Os seus clientes apagam as newsletters da sua caixa de correio sem sequer as abrir?
Os seus e-mails vão parar com frequência à caixa de spam?
Sente que a sua base de dados tem falta de interesse em receber as suas comunicações?
Talvez seja altura de reformular a forma como divulga os seus produtos e serviços.
Conheça as novas tendências do e-mail marketing em 2024 e aumente a confiança na sua marca e na caixa de entrada!
Kath Pay, CEO do Holistic E-mail Marketing, espera que a experiência por e-mail seja a tendência que vai definir o marketing em 2024.
A especialista identifica novas abordagens que ajudam a provar o valor do e-mail como uma das ferramentas mais poderosas de comunicação com o cliente. Muitas delas relacionadas, como seria de esperar, com a Inteligência Artificial (IA) – e sempre centradas do consumidor.
7 tendências do e-mail marketing
- Visibilidade no Inbox: Confiança e Autenticação
- Uso da Inteligência Artificial Generativa
- Automações de E-Mail Mais Complexas
- Melhor Organização e Acesso a Dados
- Uso de IA para apoio a testes A/B
- Design de E-Mail em Modo Escuro
- Hiper Personalização
Já em 2023, a Rock Content tinha assinalado a forma como a IA iria inovar – em conteúdo e na forma – na comunicação de nossos produtos, serviços, novidades e mensagens.
No meio de tantas automações, intervenções e desenvolvimentos tecnológicos, contudo, todos os peritos ressalvam a importância de manter a autenticidade e a personalização em todas as vertentes do marketing.
O e-mail marketing continua a provar o seu valor nos leads. Mas esse valor disparou nos últimos 10 anos.
O custo de aquisição de novos clientes aumentou 222% desde 2013, de $9 por cliente para $29 em 2022
SimplicityDX
A tendência para trabalhar de forma mais inteligente
Quando as empresas trabalham de forma mais inteligente, conseguem servir melhor os clientes.
Desenvolvem produtos melhores, gerem a loja de forma mais eficiente, oferecem mais apoio ao cliente e transmite mensagens mais relevantes e eficazes.
Essa evolução deve refletir-se também na caixa de correio. Estes são os tópicos onde deve brilhar:
- Nome do remetente rapidamente identificável (evite um endereço no-reply)
- Linha de assunto forte
- Personalização
- E-mails interativos e com animações
1. Visibilidade no Inbox: Confiança e Autenticação
Para que o seu e-mail não vá ter à caixa de SPAM, é preciso convencer tanto os subscritores como os fornecedores.
Como garantir que os remetentes são de confiança e autênticos? Com estas ferramentas:
- BIMI (Brand Indicators for Message Identification)
Mais de 3,4 mil milhões de e-mails de phishing são enviados todos os dias, causando prejuízos avultados.
O BIMI é uma norma para e-mails que estabelece um padrão para a exibição de logótipos através de vários serviços de caixa de correio.
Esta norma não só requer que o remetente verifique a autorização para enviar e-mails com determinado logótipo, mas também garante aos subscritores que uma mensagem é proveniente de um remetente autêntico, evitando assim falsificações de marcas.
- DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance)
Protocolo de autenticação que tem como objetivo fortalecer a segurança e autenticidade dos e-mails.
Permite aos remetentes definir políticas para indicar como os recetores devem tratar mensagens não autenticadas.
Em resumo, utiliza autenticação baseada em domínio para verificar se um e-mail é genuíno e não foi adulterado por terceiros.
2. Uso de Inteligência Artificial Generativa
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) é um meio extremamente poderoso em várias frentes da sociedade, incluindo o marketing.
O ChatGPT da OpenAI permite gerar, redigir e otimizar ideias e textos.
O DALL-E contribui para criação e otimização de imagens a partir de prompts e descrições de texto.
Outras tecnologias como Jasper, WriteSonic ou Bard têm dominado as atenções um pouco por todo o mundo.
Já percebeu o que estas ferramentas podem fazer pelo e-mail marketing da sua empresa?
Entre outras tarefas, é possível:
- Criar conteúdo dinâmico.
- Elaborar um briefing para campanhas.
- Otimizar o tempo de envio.
- Fazer a análise preditiva do comportamento do cliente.
- Segmentar e direcionar e-mails automatizados.
- Fazer testes e otimização A/B.
Cerca de um sexto das empresas usam IA para criação e otimização de conteúdo há mais de um ano. Cerca de um terço começou recentemente a usar IA para gerar conteúdo para SEO, redes sociais e marketing por e-mail.
