O que é a Jani-King?
A Jani-King é uma marca de serviços de limpeza que opera em 14 países em regime de franchising, sendo líder global neste segmento de mercado.
Vocacionada para o mercado empresarial, conta com mais de 60.000 clientes satisfeitos em todo o mundo, entre os quais escritórios, fábricas, armazéns, consultórios, lojas, hotéis e restaurantes.
A marca de origem norte-americana foi fundada em 1968 e está presente em Portugal desde 2008, com a ambição de se tornar a maior prestadora de serviços de limpeza do país.
Trabalhamos sobretudo no setor comercial, com especial destaque para a área de hotelaria, onde somos líderes e que representa o negócio de maior crescimento em Portugal.
Mário Neves
Diretor de Operações da Jani-King em Portugal
O Desafio
A Jani-King sentia a necessidade de alavancar a angariação de leads online e conquistar mais clientes.
As leads mais ambicionadas são os interessados em negócios de franchising em vários pontos do país, bem como potenciais clientes, sobretudo hotéis, guest houses, alojamento local, etc.
Para melhorar o seu posicionamento online, a marca procurou um parceiro para os esforços de SEO (on-page e off-page) focado nos principais termos de pesquisa.
Paralelamente, a Jani-King pretendia continuar a captação de leads através de anúncios pagos (Google – anúncios de pesquisa, remarketing e outras tipologias).
A SmartLinks desenvolveu uma estratégia digital à medida para dar resposta a este desafio.
A Solução
O projeto de SEO e as campanhas de performance desenvolvidas pela SmartLinks são especificamente dirigidas aos públicos-alvo, com ganchos diferenciadores.
A angariação de leads foi, desde o início, o principal objetivo da empresa de serviços de limpeza. No que respeita aos franchisados, tem registado um sucesso notável.
Outros objetivos passam pela otimização da taxa de conversão, melhoria das páginas do website e aumento de notoriedade da marca.
As reuniões mensais com reporting evolutivo dos principais KPIs definidos e o acompanhamento diário de leads com recurso a ferramentas específicas asseguram o acompanhamento do projeto.
A estratégia definida está a resultar, com rácios entre leads e vendas muito interessantes.
Marisa Duarte
Digital Marketing & Performance Manager da SmartLinks
Performance
Incrementar tráfego no site e angariar leads qualificadas são os princípios orientadores da estratégia seguida.
- Criação, gestão e otimização de várias tipologias de campanhas
SEO
A nível de SEO estão a ser desenvolvidas continuamente diversas ações, incluindo:
- Auditoria técnica
- Limpeza de links tóxicos
- Criação de conteúdo para novas páginas
- Otimização das páginas existentes
- Criação e otimização de fichas Google Business Profile (GBP)
- Ações on-page e off-page
- Melhoria de qualidade do backlink profile
O Resultado
Passado o primeiro trimestre, já é possível observar que os resultados estão a ser bastante positivos. A Jani-King tornou-se líder no canal digital em Portugal e tem obtido diariamente dezenas de leads.
- + 45 franchisados
- Local SEO de alcance nacional
- + 25% faturação
O primeiro trimestre de 2023 registou 22.939 utilizadores, face aos 13.919 de igual período do ano anterior (+64,80%). O número de visualizações de páginas aumentou para 63.858 (+66,29%) enquanto as sessões subiram para 30.532 (+72,75%).
A nossa faturação duplicou, com crescimentos constantes acima dos 25% ao ano. A pandemia e transição digital da economia têm vindo a beneficiar a procura, contribuindo para taxas de crescimento muito elevadas, superiores à média do mercado.
Mário Neves
Diretor de Operações da Jani-King em Portugal
Autor
-
Ana Costa é licenciada em Comunicação Social pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com especialização em relações públicas, marketing e publicidade. Começou o seu percurso profissional no jornalismo e colaborou com associações empresariais, imprensa especializada, sites de lifestyle e comunicação corporativa.
Ver todos os artigos
No seu dia-a-dia, a atenção ao detalhe, a criatividade e a dedicação ao cliente são fundamentais. Na SmartLinks, está focada na criação de conteúdos relevantes, otimizados para SEO e, acima de tudo, úteis para o utilizador.
Encontre a Ana no LinkedIn.