Para responder à pergunta acima, primeiro, precisamos de entender o que é a IA ou Inteligência Artificial.
Esta citação retirada do website do Parlamento Europeu é clara e concisa:
“A inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina apresenta para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade.”
No contexto de Marketing e Vendas, o uso da IA pode aplicar-se a diferentes processos que tenham como objetivo a otimização de resultados nessas áreas.
Seja aplicável a processos de reporting, à recolha e análise de dados, na predição de resultados ou na segmentação (“inteligente) de comunicação em escala, o objetivo e vantagens da IA geralmente relaciona-se com:
- Otimização de processos repetitivos – seja por questões de economia de recursos, qualidade processual ou escala;
- Identificação de padrões e comportamentos – através da análise e prospeção de dados, que podem ser isolados e, se necessário, aplicados na construção de modelos de dados;
- Aprendizagem – construindo modelos de dados preditivos, i.e., que antecipem e/ou modelem ações futuras com base em acontecimentos passados e regras definidas;
- Aplicação prática de todas estas ações – permitindo a canalização dos esforços humanos (por natureza um recurso escasso) para iniciativas onde o seu valor acrescentado seja inegável.
Se a IA é o “cérebro”, então as automações e mais ainda os PRA (os Processos Robóticos Automatizados) são o seu “braço”:
A Inteligência Artificial e Automação são 2 faces da mesma moeda.
Que ações de Marketing e Vendas podemos alavancar com a IA e Automação da Hubspot?
Deixamos aqui algumas das possíveis ações associadas a marketing e vendas, que podemos alavancar com IA e automação:
Criação de conteúdos
Este é provavelmente o principal objetivo para o qual a IA está a ser usada em marketing e vendas. Todos conhecemos o ChatGPT da OpenAI, o Gemini da Google ou o Midjorney.
Através destes grandes modelos linguísticos (LLMs) generativos, baseados em IA, é possível escrever conteúdos de marketing, incluindo legendas (subtítulos) em diversos idiomas, gerar publicações em redes sociais, textos para e-mail de marketing e de vendas ou artigos para blogues.
Para além da escrita, a IA é usada para criar todo o tipo de multimédia, como imagens, áudio e até vídeo (infelizmente até deep fakes).
Análise de dados
Grande parte das ferramentas de marketing digital oferece relatórios e análises, mas, na maioria das vezes, os profissionais de marketing ainda precisam de exportar e agregar dados das diferentes plataformas utilizadas, como se fossem peças de um gigantesco puzzle, para poder ter uma visão geral.
O usa da inteligência artificial (IA) na análise de dados, permite a recolha e análise de grandes quantidades de dados provenientes de várias plataformas de marketing, resumindo as descobertas num resultado que seja entendível e acionável.
Redução de trabalho administrativo
Grande parte de nós “gastámos” quantidades significativas do nosso tempo em reuniões e em tarefas administrativas.
De acordo com um estudo recente a +1350 profissionais, poupa-se uma média de duas horas e 24 minutos por dia utilizando-se ferramentas de IA e de automatização para marketing.
As ferramentas de IA podem lidar com tarefas manuais como a marcação de reuniões, o resumo de artigos e pesquisas, transcrição e análise de chamadas, tradução e localização de conteúdo, tomada de notas de reuniões.
Previsão do comportamento do cliente
Uma grande utilização da IA no marketing digital é a previsão do comportamento dos clientes e das próprias vendas.
A IA pode prever o resultado das campanhas de marketing utilizando dados históricos, tais como métricas de envolvimento do consumidor, compras, tempo na página, aberturas de correio eletrónico e muito mais.
Estas informações ajudam a desenvolver campanhas melhores e mais dinâmicas que produzem vendas e aumentam o ROI.
Melhorar a experiência do cliente
A experiência do cliente é crucial para qualquer empresa que queira ter sucesso, e a IA pode ajudar a proporcionar melhores experiências através da personalização do nosso website a clientes identificados.
Uma vantagem significativa da utilização da IA no serviço ao cliente é a sua possibilidade de oferecer assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma experiência 100% alinhada com os princípios da marca.
