar de um username ou password.

– Considere a procura crescente por “pagamentos parcelados”, pesquisas por “portes grátis”; pesquisa que tenham associada a palavra-chave “prendas”, “promoções”, “cupões” e “cupões promocionais”.

 

Com o crescimento da Black Friday e Cyber Monday que se tem verificado, é de extrema importância planear antecipadamente e ao pormenor a estratégia que melhor se adequa à sua marca.

 

Neste período ter uma marca com grande awareness é um fator crucial, visto que apesar dos preços mais baixos continuarem a ser muitas vezes decisivos no processo de compra, existem muitos outros fatores que também são essenciais e que influenciam a decisão final do consumidor.

 

Além disso, na Smartlinks recomendamos que tenha campanhas antes do pico da Black Friday e Cyber Monday, com o objectivo de criar listas de audiências, pois irão permitir-nos fazer investimentos mais incisivos no pico da procura e com isso maximizar cada euro investido pelos nossos parceiros.

 

Nesse sentido, cada marca deve ter uma estratégia digital com o seu posicionamento, mensagem e comunicação bem definidos, bem como um site bem estruturado, apelativo, com conteúdos interessantes para os consumidores e uma presença eficaz nas redes sociais.

 

Está preparado para a Black Friday? A Smartlinks poderá ajudá-lo a definir a sua estratégia digital apresentando sempre as melhores soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top