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Como usar IA em Marketing e Vendas?

Para responder à pergunta acima, primeiro, precisamos de entender o que é a IA ou Inteligência Artificial.

 

Esta citação retirada do website do Parlamento Europeu é clara e concisa:

“A inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina apresenta para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade.”

 

No contexto de Marketing e Vendas, o uso da IA pode aplicar-se a diferentes processos que tenham como objetivo a otimização de resultados nessas áreas.

 

Seja aplicável a processos de reporting, à recolha e análise de dados, na predição de resultados ou na segmentação (“inteligente) de comunicação em escala, o objetivo e vantagens da IA geralmente relaciona-se com:

 

  • Otimização de processos repetitivos – seja por questões de economia de recursos, qualidade processual ou escala;
  • Identificação de padrões e comportamentos – através da análise e prospeção de dados, que podem ser isolados e, se necessário, aplicados na construção de modelos de dados;
  • Aprendizagem – construindo modelos de dados preditivos, i.e., que antecipem e/ou modelem ações futuras com base em acontecimentos passados e regras definidas;
  • Aplicação prática de todas estas ações – permitindo a canalização dos esforços humanos (por natureza um recurso escasso) para iniciativas onde o seu valor acrescentado seja inegável.

 

Se a IA é o “cérebro”, então as automações e mais ainda os PRA (os Processos Robóticos Automatizados) são o seu “braço”:

A Inteligência Artificial e Automação são 2 faces da mesma moeda.

 

 

 

Que ações de Marketing e Vendas podemos alavancar com a IA e Automação da Hubspot?

 

Deixamos aqui algumas das possíveis ações associadas a marketing e vendas, que podemos alavancar com IA e automação:

 

Criação de conteúdos

 

Este é provavelmente o principal objetivo para o qual a IA está a ser usada em marketing e vendas. Todos conhecemos o ChatGPT da OpenAI, o Gemini da Google ou o Midjorney.

Através destes grandes modelos linguísticos (LLMs) generativos, baseados em IA, é possível escrever conteúdos de marketing, incluindo legendas (subtítulos) em diversos idiomas, gerar publicações em redes sociais, textos para e-mail de marketing e de vendas ou artigos para blogues.

Para além da escrita, a IA é usada para criar todo o tipo de multimédia, como imagens, áudio e até vídeo (infelizmente até deep fakes).

 

Análise de dados

 

Grande parte das ferramentas de marketing digital oferece relatórios e análises, mas, na maioria das vezes, os profissionais de marketing ainda precisam de exportar e agregar dados das diferentes plataformas utilizadas, como se fossem peças de um gigantesco puzzle, para poder ter uma visão geral.

O usa da inteligência artificial (IA) na análise de dados, permite a recolha e análise de grandes quantidades de dados provenientes de várias plataformas de marketing, resumindo as descobertas num resultado que seja entendível e acionável.

 

Redução de trabalho administrativo

 

Grande parte de nós “gastámos” quantidades significativas do nosso tempo em reuniões e em tarefas administrativas.

De acordo com um estudo recente a +1350 profissionais, poupa-se uma média de duas horas e 24 minutos por dia utilizando-se ferramentas de IA e de automatização para marketing.

 

 

As ferramentas de IA podem lidar com tarefas manuais como a marcação de reuniões, o resumo de artigos e pesquisas, transcrição e análise de chamadas, tradução e localização de conteúdo, tomada de notas de reuniões.

 

Previsão do comportamento do cliente

 

Uma grande utilização da IA no marketing digital é a previsão do comportamento dos clientes e das próprias vendas.

A IA pode prever o resultado das campanhas de marketing utilizando dados históricos, tais como métricas de envolvimento do consumidor, compras, tempo na página, aberturas de correio eletrónico e muito mais.

Estas informações ajudam a desenvolver campanhas melhores e mais dinâmicas que produzem vendas e aumentam o ROI.

 

Melhorar a experiência do cliente

 

A experiência do cliente é crucial para qualquer empresa que queira ter sucesso, e a IA pode ajudar a proporcionar melhores experiências através da personalização do nosso website a clientes identificados.