Um bom exemplo desta aplicação são as ferramentas autosserviço ao cliente, que permitem que o cliente sinta este apoio permanente, mesmo que não esteja a ser acompanhado por nenhum ser humano.
5 Ferramentas Hubspot para Marketing e Vendas com utilização de IA
Aqui ficam algumas das muitas ferramentas Hubspot que utilizam IA, incluindo um link para descrição mais pormenorizada no Knowledge Base Hubspot:
- HubSpot Predictive Lead Scoring: Esta ferramenta utiliza IA para analisar os dados do seu CRM e identificar os leads mais prováveis de se converterem em clientes. Com base em uma variedade de fatores, como interações passadas e informações demográficas, a ferramenta atribui uma pontuação a cada lead, ajudando a sua equipa de vendas a priorizar o seu tempo e esforço. Mais info aqui.
- Hubspot AI Sales Forecasting: A previsão de IA utiliza inteligência artificial preditiva para projetar vendas futuras com base no histórico de vendas. Fornece uma perspectiva adicional que ajuda a calibrar previsões precisas para as equipas de vendas e é uma informação muito útil para obter uma visão geral de toda a organização, considerando todos os negócios nas tabelas. Mais info aqui.
- HubSpot Content Strategy Tool: Esta ferramenta utiliza IA para ajudar a identificar tópicos que são relevantes para o seu público-alvo e que têm potencial para gerar tráfego e leads. A ferramenta analisa o conteúdo existente e sugere tópicos relacionados que podem ser explorados.
- HubSpot Email Optimization: A HubSpot utiliza IA para otimizar o envio de emails. A ferramenta analisa o comportamento passado dos seus contatos e determina o melhor horário para enviar emails para cada um deles, aumentando assim as taxas de abertura e clique.
- HubSpot Service Hub: O Service Hub da HubSpot utiliza IA para automatizar e melhorar o atendimento ao cliente. Por exemplo, o seu chatbot pode responder automaticamente a perguntas frequentes, agendar reuniões e encaminhar questões mais complexas para a sua equipa de suporte.
Além destas ferramentas, é interessante destacar o novo assistente ChapSpot AI:
O que é o Assistente ChatSpot AI?
O ChatSpot é uma ferramenta de conversação lançada em 2023 pela Hubspot, baseada nos modelos LLM da OpenAi, especificamente o ChatGPT e o Dall-e.
Está integrada diretamente nos produtos Hubspot, nos diversos módulos ou Hubs e pode fazer várias coisas diferentes como:
- Prospeção de empresas (porque está ligado à BD empresarial Clearbit) para campanhas de outbound,
- Gerar conteúdo em formato escrito e de imagem, integrado nos módulos de marketing, vendas, serviço e CMS,
- Fazer análises SEO do nosso site,
- Resumir relatórios e artigos,
- Criar relatórios e inquéritos de feedback,
- Concluir ações de registo (criar, resumir, atribuir ou atualizar contactos, empresas, negócios e tickets) com base nos dados do CRM,
- Em breve muito mais!
As atividades de marketing que de forma mais comum usam IA são a produção de conteúdos e a personalização da comunicação a audiências segmentadas:
Fica claro que cada vez mais a inteligência artificial está integrada no dia a dia das operações de pré-vendas (marketing), vendas e pós-vendas.
Quando utilizadas com critério, ferramentas como a Hubspot retiram trabalho e acrescentam eficácia as operações das empresas que nelas apostam.
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Artigo publicado originalmente em março de 2024 e atualizado em janeiro de 2025.
Autor
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Rui Martins é um profissional qualificado com +20 anos de experiência de alinhamento entre Vendas e Marketing, especializado em Estratégia Digital e Distribuição para os sectores B2B e B2C, particularmente em Hotelaria e Turismo.
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No Grupo Pestana, a experiência do Rui incluiu a gestão de contas online globais e distribuição online para os hotéis europeus e americanos do Grupo. Como Partner & Co-Founder da SmartLinks.pt, estabeleceu a agência como líder digital em Portugal. Curioso por natureza, está sempre a par das últimas tendências e ferramentas do mercado. É por isso que consegue analisar qualquer negócio em poucos minutos para logo sugerir a estratégia de marketing mais adequada.
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