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8 Workflows Essenciais do HubSpot Sales para Aumentar as Vendas da Sua Empresa

HubSpot Sales Hub

Se está à procura de formas de automatizar processos e aumentar a eficiência da sua equipa de vendas, este artigo é para si!

 

No entanto, vale a pena notar que estes workflows são exclusivos dos planos HubSpot Sales Professional e HubSpot Sales Enterprise, uma vez que a versão gratuita e o plano Starter não incluem automações avançadas.

 

Vamos explorar os 8 workflows essenciais do HubSpot que vão transformar a maneira como a sua equipa gere leads, cria negócios e interage com os clientes!

 

 

1. Automatização da Distribuição de Leads

Um processo de lead routing bem estruturado é fundamental para garantir que todos os leads são distribuídos de forma eficiente entre a equipa de vendas. Veja como configurar este workflow:

 

Passos para configurar o workflow:

  • Criar um novo workflow baseado em contactos: Defina como trigger o preenchimento de um formulário de contacto ou pedido de demonstração no seu website.
  • Rodar o lead entre a equipa de vendas: Utilize a ação “Rotar Registo para Proprietário” e configure a rotação equitativa dos leads entre os membros da equipa.
  • Criar uma tarefa para o responsável: Notifique o vendedor com uma tarefa imediata para entrar em contacto com o novo lead. Inclua personalização com nome e empresa.

 

2. Notificações de Página de Alta Intenção

Quando um potencial cliente visita uma página de alta intenção, como a página de preços, é um claro sinal de interesse.

O workflow vai notificar a equipa de vendas para agir rapidamente.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Criar um workflow baseado em visualizações de páginas: Defina como trigger a visualização de URLs que contenham palavras como “preços”.
  • Adicionar notificações e tarefas: Notifique o proprietário do contacto e crie uma tarefa para que o vendedor faça o follow-up com base no comportamento do visitante.

 

3. Criação Automática de Negócios após Reuniões

Agilize o processo de criação de negócios no HubSpot ao automatizar a criação de novos negócios sempre que uma reunião é marcada através de links de agendamento.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Usar submissão de formulários de reuniões como trigger: Trate os links de reunião como submissões de formulários e crie negócios automaticamente.
  • Definir nome, pipeline e etapa do negócio: Personalize o nome do negócio com o nome do cliente e defina a pipeline e a etapa corretas (ex: “Consulta Agendada”).

 

4. Notificações de Falta de Próxima Atividade

Mantenha o pipeline de vendas ativo e organizado notificando a equipa de vendas quando um negócio em aberto não tem uma próxima atividade agendada.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Trigger baseado na ausência de atividade futura: Defina o workflow para acionar quando a propriedade “Próxima Atividade” estiver vazia.
  • Criação de tarefas automáticas: Dê um período de um dia antes de criar uma tarefa que lembre o vendedor de agendar a próxima ação com o cliente.

 

5. Atualização de Data de Fecho de Negócios

É essencial manter as datas de fecho atualizadas para prever receitas corretamente. Se um negócio ainda está aberto e a data de fecho está no passado, este workflow garante que o vendedor é notificado.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Trigger baseado na data de fecho no passado: O workflow será ativado sempre que a data de fecho for anterior à data atual e o negócio ainda estiver aberto.
  • Notificação e tarefa imediata: Notifique o proprietário do negócio para que atualize a data de fecho imediatamente.

 

6. Atualização Automática de Negócios como Fechados e Ganhos

Sempre que um pagamento ou uma assinatura de contrato for recebida, o negócio deve ser automaticamente marcado como “fechado e ganho”. Este workflow elimina a necessidade de o fazer manualmente.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Trigger baseado em assinatura de proposta ou pagamento recebido: Defina o workflow para acionar quando um pagamento é registado ou uma proposta é assinada.
  • Atualizar automaticamente o estágio do negócio: O negócio é movido para a etapa “Fechado e Ganho” na pipeline apropriada.

 

7. Notificação por Slack Quando um Negócio é Fechado

Celebrar as vitórias é importante! Notifique toda a equipa de vendas com uma mensagem no Slack (ou outra plataforma de comunicação) sempre que um negócio é ganho.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Trigger baseado em negócio fechado e ganho: Defina o workflow para acionar quando o estágio do negócio é alterado para “Fechado e Ganho”.
  • Envio de notificação para o Slack: Configure uma mensagem personalizada no canal da equipa, incluindo o valor do negócio e o nome do cliente. Pode até adicionar um GIF divertido para celebrar a vitória.

 

8. Workflow de Reativação de Leads Inativos

Muitas vezes, leads que interagiram com a sua empresa no passado podem acabar por ficar inativos ou perder o interesse.

Este workflow automatiza o processo de reativação desses leads, enviando lembretes e conteúdo personalizado para incentivá-los a voltar a engajar-se com a sua empresa.

 

Passos para configurar o workflow:

  • Definir um trigger baseado na inatividade do lead: Utilize como trigger a propriedade “Data da Última Atividade” para identificar leads que não tiveram interações (e-mails, chamadas, reuniões) em, por exemplo, 90 dias.
  • Enviar uma série de e-mails automatizados: Crie uma sequência de e-mails personalizados para tentar reengajar o lead. Os e-mails podem incluir conteúdos relevantes, como novos produtos, cases de sucesso, ou ofertas especiais.
  • Criar uma tarefa para o vendedor: Se o lead não responder após o envio dos e-mails, o workflow pode criar automaticamente uma tarefa para o vendedor tentar uma reaproximação direta, seja através de uma chamada ou e-mail personalizado.
  • Segmentar o público com base no comportamento anterior: Personalize o conteúdo dos e-mails ou das ações com base nas interações anteriores do lead (ex.: o lead visitou a página de preços ou descarregou um e-book).

 

Porque usar workflows com o HubSpot Sales e escolher a SmartLinks para o ajudar?

 

 

 

Estes 8 workflows são essenciais para qualquer equipa de vendas que utilize o HubSpot Sales Professional ou Enterprise, porque permitem automatizar tarefas críticas e reduzir o trabalho manual dos vendedores.

 

Com mais tempo livre, a sua equipa pode concentrar-se no que realmente importa: ser estratégico, fechar negócios e aumentar as receitas da sua empresa.

 

Na SmartLinks, como HubSpot Gold Solutions Partner, ajudamos a implementar estes e outros workflows para maximizar o desempenho do HubSpot.

 

Se está à procura de otimizar os seus processos de vendas, fale connosco!

 

Somos especialistas em transformar o HubSpot numa ferramenta ainda mais poderosa para a sua equipa de vendas.

 

 

Autor

  • Rui MartinsPartner

    Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
    No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
    Contacte o Rui Martins no LinkedIn.

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