Se está à procura de formas de automatizar processos e aumentar a eficiência da sua equipa de vendas, este artigo é para si!
No entanto, vale a pena notar que estes workflows são exclusivos dos planos HubSpot Sales Professional e HubSpot Sales Enterprise, uma vez que a versão gratuita e o plano Starter não incluem automações avançadas.
Vamos explorar os 8 workflows essenciais do HubSpot que vão transformar a maneira como a sua equipa gere leads, cria negócios e interage com os clientes!
1. Automatização da Distribuição de Leads
Um processo de lead routing bem estruturado é fundamental para garantir que todos os leads são distribuídos de forma eficiente entre a equipa de vendas. Veja como configurar este workflow:
Passos para configurar o workflow:
- Criar um novo workflow baseado em contactos: Defina como trigger o preenchimento de um formulário de contacto ou pedido de demonstração no seu website.
- Rodar o lead entre a equipa de vendas: Utilize a ação “Rotar Registo para Proprietário” e configure a rotação equitativa dos leads entre os membros da equipa.
- Criar uma tarefa para o responsável: Notifique o vendedor com uma tarefa imediata para entrar em contacto com o novo lead. Inclua personalização com nome e empresa.
2. Notificações de Página de Alta Intenção
Quando um potencial cliente visita uma página de alta intenção, como a página de preços, é um claro sinal de interesse.
O workflow vai notificar a equipa de vendas para agir rapidamente.
Passos para configurar o workflow:
- Criar um workflow baseado em visualizações de páginas: Defina como trigger a visualização de URLs que contenham palavras como “preços”.
- Adicionar notificações e tarefas: Notifique o proprietário do contacto e crie uma tarefa para que o vendedor faça o follow-up com base no comportamento do visitante.
3. Criação Automática de Negócios após Reuniões
Agilize o processo de criação de negócios no HubSpot ao automatizar a criação de novos negócios sempre que uma reunião é marcada através de links de agendamento.
Passos para configurar o workflow:
- Usar submissão de formulários de reuniões como trigger: Trate os links de reunião como submissões de formulários e crie negócios automaticamente.
- Definir nome, pipeline e etapa do negócio: Personalize o nome do negócio com o nome do cliente e defina a pipeline e a etapa corretas (ex: “Consulta Agendada”).
4. Notificações de Falta de Próxima Atividade
Mantenha o pipeline de vendas ativo e organizado notificando a equipa de vendas quando um negócio em aberto não tem uma próxima atividade agendada.
Passos para configurar o workflow:
- Trigger baseado na ausência de atividade futura: Defina o workflow para acionar quando a propriedade “Próxima Atividade” estiver vazia.
- Criação de tarefas automáticas: Dê um período de um dia antes de criar uma tarefa que lembre o vendedor de agendar a próxima ação com o cliente.
5. Atualização de Data de Fecho de Negócios
É essencial manter as datas de fecho atualizadas para prever receitas corretamente. Se um negócio ainda está aberto e a data de fecho está no passado, este workflow garante que o vendedor é notificado.
Passos para configurar o workflow:
- Trigger baseado na data de fecho no passado: O workflow será ativado sempre que a data de fecho for anterior à data atual e o negócio ainda estiver aberto.
- Notificação e tarefa imediata: Notifique o proprietário do negócio para que atualize a data de fecho imediatamente.
6. Atualização Automática de Negócios como Fechados e Ganhos
Sempre que um pagamento ou uma assinatura de contrato for recebida, o negócio deve ser automaticamente marcado como “fechado e ganho”. Este workflow elimina a necessidade de o fazer manualmente.
Passos para configurar o workflow:
- Trigger baseado em assinatura de proposta ou pagamento recebido: Defina o workflow para acionar quando um pagamento é registado ou uma proposta é assinada.
- Atualizar automaticamente o estágio do negócio: O negócio é movido para a etapa “Fechado e Ganho” na pipeline apropriada.
7. Notificação por Slack Quando um Negócio é Fechado
Celebrar as vitórias é importante! Notifique toda a equipa de vendas com uma mensagem no Slack (ou outra plataforma de comunicação) sempre que um negócio é ganho.
Passos para configurar o workflow:
- Trigger baseado em negócio fechado e ganho: Defina o workflow para acionar quando o estágio do negócio é alterado para “Fechado e Ganho”.
- Envio de notificação para o Slack: Configure uma mensagem personalizada no canal da equipa, incluindo o valor do negócio e o nome do cliente. Pode até adicionar um GIF divertido para celebrar a vitória.
8. Workflow de Reativação de Leads Inativos
Muitas vezes, leads que interagiram com a sua empresa no passado podem acabar por ficar inativos ou perder o interesse.
Este workflow automatiza o processo de reativação desses leads, enviando lembretes e conteúdo personalizado para incentivá-los a voltar a engajar-se com a sua empresa.
Passos para configurar o workflow:
- Definir um trigger baseado na inatividade do lead: Utilize como trigger a propriedade “Data da Última Atividade” para identificar leads que não tiveram interações (e-mails, chamadas, reuniões) em, por exemplo, 90 dias.
- Enviar uma série de e-mails automatizados: Crie uma sequência de e-mails personalizados para tentar reengajar o lead. Os e-mails podem incluir conteúdos relevantes, como novos produtos, cases de sucesso, ou ofertas especiais.
- Criar uma tarefa para o vendedor: Se o lead não responder após o envio dos e-mails, o workflow pode criar automaticamente uma tarefa para o vendedor tentar uma reaproximação direta, seja através de uma chamada ou e-mail personalizado.
- Segmentar o público com base no comportamento anterior: Personalize o conteúdo dos e-mails ou das ações com base nas interações anteriores do lead (ex.: o lead visitou a página de preços ou descarregou um e-book).
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Estes 8 workflows são essenciais para qualquer equipa de vendas que utilize o HubSpot Sales Professional ou Enterprise, porque permitem automatizar tarefas críticas e reduzir o trabalho manual dos vendedores.
Com mais tempo livre, a sua equipa pode concentrar-se no que realmente importa: ser estratégico, fechar negócios e aumentar as receitas da sua empresa.
Na SmartLinks, como HubSpot Gold Solutions Partner, ajudamos a implementar estes e outros workflows para maximizar o desempenho do HubSpot.
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