Antes de mais, explicamos o que é o Growth Hacking aplicado a marketing digital:
Growth hacking é um termo utilizado para descrever o uso de técnicas criativas, inovadoras e orientadas por dados para acelerar o crescimento de uma empresa e no contexto do marketing digital, envolve utilizar táticas e estratégias para aumentar o tráfego, a conversão e a retenção de clientes através de canais online.
Este termo não é novo. Foi cunhado pelo empreendedor Sean Ellis, que o utilizou em 2010 para descrever a sua própria abordagem de marketing focada em crescimento.
Nota: para mais informação pode ser interessante ler o Livro de “Hacking Growth” publicado em 2017 por Morgan Brown e Sean Ellis.
Ellis criou o termo porque sentia que a maioria das equipas de marketing tradicional que ele conhecia não estavam equipadas para lidar com o rápido crescimento das empresas de tecnologia, e que era necessário adotar abordagens mais criativas e inovadoras para acelerar o crescimento (em inglês growth) dessas empresas.
Adoptando esta abordagem criativa ao uso de novas ferramentas, como automação, landing pages de conversão, dados analíticos e um hiper foco em velocidade e adaptação da mensagem à nossa audiência é possível atingir melhores e mais rápidos resultados.
Desde essa altura, o termo “growth hacking” tornou-se amplamente utilizado no mundo do marketing digital para descrever táticas e estratégias focadas em grande crescimento.
No growth hacking, a utilização de dados e métricas para entender o comportamento dos usuários e identificar oportunidades para o cresciment é essencial. o, bem como a criação e teste de hipóteses rapidamente para validar ou invalidar essas oportunidades. O objetivo do growth hacking é encontrar caminhos sistemáticos e escaláveis para o crescimento de uma empresa.
Sejamos pragmáticos! A primeira vantagem que devemos destacar está relacionada com um dos temas mais discutidos em todas as estratégias: custos do investimento.
Assim sendo, podemos dizer que uma estratégia de Growth Hacking é uma excelente forma de garantir melhores resultados com custos menores. Como? Porque uma das pedras basilares desta estratégia é apostar em marketing digital, mais disruptivo do que o marketing tradicional, utilizando mensagens disruptivas e apoiadas em análise de dados que permitem justificar esses investimentos.
No que toca ao Growth Hacking, arriscar é uma das palavras de ordem, seja na estratégia de SEO, Google Ads, Youtube True Views, Display Programático ou ações virais nas redes sociais.
Feito corretamente, os custos de comunicar digitalmente são muitas vezes mais reduzidos do que tentar fazê-lo com marketing mais convencional.
Growth Hacking é uma filosofia
Growth Hacking é alargar horizontes e conquistar novos mercados, fazendo de uma forma disruptiva na abordagem e com o mindset de fazer mais com menos.
Para isso, tem de pensar em estratégias diferentes, estratégias inéditas com novas formas de pensar. Não é fácil, claro que não, mas se existir uma receita para viralizar o sucesso de uma estratégia, de certo que a receita estará nas mãos de profissionais habituados a ultrapassar estes tipos de desafios.
Ainda assim, é muito difícil ter a receita certa, o que é fácil é incutir e trabalhar numa nova forma de estratificar e atingir determinado objetivo.
Se conseguir alcançar uma estratégia inovadora para alargar horizontes, porque não fazer o mesmo para reter e fidelizar cliente atrás de cliente?
Esta é uma das tarefas mais complicadas para qualquer empresa, visto que hoje as pessoas raramente se “fecham” à comunicação de uma só marca, saltitando entre as várias opções. Por isso, talvez seja este tipo de inovação que o possa garantir.
Growth Hacking não é apenas mais uma ferramentas ou “truque” desconhecidos das plataformas digitais, Growth Hacking é uma forma de pensar que quando bem aplicada, traz vantagens para todas as vertentes do seu negócio.
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