O SEO pode parecer um segredo fechado a sete chaves, mas na verdade não é.
Vamos revelar-lhe o que é o SEO e quais as vantagens de contar com o apoio de uma agência SEO.
Começamos primeiro pela própria sigla: SEO significa Search Engine Optimization e consiste na otimização de sites para motores de pesquisa como o Google ou o Bing.
Para entender o porquê do SEO ser necessário, precisamos primeiro de falar sobre o funcionamento geral dos motores de pesquisa.
SEO serve para ganhar a atenção dos motores de pesquisa!
Consideremos que um motor de pesquisa é como uma princesa e que todos os resultados são os seus pretendentes.
O objetivo da agência SEO é tornar o seu site atraente para os motores de pesquisa, i.e. conquistar a atenção da princesa!
Mas porquê? Não é só pelos seus lindos olhos!
É que, quando fazemos uma pesquisa num motor de pesquisa raramente clicamos nos resultados que surgem depois da primeira página.
Na verdade, de acordo com um estudo da Backlinko aproximadamente 63% de todos os cliques são reservados para as primeiras 4 posições do Google.
Assim sendo, não é difícil compreender porque queremos estar nos primeiros lugares:
Porque queremos que o consumidor nos encontre facilmente quando pesquisa pelos produtos ou serviços que oferecemos!
Uma agência SEO pode ajudar a posicionar melhor as diferentes páginas do seu site
É isso mesmo que fazemos na SmartLinks, uma das principais agências SEO em Portugal!
Aplica um conjunto de técnicas de otimização para ajudar os seus clientes a “conquistar a princesa” e o objetivo é sempre sermos o pretendente número um!
Mas quais são os requisitos para nos mantermos em primeiro lugar?
Os primeiros lugares nos motores de pesquisa são muito concorridos, e como tal, as exigências são grandes.
O motor de pesquisa mais utilizado no mundo é o Google, e como tal, tem requisitos muito rígidos no que diz respeito aos resultados que apresenta.
Veja algumas dicas de como tornar o seu site mais apelativo aos olhos do Google:
Comece por identificar claramente de que se trata o seu site.
É uma loja de e-commerce que permite comprar brinquedos online?
Ou é um prestador de serviços na área das janelas eficientes?
Seja o que for, os utilizadores precisam de entender isso imediatamente assim que entram no seu site. Além disso, como em qualquer negócio digital ou físico, precisa de se destacar das restantes empresas que competem na mesma atividade.
Como pode fazer isso?
Optimização de SEO On-page ou “na página”
O SEO On-page consiste em fazer melhorias nas páginas do seu site, para que o Google lhes dê mais valor.
Há muitas coisas que podem ser feitas, por isso vamos apenas listar algumas:
- Adicionar a cada páginas as meta tags (etiquetas HTML que o Google considera relevantes) necessárias, de acordo com as melhores práticas indicadas pelo próprio Google;
- Adicionar conteúdo de qualidade e relevância para a sua atividade;
- Desenhar uma arquitetura de site que dê destaque às páginas mais importantes;
- Organizar e relacionar todas as páginas entre si com links internos que ajudem o utilizador no seu processo de descoberta de forma intuitiva;
- Demonstrar a sua especialização e autoridade na sua área. Isso pode ser feito através da publicação de artigos explicativos no seu blog ou de uma página “sobre nós” onde explica os skills das pessoas que compõe a sua empresa, incluindo links para perfis relevantes como o LinkedIn ou artigos noticiosos que o mencionam.
Ou seja, SEO On Page é o que pode ser feito no seu site. Vamos agora falar de optimizações SEO que podem ser feitas fora do seu site:
Optimização de SEO Off-page ou “fora da página”
As técnicas de SEO Off Page são responsáveis por indicar ao Google o que os outros pensam sobre o nosso website.
Um pouco como se tratasse de um concurso de popularidade online.
Quantas mais fontes de confiança mencionam a sua empresa e quanto mais os sites dessas fontes criam links para o seu site, mais o Google entende que o seu site deve ter valor.
Nota importante: é claro que é muito importante que os links que apontam para si sejam de fontes relacionados com o seu sector de atividade e que essas fontes sejam de confiança e autoridade. Por exemplo, seria muito mais relevante que um site de um hotel de luxo recebesse um link de um site importante de viagens como o CNTraveler.com do que de um site como a Abola.pt
Existem muitas formas de trabalhar o SEO Off-page e não vamos abordá-las neste artigo, mas no final do dia tudo se resume a conseguir que sites autoritativos e do seu nicho de atividade criem links para o seu site.
SEO Técnico
O SEO Técnico, como o nome indica foca-se em resolver questões técnicas que possam estar a impedir o seu site de ser bem entendido pelo Google.
Isto pode incluir coisas tão diversas como o uso de JavaScript, ou do famigerado Adobe Flash (especialmente em sites mais antigos) ou de aspectos mais práticos como o uso de tecnologia para acelerar o carregamento do conteúdo estático (imagens, pdfs, etc) do seu site quando o mesmo é acedido de diferentes partes do mundo.
Outros aspectos do SEO Técnico estão relacionados com o uso de regras (diretivas) como redirecionamentos e de sinais (sugestões que o Google pode ou não seguir) como mapas de site.
O que é mais importante? SEO On-page, Off-page ou Técnico?
Todas as vertentes devem ser bem trabalhadas, pois são essenciais para a melhoria de posicionamento. Mas também é importante saber como conjugar as doses certas de cada uma destas técnicas, algo que uma agência de SEO experiente (como a SmartLinks) poderá fazer ou ajudá-lo a perceber como fazer.
Agora que o mistério do SEO está desvendado e que compreende a importância do SEO para o seu negócio, está na hora de pôr as mãos à obra.
Como pode ser complicado compreender todas as técnicas e métricas a analisar, aconselhamos a solicitar o apoio de agência especializada.
Mas não se esqueça, a conquista da princesa demora o seu tempo e usar artimanhas para acelerar esse processo pode afugentar o primeiro lugar para sempre, por isso cuidado com técnicas obscuras de SEO comumente chamadas de Black Hat SEO!