The Future of Digital Marketing – Smart Insights
3. Automações de E-Mail Mais Complexas
A automação de e-mail marketing passou de envios isolados para séries otimizadas que envolvem cada vez mais subscritores.
Estas séries são impulsionadas por plataformas baseadas em nuvem, ferramentas de automação segmentada, acesso facilitado a dados em tempo real e a necessidade de maior eficiência de equipas de marketing.
81% das organizações de marketing utiliza algum tipo de automação. Um investimento que resulta em receitas mais altas e maior retenção de clientes.
A automação permite recolher e gerir automaticamente preferências individuais, proporcionando comunicações mais relevantes e personalizadas, melhorando assim a experiência do cliente por e-mail.
O aumento das funcionalidades de automação nos Provedores de Serviços de E-mail (ESPs) permite ainda uma enorme poupança de tempo e o aumento das taxas de conversões e retenção.
4. Melhor Organização e Acesso a Dados
A tendência de trabalhar de forma mais inteligente no marketing implica uma melhor organização e acesso a dados.
A Plataforma de Dados do Cliente (CDP – Customer Data Platform) está a tornar-se convencional, com previsões de receitas atingindo 2,3 mil milhões de dólares em 2023.
A CDP funciona como uma Plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), que unifica dados de várias fontes para proporcionar uma visão completa do cliente.
Promete uma melhor experiência do cliente através de mensagens personalizadas e reduz o esforço dos profissionais de marketing na criação e envio de campanhas.
É previsível que cada vez mais marcas irão as CDPs e dar o devido valor a uma visão unificada dos clientes. Isto com base no acesso a grandes quantidades de dados provenientes de fontes isoladas, como contactos de apoio ao cliente.
Para algumas empresas que não gerem tantos dados, contudo, as plataformas CRM continuam a ser a melhor alternativa.
5. Uso de IA para apoio a testes A/B
Segundo Kath Pay, os testes A/B vão ser mais comuns graças a dois desenvolvimentos:
- Mais ferramentas de teste integradas em plataformas de envio de e-mails.
- Utilização de IA generativa para criar controlos e variações de teste de forma mais rápida e precisa.
Muitos profissionais de e-mail marketing utilizam o ChatGPT e outros bots de modelos de linguagem para criar testes A/B.
Estes bots sugerem alternativas para os campos de Assunto, CTA (apelo à ação) ou blocos de texto.
Os testes A/B modificam, por exemplo, a contagem de palavras ou caracteres, a escolha de palavras e a estrutura de frases; ou fazem variações mais sofisticadas baseadas numa abordagem emocional, elementos de persuasão ou na seleção de audiências para os testes.
6. Design de E-Mail em Modo Escuro
O modo escuro nos ecrãs atenua as cores, o brilho e o contraste, o que minimiza o encadeamento e facilita a adaptação dos olhos à luz circundante.
O resultado é um menor esforço visual, que proporciona uma leitura mais confortável e fácil.
- 40% dos iPhones têm funcionalidade modo escuro ativada (Litmus)
- Todas as aplicações do Office (Microsoft 365) permitem essa alternativa.
No entanto, esta tendência constitui um verdadeiro desafio para os web designers. As cores, por exemplo, podem parecer diferentes ou mesmo invisíveis num fundo mais escuro.
A solução passa por criar diferentes templates que se adaptem tanto ao ecrã branco como ao escuro, e enviar a versão mais adequada a cada cliente.
7. Hiper Personalização
Aumentar as vendas e envolver o cliente é um dos objetivos de qualquer negócio. Para isso, recorre a e-mails cada vez mais personalizados. Com a ajuda da IA, é possível:
- Aperfeiçoar a mensagem e torná-la mais relevante para o consumidor.
- Aceder a dados específicos para elaborar estratégias de comunicação.
- Segmentar o público-alvo tendo em conta os seus interesses pessoais e etapa no funil de compra.
- Proporcionar experiências mais significativas ao utilizador.
Numa campanha elaborada com a ferramenta de escrita Jasper; Machine Learning iota-ML e sistema de vídeo Playable, a Volvo conseguiu triplicar o envolvimento anual e aumentar em 47% as vendas de novos produtos. O segmento dos “subscritores mais envolvidos” cresceu 4,5 vezes e o segmento interessado em conteúdo sobre carros elétricos cresceu 6 vezes.
A SmartLinks é a parceira ideal das empresas para campanhas de e-mail marketing. Conte connosco!
Fontes:
Autor
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Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
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