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SEO para Pinterest

Exemplos de marcas presentes no Pinterest

O Pinterest é um motor de pesquisa visual único, ideal para encontrar inspiração em todos os setores da vida. Dá ideias para decorar a casa, organizar casamentos, fazer receitas deliciosas e dicas de limpeza eficazes. Quase como um poço dos desejos, o Pinterest encontra resposta para as pesquisas das pessoas. E ainda organiza as pesquisas por categorias, de forma orgânica e com excelentes resultados.

Mas como garantir que os seus conteúdos chegam ao utilizador que interessa ao seu negócio? Usando SEO para Pinterest, claro!

O SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Pesquisa, serve precisamente para melhorar o posicionamento de uma marca na internet, quando determinadas palavras são escritas no Google, Yahoo, Bing e outros.

SmartLinks é uma agência especializada em SEO e dá três exemplos de clientes com contas Pinterest, explicando como esta plataforma pode contribuir para a longevidade da presença online.  

 

Para otimizar o conteúdo do Pinterest para SEO, basta seguir estas dicas:

Conta Business e Google Tag Manager (GTM)

1.       Criar uma conta business no Pinterest. Se já tiver uma conta pessoal, pode migrar para conta profissional.

2.       Ligar o código do Pinterest ao GTM no seu site para melhor monitorização.

3.       Criar um perfil atrativo.

4.       Escolher um título cativante que inclua a keyword.

5.       Completar o perfil com ligação ao e-mail e contas de redes sociais (importante para rastrear o percurso do utilizador).

6.       Aproveite as ferramentas de agendamento das publicações, organização de categorias e Pinterest Analytics, para monitorizar a evolução da conta.

 

O nome de utilizador deve ser compatível com SEO. O nome vai ser incluído no URL do perfil, pelo que deve ser fácil de encontrar. Não se esqueça que a marca pode ser encontrada tanto pelos Pins que publica como pelo próprio perfil.

Portanto, privilegie sempre URL amigáveis, tanto nas redes sociais como noutras plataformas.

 

A frequência de publicação depende dos objetivos que pretende atingir. Em média, recomendamos três a quatro pins por semana. Quantos mais Pins tiver, mais probabilidades tem de ser visto.

Cuidado extra com as imagens

Sendo um meio visual, é mais importante do que nunca escolher imagens impactantes e inspiradoras.

Utilize fotografias e vídeos que chamem a atenção e estejam relacionados com o tema da sua marca.

Todas as imagens devem ser bonitas, com boa qualidade e, sempre que possível, originais. Com a integração de plataformas de design, como o Canva, é possível criar conteúdos diferenciadores e exclusivos com relativa facilidade. Também pode carregar imagens diretamente das redes sociais, blog ou site da empresa.

 

Como desenvolver títulos apelativos

Vale a pena dedicar algum tempo a brincar com as palavras e experimentar títulos chamativos, que incluam a keyword e estejam relacionados com o tema. Mas atenção: o limite são 60 caracteres.

Por exemplo: a Tendas Oeste, empresa de aluguer e montagem de tendas, stands e outros equipamentos para eventos, usou títulos como “Melhores Tendas para Casamentos Outdoor” ou “Casamentos Rústicos Inesquecíveis”. Estas palavras remetem para a experiência acumulada da empresa como especialista nesta área.

A utilização de palavras-chave funciona como gatilho mental para o consumidor ser conduzido até à visualização de um conteúdo ou mesmo aquisição de um produto. Em todo o caso, é essencial para que os seus conteúdos sejam encontrados pelo utilizador. Só assim as suas publicações podem surgir nos primeiros lugares de pesquisa, de forma orgânica e gratuita.

 

Se pretender investir em anúncios, veja como gerir o Pinterest Ads Manager.

Tendas Oeste no Pinterest

Descrição humanizada

Na descrição, convém destacar o lado humano e emocional. Tem 500 caracteres disponíveis para descrever cada produto ou serviço. É altura para dar mais alguma informação sobre o negócio e apelar aos sonhos e sentimentos dos utilizadores.

Recorrendo novamente ao exemplo da Tendas Oeste, foram usadas keywords já estabelecidas, como “casamento branco” e “casamento vintage”, com maior volume de pesquisa.

 

Esta conta de Pinterest usa SEO para destacar a variedade de produtos, o profissionalismo da equipa e o compromisso de fazer cada casamento uma ocasião especial.

Onde procurar inspiração

Comece pelo próprio perfil da empresa. O que faz? O que quer destacar? Que produtos ou serviços são diferenciadores para o cliente? 

Siga as contas de algumas empresas semelhantes para saber o que a concorrência anda a fazer. Procure histórias verdadeiras e originais para se inspirar.

Tenha em conta que a maioria dos utilizadores do Pinterest são mulheres entre os 15 e os 44 anos. Também 51% dos trabalhadores são mulheres. Por isso, é uma boa ideia apostar em conteúdos virados para um público feminino jovem.

Outra dica: 53% dos utilizadores são mães. Uma imensa maioria que pode impactar com produtos e serviços dirigidos a bebés e crianças.

E não se pense que o Pinterest só serve para exibir peças de design e destinos de sonho. Também pode explicar o passo-a-passo de uma receita ou mostrar o antes e o depois de uma situação específica. Foi o que fez a Jani-King, empresa de serviços de limpeza:

Organização além da inspiração

Também a Simpack, empresa que se dedica à produção e comércio de sacos e embalagens de diversos tamanhos e materiais, usa o SEO na sua conta de Pinterest. Foram criadas páginas de categorias com ligações diretas ao site para poder exibir toda a variedade de produtos, como sacos de plástico, sacos de papel, sacos orgânicos, etc.

Neste caso, as keywords relacionam-se com a indústria onde opera a Simpack. Por exemplo, “embalagens personalizadas”, “sacos de lixo”, “sacos ecológicos”, etc. O uso de hashtags funciona igualmente para pesquisas.

 

Esta organização das pastas permite estruturar os conteúdos para que sejam diretamente encontrados pelo utilizador. 

Como tirar o melhor partido de SEO no Pinterest

Tal como o SEO, o Pinterest não promete resultados imediatos. É um trabalho de fundo, que pode demorar algum tempo a ter retorno. O conteúdo poderá ser visto e valorizado meses ou anos depois de ser publicado. As imagens e sugestões da sua marca poderão inspirar as pessoas para sempre. No Pinterest, não há posts banidos, que perdem relevância ou sofrem penalidades. Mas quanto melhor o SEO e o conteúdo, melhores os resultados.

 

O Pinterest tem “Pins” que permitem ao utilizador guardar os produtos nas suas páginas pessoais. Esta opção faz com que as marcas presentes no Pinterest aumentem a probabilidade de serem recordadas no momento da compra.

Estatísticas do Pinterest

Recolhemos algumas informações úteis sobre o Pinterest que comprovam a sua eficácia:

 

·         O Pinterest tem cerca de 445 milhões de utilizadores mensais ativos em todo o mundo.

·         93% dos utilizadores planeiam comprar algo que viram no Pinterest.

·         90% dos utilizadores toma decisões de compra depois de ver o produto/serviço no Pinterest.

·         O Pinterest é a 14ª rede social mais usada no mundo (à frente do X, Reddit e Quora).

·         As tendências do Pinterest disparam 20% mais rápido nos primeiros seis meses do que noutras plataformas.

 

 

 

Esperamos ter esclarecido as dúvidas quanto à utilidade do SEO para Pinterest. Se tem alguma questão adicional, fale com os profissionais de SEO da SmartLinks!

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