Uma vantagem significativa da utilização da IA no serviço ao cliente é a sua possibilidade de oferecer assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma experiência 100% alinhada com os princípios da marca.

Um bom exemplo desta aplicação são as ferramentas autosserviço ao cliente, que permitem que o cliente sinta este apoio permanente, mesmo que não esteja a ser acompanhado por nenhum ser humano.

 

 

5 Ferramentas Hubspot para Marketing e Vendas com utilização de IA

 

Aqui ficam algumas das muitas ferramentas Hubspot que utilizam IA, incluindo um link para descrição mais pormenorizada no Knowledge Base Hubspot:

 

  1. HubSpot Predictive Lead Scoring: Esta ferramenta utiliza IA para analisar os dados do seu CRM e identificar os leads mais prováveis de se converterem em clientes. Com base em uma variedade de fatores, como interações passadas e informações demográficas, a ferramenta atribui uma pontuação a cada lead, ajudando a sua equipa de vendas a priorizar o seu tempo e esforço. Mais info aqui.

 

Hubspot Lead Score

 

  1. Hubspot AI Sales Forecasting: A previsão de IA utiliza inteligência artificial preditiva para projetar vendas futuras com base no histórico de vendas. Fornece uma perspectiva adicional que ajuda a calibrar previsões precisas para as equipas de vendas e é uma informação muito útil para obter uma visão geral de toda a organização, considerando todos os negócios nas tabelas. Mais info aqui.

 

 

  1. HubSpot Content Strategy Tool: Esta ferramenta utiliza IA para ajudar a identificar tópicos que são relevantes para o seu público-alvo e que têm potencial para gerar tráfego e leads. A ferramenta analisa o conteúdo existente e sugere tópicos relacionados que podem ser explorados.

 

  1. HubSpot Email Optimization: A HubSpot utiliza IA para otimizar o envio de emails. A ferramenta analisa o comportamento passado dos seus contatos e determina o melhor horário para enviar emails para cada um deles, aumentando assim as taxas de abertura e clique.

 

  1. HubSpot Service Hub: O Service Hub da HubSpot utiliza IA para automatizar e melhorar o atendimento ao cliente. Por exemplo, o seu chatbot pode responder automaticamente a perguntas frequentes, agendar reuniões e encaminhar questões mais complexas para a sua equipa de suporte.

 

Além destas ferramentas, é interessante destacar o novo assistente ChapSpot AI:

 

O que é o Assistente ChatSpot AI?

 

O ChatSpot é uma ferramenta de conversação lançada em 2023 pela Hubspot, baseada nos modelos LLM da OpenAi, especificamente o ChatGPT e o Dall-e.

 

Está integrada diretamente nos produtos Hubspot, nos diversos módulos ou Hubs e pode fazer várias coisas diferentes como:

  • Prospeção de empresas (porque está ligado à BD empresarial Clearbit) para campanhas de outbound,
  • Gerar conteúdo em formato escrito e de imagem, integrado nos módulos de marketing, vendas, serviço e CMS,
  • Fazer análises SEO do nosso site,
  • Resumir relatórios e artigos,
  • Criar relatórios e inquéritos de feedback,
  • Concluir ações de registo (criar, resumir, atribuir ou atualizar contactos, empresas, negócios e tickets) com base nos dados do CRM,
  • Em breve muito mais!

 

As atividades de marketing que de forma mais comum usam IA são a produção de conteúdos e a personalização da comunicação a audiências segmentadas:

 

 

Fica claro que cada vez mais a inteligência artificial está integrada no dia a dia das operações de pré-vendas (marketing), vendas e pós-vendas.

 

Quando utilizadas com critério, ferramentas como a Hubspot retiram trabalho e acrescentam eficácia as operações das empresas que nelas apostam.

 

Quer saber como podem otimizar as suas operações de marketing, vendas e apoio ao cliente?

 

Marque uma reunião com a SmartLinks e sem qualquer compromisso veja como podemos ajudar!

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